Páginas

domingo, 26 de junho de 2011

Pílulas culturais 31: A roda e o carro (curiosidades) Parte 3.

Maria Antonieta, esposa de Luís XVI, que seria guilhotinada na revolução francesa, gostava imensamente de percorrer as alamedas de Versailhes em sua carruagem.

Com o uso do carro para longos percursos surgiram as estações de muda, onde os viajantes podiam descer, repousar e alimentar-se.

Outro tipo de carro era a berlinda, usada quase exclusivamente pelos reis e príncipes durante as cerimônias. Eis a famosa berlinda dos Habsburgos, que foi decorada pelo grande pintor flamengo Pedro Paulo Rubens.

Em 1810 foram construídos carros de dois ou três pavimentos, chamados ônibus, puxados por duas parelhas de cavalos. Serviam para o transporte de numerosos passageiros através da cidade. Eram os bondes da época.

Em princípios do século XIX, foi decretada uma lei proibindo as mulheres de guiar carros, mas tal providência foi abolida e aqui vemos uma caleça, tipo de carro muito leve, guiada por uma jovem.
Os famosos pioneiros do século XIX, que seguiam para o far-west, nos Estados Unidos, a fim de fundar aldeias ou em busca de ouro, cobriam as longas distâncias em enormes carretas, nas quais transcorriam também as noites, e que eram sua casa, até encontrarem melhor meio de vida.

Em nossos dias  estes tipos de carros já foram quase esquecidos. Mas em algumas cidades, ainda subsiste o costume, para fins turísticos. Quem vai a Roma, por exemplo, pode utilizar-se  desta carrozelle, que nunca tem pressa, e que permite visitar a cidade eterna descansadamente.
******************************
(Enciclopédia Trópico - Tomo III).

sábado, 25 de junho de 2011

Pílulas culturais 30: A roda e o carro (curiosidades). Parte 2.

Durante as batalhas, os romanos serviam-se de carro foiceado, fechado aos três lados, com rodas e flancos amados de foices.
O carro trabuco era assim chamado porque transportava um grande trabuco que, carregado com um cabrestante, servia para atirar, à distância, pedras, traves e outros projéteis.
Nas guerras contra os imperadores da Germânia, o italiano Ariberto D'Intimiano ideou o carroccio, para que a infantaria permanecesse compacta contra a cavalaria.

Na Hungria, no século XV, numa oficina de Kotze, foi fabricado o primeiro coche, que teve largo uso na França.



















































sexta-feira, 24 de junho de 2011

Pílulas culturais 29: A roda e o carro (curiosidades).

A primeira ideia de roda nasceu nos homens desde a pré-história. Eles, para transportar enormes pesos, colocavam a carga sobre um tronco de árvore e depois o faziam rolar.
*******************

Da roda passou-se para o carro, ainda muito rústico, composto de um eixo, em cuja extremidade estavam presas rodas em disco.
**************************

Aos antigos povos da Frígia devemos os carros de quatro rodas. A roda com raios também já era conhecida na pré-história.
*****************

Os romanos usavam muito um veículo leve, de um ou dois lugares, a que chamavam biga, triga ou quadriga, segundo o número de cavalos atrelados.
*****************************
Enciclopédia Trópico volume III
Documentário 135.
*****************************