Páginas

terça-feira, 10 de maio de 2011

Minibiografias: Epicuro, Braille e Madame du Barry.

34 - EPICURO - (341-270 AC). Nascido na ilha de Samos. Aos dezoito anos foi para Atenas, onde em 306 fundou o epicurismo, escola filosófica, aliás mal interpretada, que proclama o prazer obtido mediante a prática da virtude, como o único bem supremo do homem. Deixou uma grande obra, que se perdeu no decorrer do tempo, restando apenas três cartas.
*****************************
35 - Louis Braille - Músico e professor francês (1809-1952). Tendo perdido a vista em tenra idade, educou-se no Instituto dos Cegos, em Paris, a cujo corpo docente chegou a pertencer. Criou um alfabeto constituído de pontos dispostos sistematicamente e em relevo, para uso dos cegos, graças ao qual facilitou grandemente o estudo a seus discípulos. Hoje tal sistema, aperfeiçoado por Foucault, é universalmente aceito. 
******************
36 - MADAME du BARRY -  Jeanne Bècu, condessa. (1743-1793). Dama francesa, filha natural de Anne Bècu. A princípio foi modista. Em 1764 tornou-se amante de Jean du Barry e, em 1768, favorita do rei Luís XV, que a admitiu na corte, fazendo-a casar com Guilhaume du Barry. Teve grande influência na política francesa, principalmente nos últimos anos do reinado de Luís XV. Protegeu artistas e homens de letras. Durante a revolução francesa fugiu para a Inglaterra. Mas, voltando á pátria, foi presa em 1793, julgada e guilhotinada.
*****************************
Fonte: Dicionário Ilustrado de 1943.
Gravuras: Wikipédia.
*****************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário