Páginas

terça-feira, 31 de maio de 2011

O cartunista Quino e a nova moral moderna.

O genial cartunista argentino QUINO, criador de MAFALDA, mostra como o pai moderno talvez deva ensinar ao filho os novos valores da vida, a continuar toda essa nossa caminhada irrefletida para a mediocridade, neste século de muitos direitos e nenhum dever. 
*********************************






Realmente, pouco há para dizer. Só refletir. Falamos sempre em deixar um mundo bom para nossos filhos. E que tipo de filhos queremos deixar para o nosso mundo?...
********************************************
(Meu filho Roberto Junior me enviou por e-mail).
********************************************

sábado, 28 de maio de 2011

Pílulas culturais 16: Os gatos egípcios.

Entre os egípcios, o gato era consagrado à deusa Basteje, representada com corpo humano e cabeça de gato.  Durante a festa anual da deusa convergiam para a capital Luxor multidões de peregrinos, que levavam dentro de urnas pequenas e preciosas seus animais embalsamados.
************************** 
José Bonifácio de Andrade e Silva (Santos 1763 - Niterói 1838) foi o patriarca da independência do Brasil. Caráter íntegro e de saber enciclopédico. Sua mensagem a Dom Pedro I, condenando as pressões portuguesas sobre a colônia, orientaram o príncipe a tornar o Brasil independente em 1822. Foi o primeiro ministro da nova nação. Isso não impediu que conspirações palacianas o mandassem para o exílio em 1823. Retornou ao Brasil em 1828 e foi reabilitado. Na gravura ele apresenta o adolescente Dom Pedro II ao povo, como seu tutor. Foi um dos maiores personagens da História do Brasil. Esperamos que as revisões vermelhas da História não tirem a real importância que ele teve para a independência do Brasil e a afirmação da nova nação aos olhos do mundo.
*************************** 
Numerosos navegantes, no século XV, já desbravavam o terrítório australiano, chamado o Novíssimo Continente. Ali não houve um Colombo, mas numerosos exploradores, ingleses e holandeses à frente, que propiciaram o desenvolvimento da grande nação australiana. Os descobridores tiveram que lutar com tribos agressivas e nada hospitaleiras. Muitos ali deixaram suas vidas. O inglês James Cook foi o primeiro europeu a por os pés na Austrália. Cook reclamou para a coroa britânica a posse da grande ilha, e logo foram para lá mandados crminosos e malfeitores para, além do castigo, habitá-la. O capitão Sturt, outro inglês, descobriu um grande rio que denominou Darling. Muitos colonos ingleses e holandeses foram para o novo continente com suas famílias.
Na gravura vemos o explorador Abel Jansen Tasman, mandado para as novas terras pelo governo holandês, que lá queria criar a Nova Holanda. No extremo sul ele descobriu uma grande ilha que denominou Tasmânia, nome que perdura até hoje. Atualmente a Austrália é um país com grande desenvolvimento e qualidade de vida. O canguru aparece como animal característico do país e o bumerangue, uma espécie de dardo pequeno e curvo que vai até o alvo e retorna para o atirador, é o instrumento também muito peculiar daquele povo. Um outro animal deveras característico daquele país é o famoso diabo-da-tasmânia.
*********************
Enciclopédia Trópico.
Volume III.
*********************

Minibiografias: Maureen O'Hara e Cantinflas.

