A "attacus dwardsi" é uma borboleta enorme, com uma abertura de asas de 27 cm e cores vistosas. Vive nos vales do Himalaia.
****************************************As borboletas, entre os insetos, possuem o mesmo lugar que as rosas ocupam entre as flores. Elas são donas de um suave e brevíssimo ciclo de esplendor, pois podem viver, de acordo com a espécie, de alguns dias a dois meses. De início vemos uma lagarta grudada no tronco de alguma árvores ou arbusto, que faz um casulo e passa a ser crisálida. Quando o casulo é abandonado, eis a borboleta em toda sua beleza. Vejamos, neste documentário ameno, algumas espécies:
****************************************
A borboleta coruja, para defender-se dos pássaros, transforma suas asas em olhos de coruja.
**************************************** A "kallima limborgi" é uma estranha borboleta que se parece com uma folha seca. Vive na Índia e na Malásia. Em caso de perigo refugia-se entre os arbustos e permanece imóvel, sendo quase impossível vê-la.
****************************************
A "Crisiridia croesus" tem cores maravilhosas e vive em Madagascar e na África Oriental. Gosta das altas plantas de magnólias, ao redor das quais esvoaça quando surge o sol, irradiando cores intensas com suas asas abertas.
**************************************** As "delia eucharis" são mais profusas na Nova Guiné e Índia, mas podem ser encontradas em quase toda a Ásia. Vivem em bosques e, nas montanhas da Cachemira, podem voar até 4.000 metros de altitude.
**************************************** Esta é a "cyrestis thiodamas", que pode ser encontrada nas zonas tropicais da Índia e da Nova Guiné. São borboletas delicadas, multicores e cintilantes, passando-nos a impressão de jóias aladas.
**************************************** A "actias selene" é uma borboleta que tem cor estranha e delicada e extraordinário comprimento de asas em ponta. Vive no Japão e países próximos. Selene significa "lua".
****************************************A "pholus viti' é uma bela borboleta crepuscular, de corpo volumoso e asas robustas. Vive nas Américas. Sua lagarta nutre-se e cresce em cachos de uvas.
****************************************************Enciclopédia Trópico, documentário 17, Tomo I, Editora Martins.
****************************************************
Nenhum comentário:
Postar um comentário