Páginas

domingo, 31 de julho de 2016

BOLSA-MAMATA



O Ministério Público Federal descobriu que mais de 500.000 funcionários públicos receberam indevidamente o bolsa família, numa fraude continuada que superou a casa dos 2,5 bilhões de reais.
O número cresceu assustadoramente antes da reeleição de Dilma. Mas de um milhão de fraudadores. Eles com certeza votarão em Lula em 2018. Com o STF como está Lula nunca será preso.
Mas vejam: cerca de 90.000 servidores doaram as bolsas para partidos políticos. Os fraudadores poderão ser processados.
************
Dilma já fez oito viagens a Porto Alegre e o transporte de cargas se intensificou.
************
"A gente assaltava bancos e roubava quartéis para pegar armas. Era muito romântico!"
(Carlos Paixão Araújo, ex-terrorista e ex-marido de Dilma).
**************
O STF corre o risco de se transformar numa corte bolivariana (Gilmar Mendes)
**************
Por que só arrebentam com o Cunha e só protegem o Lula e a Dilma? Quero pau nos três.
**************
A Infraero, estatal federal dos aeroportos, gastou 5,7 milhões em 2015 com auxílio-babá. Poxa! Que mordomia. Nenhuma empresa privada consegue bancar isso.
**************
Em um mês afastada do cargo Dilma gastou 54.000 com comida. Como diria o Candinho da novela Eta mundo bom, ela é cheia dos luxos.
**************

sexta-feira, 29 de julho de 2016

HITLER OU GUEVARA? PARECIDÍSSIMOS.




8 frases que poderiam ser de Hitler, mas são de Che Guevara


Já faz algum tempo que não é novidade para ninguém que Che Guevara, em seu gigantesco nível de violência e brutalidade, possuía mais qualificações nazistas do que boa parte dos mais famosos soldados de Hitler. No entanto, ainda nos dias de hoje, sua imagem ainda é vendida como a do pobre médico revolucionário latino-americano que morreu pela liberdade e pela revolução, quando na verdade não passava de um garoto mimado que cresceu em família rica que se tornou um facínora que matava até crianças em nome dessa tal liberdade que não permitia opiniões divergentes. Essa imagem é tão difundida que ainda hoje vemos aberrações como instituições públicas brasileiras levando o seu nome, além de grandes grafites em sua homenagem.

Veja abaixo 8 frases que poderiam ser de Adolf Hitler, mas são de Che Guevara.

“Louco de fúria, mancharei de vermelho meu rifle estraçalhando qualquer inimigo que caia em minhas mãos! Com a morte de meus inimigos preparo meu ser para a sagrada luta, e juntar-me-ei ao proletariado triunfante com um berro bestial!”
“O ódio cego contra o inimigo cria um impulso forte que quebra as fronteiras de naturais das limitações humanas, transformando o soldado em uma eficaz máquina de matar, seletiva e fria. Um povo sem ódio não pode triunfar contra o adversário.”
“Para mandar homens para o pelotão de fuzilamento, não é necessário nenhuma prova judicial… Estes procedimentos são um detalhe arcaico burguês. Esta é uma revolução!”
“Um revolucionário deve se tornar uma fria máquina de matar motivado pelo puro ódio. Nós temos que criar a pedagogia do Paredão!”
“Eu não sou o Cristo ou um filantropo, velha senhora, eu sou totalmente o contrário de um Cristo… eu luto pelas coisas em que acredito, com todas as armas à minha disposição e tento deixar o outro homem morto, de modo que eu não seja pregado numa cruz ou qualquer outro lugar.”
“Se qualquer pessoa tem qualquer coisa boa para dizer sobre o governo anterior, para mim é bom o suficiente matá-la.”
 “O que nós afirmamos é que devemos proceder ao longo do caminho da libertação, mesmo que isso custe milhões de vítimas atômicas”.
“Na verdade, se o próprio Cristo estivesse no meu caminho, eu, como Nietzsche, não hesitaria em esmagá-lo como um verme.”
(Do blog do Instituto Libertare (Libertar para progredir). Assino em baixo.)

****************

quarta-feira, 27 de julho de 2016

O ESTUDANTE QUE NÃO É DE ESQUERDA.


..
Não tenha medo da patrulha.

Falei sobre a dura vida do professor de História que não é de esquerda. Fiquei muito feliz com a repercussão da crônica, que teve mais de 10 mil compartilhamentos na internet e provocou comentários generosos de vários professores que se identificaram com o texto. Agora quero homenagear outro herói brasileiro: o estudante que não é de esquerda.
Eu sei que muitas vezes você se sente solitário e desanimado, meu jovem. É mais fácil ficar em silêncio do que contestar alguns absurdos que a gente ouve em sala de aula ou vê na mídia. Você quer aprender, não ganhar discussões. Entendo perfeitamente. Mas saiba que este sentimento de solidão é comum entre as pessoas que amam a verdade e o conhecimento. Nos dias de hoje, a verdade e a lógica foram substituídas pelas opiniões politicamente corretas, que de corretas não têm nada.
Caro estudante, saiba que você não está sozinho. Há muitas pessoas que já notaram haver um abismo entre a vida real e o conteúdo ensinado em algumas disciplinas escolares, sobretudo na área de humanas. O conselho que dou a você é estudar profundamente todos os aspectos dos temas abordados nas aulas de História, Geografia e Literatura. E dedique-se com igual entusiasmo às ciências exatas.
Não ocupe o prédio da escola; invada a biblioteca. Tente ser um estudante interessado em todos os assuntos, procurando a verdade com obstinação. Seja o melhor no que faz – e só então passe a contestar as meias-verdades e as falsidades que lhe são impingidas. Você verá que ser chamado de “coxinha” é um preço irrisório a pagar pelo conhecimento da verdade.
Seguindo o caminho do estudo e da reflexão permanentes, você descobrirá que muitos outros alunos e professores constituem uma maioria silenciosa que, assim como você, está interessada em cultivar a inteligência, apurar a sensibilidade e conhecer as realizações da cultura.
Um dia você poderá contestar o professor que apresenta o socialismo e o comunismo como estágios superiores da realização humana, quando na verdade são sistemas que produziram opressão e miséria; poderá questionar aqueles colegas que veem a escola como um centro revolucionário e não como um local de saber; poderá ordenar a alma com os grandes valores e conhecimentos que sobreviveram à prova do tempo e das gerações; compreenderá o valor da economia de mercado; intuirá que a família não é responsável pelos males do mundo.
Fique firme, amigo estudante. A verdade o libertará!
Paulo Briguet.


Texto adaptado de:
Gazeta do Povo
********************
Do site do historiador Sylvio Bazote, de Minas Gerais.

********************

domingo, 24 de julho de 2016

O PROFESSOR QUE NÃO É DE ESQUERDA.




Quero falar de um herói brasileiro: o professor de História que não é de esquerda. É verdade que todo ofício tem os seus ossos, mas o ofício do professor de História não esquerdista é um ossuário do Khmer Vermelho. Nada se compara às dificuldades deste mártir da educação.
Quando um petista fica sem argumento, costuma encerrar a discussão bradando: “Vá ler um livro de História!” Pois é. Esse professor leu. O problema é que leu não apenas um, mas vários livros. Não se limitou às obras recomendadas pelo MEC e abençoadas pelos discípulos de Paulo Freire; foi muito além. Tanto leu que acabou por descobrir as grandes farsas criadas pela esquerda para reescrever a história segundo a cartilha socialista.
O professor de História que não é de esquerda tem uma característica: ele é muito bom. Só assim, sendo o melhor no que faz e tornando-se indispensável para as escolas sérias, ele consegue sobreviver ao bombardeio maciço dos colegas esquerdistas. O mestre não esquerdista precisa ter um conhecimento vasto, profundo e entusiasmante da matéria que leciona. Se ele é muito bom, sobrevive. Os companheiros dizem: “Ele é direitista, mas...” Ao menor vacilo, no entanto, o tapete lhe será puxado.
E notem bem: o professor de história que não é de esquerda não precisa obrigatoriamente ser de direita, conservador ou coisa que o valha. Basta que ele não comungue das teses da esquerda. Citar os 100 milhões de mortos do comunismo ou dizer, candidamente, que nenhuma experiência socialista deu certo na história, ah, isso já é praticamente um atestado de fascismo. Se ainda por cima disser que Che Guevara fuzilou mais que o pior inquisidor queimou ou lembrar que as pessoas fogem de Cuba e não para Cuba, aí já é um ditador consumado.
Por isso, eu rendo a minha homenagem a esse discreto herói brasileiro que todos os dias arrisca sua reputação e o seu salário nas salas de aula – apenas por amor à verdade. Comparável a ele só existe um: o estudante universitário não esquerdista.
Paulo Briguet

Texto adaptado de:
Gazeta do Povo
****************
Do site do historiador Sylvio Bazote, de Minas Gerais.
*****************

quinta-feira, 14 de julho de 2016

POR QUE PRENDER LULA?

Não há motivos para prender Lula – Hélio Bicudo

rp_Hélio-Bicudo-reprodução-internet.jpg
Hélio Bicudo
Prender Lula só porque lavou dinheiro ocultando duas propriedades?
Só porque ganhou imóveis e reformas de empreiteiras às quais tinha favorecido?
Só porque recebeu propina fingindo que fez palestras que nunca deu?
Só porque fez o BNDES emprestar 8 bilhões para Odebrecht fazer obras sem concorrência em países bolivarianos?
Só porque comandou uma organização criminosa que quebrou a Petrobrás?
Só porque contratou sondas superfaturadas da Schahim para receber comissões e dinheiro sujo para a campanha?
Só porque mandou acobertar o assassinato do prefeito Celso Daniel pagando com dinheiro da comissão das sondas?
Só porque fez a Petrobras fornecer nafta à Braskem abaixo do valor de mercado por vários anos, causando prejuízo superior a 5 bilhões segundo o TCU?
Só porque saqueou os palácios ao ir embora, levando não só presentes de Estado como até a prataria da casa?
Só porque escolheu e elegeu uma presidente incompetente, despreparada, desequilibrada e burra, propositadamente, esperando com isso sucedê-la 4 anos depois?
Só porque a elegeu tapeando o povo numa campanha criminosamente mentirosa, irrigada com dinheiro roubado da Petrobras?
Só porque permitiu que sua quadrilha saqueasse os fundos de pensão de quase todas as Estatais, prejudicando as aposentadorias de centenas de milhares de petroleiros, carteiros, bancários?
Só porque permitiu que a Bancoop lesasse milhares de bancários para favorecer a OAS e ganhar um triplex no Guarujá?
Só porque deu aval político e dinheiro para que organizações criminosas como o MST invadissem e depredassem impunemente fazendas, centros de pesquisa e prédios públicos? Só porque sistematicamente comprou apoio político através do Mensalão e Petrolão?
Só porque colocou um cupincha no Sesi Nacional, que transformou a instituição num cabide de empregos para os companheiros e parentes vagabundos?
Só porque ajudou o enriquecimento ilícito de seus filhos em troca do favorecimento de empresas de telefonia e outras?
Só porque vendeu medidas provisórias isentando montadoras de impostos em troca de comissões?
Só porque inchou o governo e as estatais com centenas de milhares de funcionários supérfluos, quebrando o Estado e provocando déficit público Record?
Só porque loteou mais de 30 mil cargos de confiança com seus apaniguados, dando o comando das estatais e autarquias para petistas incompetentes que mal sabem administrar suas vidas?
Só porque elegeu outro poste como prefeito da maior cidade do país, também com dinheiro roubado das estatais?
Só porque comprou milhões de votos com programas de esmola como o Bolsa Família?
Só porque criou o Bolsa Pescador, e deixou 3 milhões de falsos pescadores se inscreverem para receber a sua esmola compradora de votos?
Só porque aumentou nossa carga tributária de 33 para 40% do PIB?
Só porque aumentou nossa dívida pública para quase três trilhões de reais, tornando-a impagável?
Só porque favoreceu o sistema financeiro com taxas exorbitantes de juros, transferindo renda dos pobres para os ricos?
Só porque conseguiu fazer o Brasil torrar toda a bonança da maior onda de alta das comodities na década passada?
Só porque loteou todas as agências reguladoras fazendo-as inúteis na proteção dos cidadãos?
Só porque tentou aparelhar até o STF nomeando ministros comprometidos com a proteção à sua ORCRIM?
Só porque deixou a Bolívia expropriar a refinaria da Petrobras sem fazer nada?
Só porque humilhou nossas Forças Armadas nomeando ministros da Defesa comunistas e incompetentes?
Só porque favoreceu comercialmente ditaduras como as de Angola, Venezuela e outras?
Só porque esfriou relações e esnobou as maiores economias do mundo, direcionando nossas relações exteriores para países inexpressivos comercialmente, apenas no afã de ganhar prestígio e votos na ONU?
Só porque humilhou o Itamaraty orientando a política externa através de consiglieri mafiosos como Marco Aurélio Garcia?
Só porque nos envergonhou deixando nossas embaixadas e consulados sem dinheiro para pagar aluguéis?
Só porque comprou um aerolula da Airbus pelo triplo do que poderia ter comprado um Embraer e promovido nossa indústria aeronáutica?
Só porque descuidou dos programas de saúde pública através de ministros incompetentes e desvio de verbas, permitindo a volta de doenças como a dengue e o zika?
Só porque aparelhou todas as universidades federais com reitores de esquerda, obtusos e incompetentes?
Só porque fez o Brasil ser motivo de chacota no mundo inteiro?
Só porque nos tirou o orgulho de sermos brasileiros?
Só por estes motivos? 
ORA. NÃO É JUSTO!
***************************


quarta-feira, 13 de julho de 2016

VÍBORAS VERMELHAS

CONSTRANGIMENTO

Justiça Federal condena UFC por expulsar de sala de aula aluna PM que estava fardada




AddThis Sharing Buttons
Emanuele sofreu constrangimento e recorreu à Justiça contra a universidade
A Justiça Federal condenou a Universidade Federal do Ceará (UFC) a pagar uma indenização de aproximadamente R$ 16 mil a uma policial militar aluna do Curso de Letras. A condenação é pelo crime de danos morais. A estudante alegou em processo ter sofrido constrangimentos por parte da direção do Centro de Humanidades I, no Campus do Benfica, chegando ao ponto de ser expulsa de  sala de aula, pelo simples fato de está fardada.
O caso ocorreu há cerca de dois anos. A soldado Emanuele Alves postou, ontem nas redes sociais informações sobre o desfecho do processo. Ela descreveu o incidente da seguinte forma: “Em setembro de 2014, fui impedida pela diretora do Centro de Humanidades da UFC de assistir aula porque sou soldado da Polícia Militar e estava vestida com a farda desta gloriosa instituição”.
O desfecho do caso ocorreu agora, quando o juiz da 5ª Vara da Justiça Federal determinou que a UFC pague a indenização à aluna como reparação por dano moral diante do ato ilícito.
“Justiça feita, agora quero agradecer, primeiro a Deus, pela força. Ao meu marido, Roberto Alves, e à minha família, por estarem ao meu lado”, disse emocionada.
O caso foi acompanhado pela Associação dos Profissionais de Segurança (APS). Em nota, a entidade explicou que, “Emanuele Alves foi submetida a uma série de constrangimentos dentro de sala de aula, apenas pelo fato de estar fardada. Ela havia saído do trabalho direto para a universidade, por esse motivo não teve tempo para trocar de roupa em sua casa. Emanuele foi impedida de permanecer em sala de aula por estar fardada e armada, o que configura constrangimento ilegal, tendo em vista que não existe nenhuma legislação que proíba tal conduta”.
Humilhação
E continua a nota da APS: “Uma policial em sala de aula jamais deveria gerar repulsa dos alunos. Pelo contrário, deveria gerar uma melhor sensação de segurança, tendo em vista que poucos dias antes daquele fato uma faculdade havia sido invadida por bandidos por bandidos armados, que roubaram os alunos em plena sala de aula”.
E mais: “O caso ganhou repercussão nas redes sociais e a atitude tomada pela Universidade foi amplamente criticada pela comunidade em geral. Nos quartéis, os policiais militares estavam indignados com a situação de humilhação sofrida pela companheira de profissão e cobravam medidas para que os autores da ação fossem punidos”.
O advogado da APS, Cícero Roberto, tomou a frente do caso e, na semana passada, o Judiciário condenou a UFC a pagar uma indenização de cinco vezes  o valor do salário da soldado (aproximadamente R$ 16.000,00), em Primeira Instância. O caso ainda cabe recurso.
Por FERNANDO RIBEIRO 
********************
Tal fato pra mim não é novidade. Essa corriola comunista encastelada nas universidades públicas tem ódio visceral às Forças Armadas e às Polícias Militares, pregado há décadas aos alunos incautos, verdadeira massa de manobra da esquerda bolivariana cucaracha. A Universidade federal daqui deu a Castro o título de doutor honoris causa, que ele nunca veio receber.
Já sofri um constrangimento desse tipo quando era major e não tive tempo de trocar a roupa, para não perder a aula na UDESC, aqui em Floripa. Mas tal foi provocado pelo diretório acadêmico e não pela diretoria da faculdade. O diretório era controlado por alunos do PC do B, que estavam ali somente para atender ao partido e não para estudar. Passavam o tempo jogando pingue-pongue e fazendo moções idiotas de solidariedade a Cuba e à Albânia. 
No meu caso, dei uma baita esculachada oral no aluno que foi se queixar ao diretor pelo fato de estar fardado, orientado pelo comunas do diretório,  e até hoje me arrependo por não ter lhe dado uns sopapos.
*********************
Se fosse um bandido tipo black-block com touca ninja ele seria atendido pela universidade com todo carinho. 
********************* 

terça-feira, 12 de julho de 2016

DIREITA, VOLVER!




Manifesto: I° Encontro Nacional da Direita Brasileira


A maioria da população brasileira tem características conservadoras, porém hoje não se encontra substancialmente representada em seus valores éticos e morais junto à classe política e aos formadores de opinião. O Brasil chegou a esta situação porque há décadas esse imenso contingente de cidadãos vem sendo agredido em seus valores mais fundamentais por uma elite de esquerda, que, mesmo minoritária, procura de todas as formas impor uma agenda ideológica hegemônica e autoritária, à revelia do que pensa o povo.
Felizmente, nosso país vive hoje um cenário político único, onde a recusa crescente de segmentos expressivos da população em aceitar o programa ideológico esquerdista faz com que, após um longo período de experiências progressistas mal sucedidas e nocivas à nação, abra-se a possibilidade de uma real perspectiva de conquista de poder pela direita, inclusive nas próximas eleições presidenciais. Mas esse cenário também é marcado, em contrapartida, por um perigoso ativismo judiciário de viés autoritário e antidemocrático, ante o qual a direita brasileira não pode mais se dar ao luxo de continuar desorganizada e desarticulada, sem qualquer estratégia de ação para o curto e médio prazo.
Em vista deste momento, entendemos ser necessário que se organize, no segundo semestre de 2016, o I° Encontro Nacional da Direita Brasileira. A proposta deste Encontro Nacional deve ser vista como um chamado a todos os atores políticos que marcam presença tanto no âmbito institucional quanto na sociedade civil e que se identifiquem como sendo do campo da direita em suas diversas correntes.
Este Encontro deverá elaborar um diagnóstico da situação política do país e estabelecer estratégias consensuais de ação. Ao longo do evento pretendemos também discutir a formação de uma Coordenação Nacional provisória, composta por pessoas diversas, reconhecidas em nível nacional, e que possam ter representatividade para falar em nome da direita nacional, coordenando os cursos de ação a serem seguidos a cada fato político concreto. A direita brasileira tem neste momento a obrigação moral de começar a se organizar nacionalmente. Não se trata mais de uma necessidade da direita em si, mas uma necessidade da maioria da sociedade brasileira, e não podemos nos dar ao luxo de fugir a esta responsabilidade.
********************
Penso ser excelente esta formulação de uma direita no Brasil. Por que só os vermelhos e adesistas por eles controlados com propinas? Qualquer país normal tem correntes à direita. Ser direita não é o que espalha há cinquenta anos a esquerda, afirmando ser direita quem é torturador, quem é militar, ou idiotices assim, muito veiculadas nas universidades e na mídia.
Ser direita é ser democrático, não querer viver mamando nas tetas podres do governo, acreditar na iniciativa privada, na propriedade privada, no capitalismo como o sistema econômico menos pior que o mundo produziu, ter liberdade de expressão e direito de ir e vir, que movimentos de esquerda, como MST e CUT, abominam. É não fazer cultura pendurado nas mamas do governo através de leis.
Ou os senhores preferem a economia socialista cubana, falida, que precisa que enviemos feijão de avião para que não morram de fome?
Ser direita é ser verde e amarelo e não vermelho.
*****************************

Tirei dos FACES:





*********************

segunda-feira, 11 de julho de 2016

EIS O QUE FAZ A RALÉ COMUNISTA.