37 - MAUREEN O'HARA. Irlandesa (1920). Conhecida pelos papéis de belas ruivas que interpretou nos filmes de John Ford (Como era verde o meu vale-1941, Rio Bravo-1950, Depois do vendaval-1952, com John Wayne, A paixão de uma vida-1955 e Asas de Águia-1957). Seu primeiro papel de estrela foi em 1939, no filme O corcunda de Notre Dame, quando interpretou Esmeralda. Charles Laughton levou-a para Hollywood. participou de comédias, romances e filmes de faroeste (The Black Swan, The Spanish man, Sinbad, o marujo, Lady Godiva, Ten gentleman from West Point, Búfalo Bill, The rare Beed, Big Jake). Aposentou-se, mas foi bem recebida em sua volta em 1991 (Only the lonely).
Casou três vezes e teve uma filha em 1944 (Browny), com o marido Will Price.
Assisti a vários filmes com esta irlandesa. Sem medo de errar, uma das mulheres mais lindas de todos os tempos.
*******************************   
38 - CANTINFLAS. Comediante mexicano (1911-1993).  Fez um bocado de coisas na vida. Foi engraxate, pugilista, toureiro, motorista de táxi, palhaço de circo e comediante (o melhor do mundo na opinião de Charles Chaplin) e de uma legião de fãs. Seu bigode era único, dois chumaços de pelos caindo no canto da boca. As calças com os fundilhos lá embaixo, o lenço atado ao pescoço e um falar matraqueado faziam dele um tipo inconfundível, divertido. Fez Não te enganes, coração, seu primeiro filme em 1936. Depois dele, vieram mais de 50 outros trabalhos, sendo dois deles rodados nos Estados Unidos, numa breve passagem por Hollywood: A volta ao mundo em 80 dias (1956) e Pepe (1960).
Seus filmes mais imporantes: Os três mosqueteiros, O circo, Romeu e Julieta, O porteiro, Cavaleiro sob medida, O Extra e O Patrulheiro. Seu nome era Mário Moreno Reys, mas foi como Cantinflas que ficou conhecido Dizia que adotou o nome para se esconder da família, que não queria que ele fosse ator de teatro.
******************************  

domingo, 22 de maio de 2011

Música erudita em pílulas VI.

(WN.com)
Serenata - Franz Josef Haydn (Robrau 1732 - Viena 1809). Esta serenata exemplifica todo o encanto e graça melódica dos trabalhos do grande compositor. Entretanto, há um problema: é quase certo de que ele não a tenha composto. Um de seus contemporâneos, Roman Hoffstetter, tinha enorme admiração por ele. "Tudo o que flui da sua pena, escreveu, parece-me tão belo e está tão profundamente gravado em minha memória, que não posso me impedir, vez ou outra, de imitar alguma coisa da melhor maneira que me seja possível". Neste caso, Hoffstetter imitou tão bem, que somente em meados do século XX é que um musicólogo, Alan Tyson, descobriu provas de que ele não apenas compusera a Serenata, mas também todo o grupo de quartetos de corda antes considerados como o Opus 3 de Haydn.
****************************
(paper.li)
Valsa dos patinadores - Emile Waldteufel (Estrasburgo 1837 - Paris 1915). Durante boa parte de sua vida, Emile foi reservado quanto ao seu talento musical. Apesar disso, muito de sua música tinha beleza e, felizmente, ele pode executar várias de suas composições, ao ser nomeado Maestro dos Bailes Estatais, título que lhe foi conferido pela Imperatriz Eugênia da França. A Valsa dos Patinadores, sua peça mais conhecida, recebeu seu título em homenagem a um esporte muito em voga entre os aristocratas, na virada do século.
************************************

sábado, 21 de maio de 2011

Minibiografias: Oscarito e Grande Otelo.

************************************
Oscarito e a esposa Margot em 1936.
********************************
39 - OSCARITO - Humorista (1906-1970). A vida nômade do trapezista Oscar Teresa determinou que sua mulher Clotilde estivesse a seu lado em Málaga, na Andaluzia espanhola, quando nasceu seu filho Oscar Lorenzo Jacinto de la Imaculada Concepcion Teresa Dias. Era 16 de agosto de 1906. Dois dias antes Oscarito seria português, três dias mais tarde marroquino de Tânger, ao sabor do destino do circo onde sua família ganhava a vida. Mas ele, já consagrado como o maior comediante brasileiro, assim definiu a sua nacionalidade: Vim para cá pequenino, sofri mais do que sovaco de aleijado (esta expressão hoje não é politicamente correta). Fui tão aplaudido quanto jogador de futebol e criticado quanto o presidente da República. E ainda tive que me virar como malandro de morro. Logo, o que sempre fui mesmo, é brasileiro. E ao longo dessa brasilidade iniciou sua carreira no circo, ao lado da família. Passou pelo teatro (ao lado da beleza das vedetes, foi a garantia da bilheteria dos teatros de revista da Praça Tiradentes) e em trinta anos fez 45 filmes, todos eles no Rio de Janeiro, de onde nunca quis sair, embora excelentes convites, internacionais inclusive, nunca lhe faltassem. Sua primeira aparição nas telas foi em 1933 em A voz do carnaval, antepassado das chanchadas que teriam nele seu grande astro. Em sua filmografia, quase sempre acompanhado por Grande Otelo, destacam-se: Alô, Carnaval (36), Banana-da-terra (39), Tristezas não pagam dívidas (44), Este mundo é um pandeiro (47), Falta alguém no manicômio (48), Carnaval no fogo (50), Aviso aos navegantes (51), Nem Sansão nem Dalila (54). Matar ou correr (54), Colégio de brotos (56), O homem do Sputnik (59) e Crônica da cidade amada (65). Morreu de um acidente vascular, com 64 anos;
****************************** 

GRANDE OTELO - Humorista brasileiro (1915-1993). Foi em Uberlândia, Minas Gerais, em terras da família Prata, que nasceu Sebastião Bernardes de Souza Prata, ganhando o nome da família que o educou até que fosse perambular por São Paulo e Rio de Janeiro em busca da carreira de artista, que era sua vocação. Estudou na Ópera Nacional e recebeu dos colegas o apelido de Pequeno Otelo, que ele mesmo transformou em The great Otelo, mais tarde abrasileirado definitivamente para Grande Otelo. Com este nome transformou-se em um dos maiores atores nacionais, com carreira firmada nos palcos dos cassinos e dos grandes shows das mais importantes casas noturnas do Rio de Janeiro. Mas, desde 1935, o cinema entrou na vida de Grande Otelo como sua principal atividade, tendo aparecido nas telas pela primeira vez em Noites Cariocas. Apareceu em alguns filmes conhecidos como Futebol e família (39), Laranja da China (40) e já tinha fama suficiente para ser escolhido para trabalhar no primeiro filme produzido pelos estúdios da Atlântida, chamado Moleque Tião, em 1943. Deslanchou sua carreira e alcançou definitivamente o sucesso quando formou dupla com Oscarito em mais de dez chanchadas. São desta fase Carnaval no fogo, Aviso aos navegantes, Matar ou correr, etc.  Como ator sério deixou participações memoráveis em Lúcio Flávio, Rio zona norte e outros. Morreu de enfarte ao desembarcar em Paris, a caminho do festival dos Três Continentes em Nantes, onde seria homenageado, aos 78 anos. Grande Otelo, apesar da alegria contagiante que fazia todos rirem, sofreu grandes tragédias. Foi criado sem abrigo constante de família. O pai morreu esfaqueado e a mãe era alcoólatra. Já consagrado, sua mulher se suicidou após matar o filho de seis anos, enteado do ator.
****************************************** 

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Pílulas 90: Padre Antônio Vieira.

(vidaslusofonas.com)
A Rede Record do autonomeado bispo Macedo não perde a oportunidade de espicaçar e cutucar a Igreja Católica; sem resposta, é claro. No programa de domingo, 15 de maio, falam da ligação que haveria no passado entre a Igreja Católica e a escravidão. Obviamente, a Igreja Universal nada tem a ver com isso, pois ainda não fez cem anos. Talvez nem tenha feito 50.
Padre Antônio Vieira, há cerca de quinhentos anos, teria se pronunciado a favor da escravidão. Referem-se inclusive ao Vaticano de forma desabonadora, que acharia tal fato normal. Na ânsia de apequenar, julgam fatos acontecidos há quatrocentos e quinhentos anos com os olhos obtusos e vesgos do politicamente correto do século 21, numa falha antropológica gritante. Não estou preocupado em defender os textos do fundador de São Paulo, até porque faço reparos a ele com a minha cabeça metida a moderna, mas fazer juízo de valor sem contextualizar a História é fazer pouco da Ciência e desta mesma História. No entanto, o objetivo da Record é outro, não o padre Vieira.
********************************

(wikipédia)
**********
Antônio Palocci é o Chefe da Casa Civil da PRE, a famosa Casa Civil embrulhada do governo Lulla (por falar nisso, cadê a Berenice?). Disse a Globo que o Sr Palocci teria aumentado em 20 vezes o seu patrimônio nos últimos quatro anos. Tem um apê de quatro suítes que vale seis milhões de reais, num bairro chique de Sampa e um escritório de 800 mil. Puxa, como deve ser bom ser socialista, trotskista, maoísta, leninista, estes rolos todos. Os caras fazem inveja aos capitalistas. Estou até pensando em virar socialista e pedir a bênção de Fidel, Chavez e Lulla. Diz a assessoria do Palocci que seu patrimônio foi aumentado com consultorias. 
Vou fazer consultorias. Mas... sobre o quê? Só se fosse com poemas e contos, e ainda muito mal, pois na economia não sei nada além da caderneta de poupança.
***************************** 

(lazaroresende.com)
Eis acima uma cena de baile funk. Você gostaria que sua filha ou neta estivesse ali, com os fundilhos grudados no inocente garotão? Mas, pior do que esses bailes violentos, onde a droga campeia e as gangues aterrorizam, é ter que ouvir as explicações sociológicas e psicológicas dos "especialistas".
*******************************
Menina de 11 anos estuprada e morta em Tijucas, município da região da grande Floripa. Família cheia de problemas e a garota indo e vindo para o Conselho Tutelar. Um tal de Maiquel (ah, esses nomes amalucados) dos Santos parou o carro e fez programa com ela. Depoimento dele, réu confesso, à polícia. Desentenderam-se por causa do preço. Ele queria 10 pilas, a menina 30. O cara se enfezou, a estuprou e matou. Afirma ele que cometeu o crime com um soco, mas a perícia demonstrou que ela levou uma pancada mortal na cabeça com objeto contundente. O criminoso é casado e a mulher está grávida pela primeira vez. 
Meu Deus, por que esta animalidade toda? Por que famílias não preservam seus filhos e nada se faz? Ou melhor, as ameaças do poder público com relação a cuidado com os filhos só vale para a classe média. O Conselho Tutelar não poderia ter tomado medidas mais enérgicas para evitar que uma menina de onze anos fizesse programas nas ruas? Tenho uma neta nessa idade e isso me emociona muito. Pobre anjo, morto pela incúria de um montão de gente, inclusive a minha, que só faço reclamar. 
*****************************
Problema que está ficando comum nos aeroportos: Os passageiros que chegam às vezes têm que esperar até três horas nos aviões para poder sair. Avião demais, movimento demais, diz a Infraero. O Major Márcio Luiz Alves e o jornalista Moacir Pereira foram vítimas desta espera. Ué!... Pensei que engarrafamentos ocorriam somente nas ruas entupidas de Marmelândia. Os socialistas do governo não andam de avião? Ainda não atestaram o problema? Será que vamos fazer mesmo Copa de Futebol e Olimpíadas? ...
*****************************
Estão enchendo Marmelândia de carros importados. Mais um pouco e vão procurar na Mongólia e na Botswana. O dia em que os carros pararem por absoluta falta de ruas, vai ser um caos, talvez até muito divertido. Já está na hora do governo parar de favorecer o carro particular, na ânsia de arrecadar tributos. Comecem a investir em transporte público. E olhem que não me agrado de nada que é público, principalmente as políticas. Por que incentivar a compra do carro mais que combustível e comida? Já notaram que quase dois terços das propagandas nas tevês versam sobre carros?
*****************************
Na proporção em que o país fica cada vez mais violento, mais as leis ficam boazinhas para a turma do crime, da contravenção e do tráfico.
*****************************
Você, comerciante, que paga impostos absurdos e tem sempre um bandido em sua porta, vai continuar elegendo quem sempre tem peninha deles?
*****************************
Não dá para entender. Como pode um automóvel 2012 ser fabricado em Maio de 2011?
*****************************
Há ministros inexpressivos no governo da PRE. Também, são tantos!...
*****************************
Estamos cansados de velhos (dirigentes), disseram os jovens russos, imitando a dancinha do seu presidente. Velhos? Imagina Cuba, onde os que mandam têm mais de oitenta!
****************************

terça-feira, 17 de maio de 2011

Pílulas 88: A ponte, velha senhora.

(belasantacatarina.com)
*********************
Mais de trinta anos parada e em reforma, o belo símbolo de Santa Catarina come dinheiro público com essas coisas caras de preservação. O Instituto do Patrimônio Histórico está em cima. Agora, no aniversário de 85 anos da ponte, estão anunciando mais gastos de 147 milhões para deixá-la nos trinques em 2014. Ai, minha velha senhora, quem ainda pode confiar quando passar na tua esteira, que já foi de madeira e asfalto e que parece agora quer voltar a ser madeira?
Parabéns, velha, bonita e cara ponte. Preferia que continuasses lá, imponente, solitária e iluminada, sem carros e toda essa tralha de progresso sobre ti. Façamos outra. Já não foram feitas mais duas? Façam mais e deixem a bela bruxa descansar. 
************************
Estava assistindo ao Jornal do almoço  na RBS TV e apareceu um fulano desses que defendem toda essa mixórdia que escorre nos tais debates sobre segurança pública. Faltam políticas públicas para os jovens, disse ele referindo-se aos menores assassinos de Jaraguá do Sul, um caso que já comentei aqui esta semana. Raios, que não aguento mais ouvir falar desta tal política pública. Eles precisam de atividade laboral. Mas como, se não permitem que menor trabalhe?. Ou estuda ou fica vagabundeando. Privar de liberdade não adianta. Pior para o rapaz morto, que vai ficar eternamente preso a um caixão. Diminuir idade não adianta. Nos países desenvolvidos e onde não há tanta violência menor não tem a colher de chá que tem aqui. Os jovens ainda estão em formação. Bela formação, para quem mata outro ser humano com chutes, pomtapés e estocadas de facas. Medidas sócio-educativas. Que bonitinho. O que esse pessoal fala bonito é um desbunde. Só que a matança não diminui. A sociedade tem que ser plural. Que lindo! E o singular? Diversidade, etc, etc, etc. O cara fez análise acurada do sexo dos anjos e ficou tudo como dantes no quartel de Abrantes. E não adianta o falatorio. Os bandidos são reais, e estão nos matando enquanto o pessoal dá discurso.   E os debates vão continuar sem providências, pois o que esse pessoal mais gosta é o debate pelo debate.   
******************************
hiddenself.blogspot)
******************
Esta o Dídi, meu sobrinho, me mandou.
Glória Maria Lopes Guimarães de Pádua Ribeiro Portela (puxa, parece tetraneta do Pedro II), filha do ministro do Superior Tribunal de Justiça Antônio de Pádua Ribeiro, resolveu fazer um concurso público para o cargo de técnico judiciário. Fez a prova na Fundação Universidade de Brasília e não se conformou com o resultado. Reprovada na prova objetiva, obteve liminar e passou à condição de aprovada. Partiu então, muito lampeira, para a prova discursiva. Levou pau de novo. Entrou novamente na justiça e seus pontos foram aumentados de 13,45 para 28,22. Mas, nem tudo são flores para Glorinha. No julgamento do mérito o juiz federal José Pires da Cunha considerou todo o embrulho imoral e reverteu a mumunha, condenando Glória a pagar as custas do processo, além de retornar à condição de bi-reprovada. Pois não é que a Glorinha ficou uma arara e recorreu à segunda instância? O Tribunal Reginal da Primeira Região refez a sentença e determinou que Glória fosse novamente aprovada. Parecia uma fitinha de dança do pau-de-fita, pra lá e pra cá. A moça sortuda está já empregada como técnica judiciária, tirando o lugar de algum desafortunado que não tem padrinho e vai morrer pagão.
Para finalizar, o papai dela, Pádua Ribeiro, vai assumir o cargo de Corregedor do Conselho Nacional de Justiça. Eita Marmelândia ensandecida!...
******************************
Arrastão no metrô do Rio de Janeiro. Coisa horrorosa. Bandidos armados. Devolvam as armas, senhores bandidos. Vocês podem ganhar de 100 a 300 pilas.
******************************
Minimercado Pioneiro, próximo do shopping Beira-Mar, área dita nobre de Floripa. Vai para o Guiness. Treze assaltos este ano, três somente na última semana. A câmera de segurança da rua, que poderia ajudar a polícia, foi roubada. 
O estabelecimento tinha uma placa de emprego na frente, com vaga para repositor. Recebeu mais assaltos que  candidatos à vaga. O número de patifes e desonestos aumenta em Marmelândia como gafanhotos. Estamos roubados, fu... e mal pagos!...
*******************************
(gentesemsaude.blogspot)
***********************
Não há macas na grande Floripa. As ambulâncias, do SAMU e dos Bombeiros, levam pacientes deitados nas macas, deixam-nos nos hospitais e não recebem a maca de volta, pois não há lugar para botar tanta gente. Quando atendi à minha saudosa sogra no Hospital Regional, vi que o sistema de saude neste país é um caos. Pacientes deitados em emergências quais gnus. Minha sogra ficou dias ali até receber um quarto. Teve alta, não sei se correta, mas durou uma semana em casa, falecendo em março. Comprem macas, por favor. É tão difícil e caro?
Santa mãe, que ninguém precise do SUS. Este país está agonizante de Saude, Educação e Segurança.
*************************
Todos os terroristas, quando eram interrogados na Justiça, alegavam, orientados por advogados, que nada tinham feito e só haviam confessado os seus crimes sob tortura. Tal alegação lhes valia a absolvição no Superior Tribunal Militar. Então, nós passamos a ser "os torturadores". (Cel Exército Brilhante Ustra).
*************************
Educação em 1959: Fazíamos bagunça na sala-de-aula. O professor nos dava uma bela mijada e nos mandava para a direção. Nosso pai, se soubesse, nos dava uma boa sumanta (coça) e no resto da semana ficávamos mais quietos que passarinho na muda.
Educação em 2011: Fazemos bagunça na sala-de-aula. O professor humildemente nos pede desculpa, pois pode nos estressar por nos repreender. O diretor o admoesta e diz que na próxima será demitido. Nosso velho sabe e vai até o Conselho Tutelar dar queixa do professor. Para não ficarmos traumatizados, ele nos dá uma moto novinha, apesar de sermos menores. O professor faz longo tratamento no psiquiatra. É aposentado proporcionalmente.
********************************
Cantada em 1959: A colega gostosona recebe uma cantada do Ricardo. Ela reclama, faz charminho, mas no fundo fica envaidecida. Os dois saem para jantar, namoram e casam.
Cantada em 2011: O Ricardo admira as pernas da colega gostosona quando pensa que ela não está olhando, mas está, pelo espelho. Ela, com problemas psíquicos graves, o processa por assédio sexual e ele é condenado a prestar serviços comunitários. Ela continua sozinha e no cabide, mas recebe indenização por danos morais, tratamento e pensão pagos pelo Estado.
*******************************  
O Bolsonaro às vezes exagera mas, no íntimo, gosto dele. Pior é quem gosta e diz que não gosta por causa dos mauricinhos e patricinhas da reportagem da Globo. Quer fazer o dia do Hétero, que, se dependesse de umas cabecinhas coroadas, como aquela senadora do Psol, seria espécie em extinção sem a proteção do Ibama.
*******************************
Ih, Ih, Ih... Quanto mais desonesto, mais as pessoas gostam, né?
(dito filosófico de um chinês em São Paulo, que contrabandeia caça-níqueis e se aproveita dos incautos que entram no vício do jogo).
*******************************

terça-feira, 10 de maio de 2011

Minibiografias: Epicuro, Braille e Madame du Barry.

34 - EPICURO - (341-270 AC). Nascido na ilha de Samos. Aos dezoito anos foi para Atenas, onde em 306 fundou o epicurismo, escola filosófica, aliás mal interpretada, que proclama o prazer obtido mediante a prática da virtude, como o único bem supremo do homem. Deixou uma grande obra, que se perdeu no decorrer do tempo, restando apenas três cartas.
*****************************
35 - Louis Braille - Músico e professor francês (1809-1952). Tendo perdido a vista em tenra idade, educou-se no Instituto dos Cegos, em Paris, a cujo corpo docente chegou a pertencer. Criou um alfabeto constituído de pontos dispostos sistematicamente e em relevo, para uso dos cegos, graças ao qual facilitou grandemente o estudo a seus discípulos. Hoje tal sistema, aperfeiçoado por Foucault, é universalmente aceito. 
******************
36 - MADAME du BARRY -  Jeanne Bècu, condessa. (1743-1793). Dama francesa, filha natural de Anne Bècu. A princípio foi modista. Em 1764 tornou-se amante de Jean du Barry e, em 1768, favorita do rei Luís XV, que a admitiu na corte, fazendo-a casar com Guilhaume du Barry. Teve grande influência na política francesa, principalmente nos últimos anos do reinado de Luís XV. Protegeu artistas e homens de letras. Durante a revolução francesa fugiu para a Inglaterra. Mas, voltando á pátria, foi presa em 1793, julgada e guilhotinada.
*****************************
Fonte: Dicionário Ilustrado de 1943.
Gravuras: Wikipédia.
*****************************

domingo, 8 de maio de 2011

Dia das mães.

AMOR MATERNO

As mães não são mulheres tão somente,
mas anjos que devotam o amor mais puro
aos filhos, que protegem no presente,
sinalizando os rumos do futuro.

Mais que tesouros, jóias preciosas,
aquecem nossos sonhos como fadas.
São dedicadas, fortes, valorosas,
no afã de ver a prole realizada.

Amor perfeito, repleto de luz,
que torna outros amores tão menores.
Amor da Virgem santa por Jesus.

Amor que esquece tristezas e dores,
que no correr da vida nos seduz.
Buquê mimoso de estrelas e flores.
***************************** 
 Roberto Rodrigues de Menezes
*****************************
Minha homenagem às queridas e maravilhosas mães de todos os que me acessam. E dos que não me acessam também.
*****************

sábado, 7 de maio de 2011

Música erudita em pílulas V.

Uma pequena música noturna (allegro). Talvez a mais bela e conhecida música do grande compositor Wolfang Amadeus Mozart (Salzburgo 1756- Viena 1791). Mozart, aos 31 anos, interrompeu a ópera Dom Giovanni por tempo suficiente para compor esta pequena joia, a última e mais famosa das suas serenatas. A música foi originalmente escrita para dois violinos, viola, violoncelo e baixo, mas hoje é executada por conjuntos de cordas bem maiores. A música tem característica jovial e melodiosa.  Sua graciosa perfeição faz lembrar o tão citado dito de Rossini: - Beethoven é o maior dos compositores; mas Mozart é o único!...
********************************* 
Tema da Sinfonia Pastoral - Ludwig van Beethoven (Bonn 1770 - Viena 1827). Esta música se liga a uma ideia poética ou literária definida.  Beethoven não deixa dúvidas de que quer compartilhar conosco o prazer que extrai da natureza, seu amor pelos ambientes naturais. Seu dom singular era a capacidade de traduzir sentimentos intensos e uma paixão sincera em torrentes de música gloriosa.  Foi o mais humano dos compositores.
**********************************
Pesquisa: Seleções do Reader's Digest.
Gravuras: Wikipédia.
**********************************

terça-feira, 3 de maio de 2011

Minibiografias: Kardec e Atatürk.

30 - ALLAN KARDEC. Pseudônimo do francês Hippolyte Léon Denizard du Rivail (Lyon 1804-Paris 1869), o sistematizador do Espiritismo. Era professor, tendo se formado em Medicina sem, todavia, dedicar-se à profissão. Durante longos anos idealizou uma unificação das crenças religiosas. Em 1854 começou a frequentar sessões espíritas e se convenceu de que recebera a missão de fundar uma religião verdadeiramente grande, bela e digna do Criador. A partir de então, consagrou-se  exclusivamente ao Espiritismo. Os textos de seus livros foram na maior parte obtidos por médiuns, entre os quais Camile Flamarion. Citemos como principais: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho segundo o Espiritismo, A Gênese, os milagres e as predições sobre o Espiritismo, O céu e o Inferno.
Fundou a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas e a Revista Espírita.
*****************************
31 - MUSTAFÁ KEMAL ATATÜRK. Estadista e general turco (1881 Selanek, Império Otomano-1938 Istambul, Turquia). 
Em 1919 organizou o movimento patriótico que passou a chamar-se kemalista, ou nacionalista turco, visando à reforma e renascimento da nação turca em seus valores autênticos, porém modernizados. Participou e exerceu o comando em diversas campanhas militares: contra os italianos em 1911, contra os aliados na primeira guerra mundial e contra os gregos em 1921 e 1922, anexando a Anatólia. Fundador da República Turca, transferiu a capital turca para Ankara. Presidiu a República em 1923, sendo reeleito em 1927, 1931 e 1935. Em 1934 abandonou o título de paxá, adotando o cognome Atatürk (pai dos turcos) que o povo lhe deu. A nação lhe outorgou também o título honorífico de  Ghazi (Invicto). A ele deve a Turquia o primeiro e o mais amplo e fecundo impulso no sentido da modernização de sua vida pública e privada (calendário gregoriano, voto da mulher, sistema judicial parecido com o europeu, monogamia, alfabeto latino, indumentária ocidental, etc). Kemal foi o primeiro Presidente da Turquia e líder maior de seu partido, o Partido Republicano do Povo. Morreu com 57 anos. A partir dos anos 80 o kemalismo começou a pertencer ao passado, com o domínio do islamismo na Turquia.
*************************
Fonte: Dicionário Enciclopédico de 1943.
Gravuras: Wikipédia.
*************************  

domingo, 1 de maio de 2011

João Paulo II.

Karol Wojtila, segundo filho de uma costureira e de um militar reformado, nasce no dia 18 de maio de 1920 em Wadovice, Polônia. Eleito para o trono de São Pedro em 1978, governa a Igreja Católica até o ano de 2005. Hoje, primeiro de maio, ele é declarado Beato da Igreja, o primeiro passo rumo à canonização.
****************************
O papa recebe a visita do então presidente Fernando Henrique Cardoso e de sua esposa Ruth Cardoso.
********************
1939 - Conhece o totalitarismo nazista, que invade o seu país natal.
1946 - A União Soviética liberta os poloneses dos nazistas. Porém, submete-os a um outro regime tirano idêntico em sangue e terror ao primeiro. Hoje, as duas pragas estão extirpadas da Polônia.
1979 - Critica a teologia da libertação, afirmando que a Igreja não necessita  recorrer a sistemas e ideologias para amar, defender e colaborar na libertação do homem.
1981 - É atingido por tiros disparados pelo turco Ali Agca, no pátio da basílica de São Pedro. Não seria mais o mesmo em saúde depois disso. No entanto, perdoa o criminoso.
1985 - Pune Leonardo Boff com o silêncio penitencial. Este, inconformado, deixa a Igreja, preferindo ser aliado dos petistas e do atual governo.
1989 - Recebe Mikhail Gorbachev e restabelece relações diplomáticas com Moscou.
1994 - Critica com energia o texto da ONU que apoia o aborto.
1997 - Faz sua terceira visita ao Brasil.
2005 - Falece em Roma.
********************* 
O papa recebeu líderes de países democráticos.
********************************
E visitou também líderes de regimes totalitários.
****************************
Ao ser declarado Beato, unimo-nos às alegrias de todo povo católico para reverenciar este grande cidadão do mundo. Viva o imortal João Paulo II!
****************************
A família é o patrimônio da humanidade porque é por meio dela que, conforme o desígnio de Deus, se deve prolongar a presença do homem sobre a terra.
(João Paulo II).
****************************