Vejam os leitores do que é capaz a esquerda comunista bolivariana. A corriola vermelha em março, no Rio de janeiro, aos gritos de viva o PC do B, queima a bandeira do Brasil, provocando repulsa nos brasileiros. Mas isso é perfeitamente compreensível. Comunista não tem pátria. O que importa é a causa e o poder. Por isso dão instalações da Petrobrás para o Evo Morales, por isso querem uma "pátria grande" onde o Brasil será vassalo. Corja de víboras. 


Outra referência importante. A maioria são jovens doutrinados em universidades públicas e PUCS, especialmente, sem esquecer as privadas. Mauro Iasi, o que quer matar todo direitista com uma bala, no estilo Fidel,  e Stédile, que se vivesse num país sério estaria na cadeia,  saíram de PUCs.
********************
O Brasil é um país tão "non sense", que até apartamento funcional, tem foro privilegiado. Esta pérola foi produzida pelo Sr. ministro Tófolli, com relação ao apê da senadora Gleisi e seu marido Paulo Bernardo. Mas isso aconteceu porque o casal é rico e poderoso. Se fosse pobre, o senhor Bernardo estaria mofando na cadeia.
***************  


domingo, 10 de julho de 2016

MARILENA CHAUÍ, A QUE ODEIA A CLASSE MÉDIA,


Propaganda da Dilma. Manifestação no teatro da PUC. Sempre uma Pontifícia Universidade Católica a convalidar essas diatribes lulo-petistas.
****************
Marilena Chauí ataca novamente. Não bastou a vociferação de ódio imbecilizado à classe média, assistido com risadas por Lula e pelo Emir Sader, que Olavo de Carvalho muito propriamente cognomina Emir Sádico. É incrível o rol continuado de sandices que essa filósofa de passeata profere. Caiu de pau no juiz Sérgio Moro. O site "O Antagonista" tem o vídeo de mais uma besteira monumental dita pela dita com ar professoral. Petista fanática, ela defende Lula, seu icone, que quando fala o mundo ilumina.
Vejamos: "Sérgio Moro é um espião treinado pelo FBI para tirar o pré-sal do Brasil e entregá-lo às companhias petrolíferas internacionais". 
Vejam os leitores que a coisa é tão ridícula que beira à sandice.
O sujeito (ou sujeita) fanatizado pela ideologia de esquerda, qualquer que seja seu grau de escolarização, vive além da realidade. Trafega num limbo que só ele vê, que só ele crê. Não comete erros, só tem certezas e soluções. 
Ela fala que Chavez e Maduro não conseguiram sucesso na Venezuela por causa do imperialismo cruel, ignorando por completo que esses dois tiranos imbecis, mafiosos e falastrões chafurdaram a Venezuela na pobreza, agora com 73% de seu povo nessas condições. Mas a culpa para a filósofa vermelha é dos States.
Ela afirma que Moro nada tem a ver com a moralização da Petrobrás. Que esta precisa ser estatal.
Para que a roubalheira nunca termine, completo eu. A melhor coisa que podem fazer com a estuprada Petrobrás é privatizá-la mesmo. Acaba a sangria para favorecer com dinheiro a fundo perdido ditaduras chinfrins na América cucaracha e na África. Mas antes há que se fazer uma completa devassa no BNDES, o Banco dos tiranetes cucarachas.


*****************************

quinta-feira, 7 de julho de 2016

STF, O GRANDE PODER.


Vai mal um Poder, ou franjas dele, que não consegue distinguir da difamação o direito de crítica e a liberdade de expressão. E olhem que quem está escrevendo é um sujeito que não acredita em direitos absolutos, como sabe, por exemplo, o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ). Por que digo isso?
O grupo “NasRuas” levou para a Avenida Paulista dois bonecos infláveis, ao estilo Pixuleco: um de Ricardo Lewandowski e outro de Rodrigo Janot. Ambos aparecem caracterizados como petistas. A caricatura do presidente do STF é chamada de “Pertralowski” — que funde o nome do ministro com a palavra “petralha” (que eu inventei, diga-se), e a de Janot, de “Enganô”. O grupo, como se vê, é crítico da atuação das duas autoridades e considera que elas, vamos dizer, amaciam as coisas para os petistas.
O “NasRuas” tem o direito de pensar isso? Tem, sim. Não estão acusando as digníssimas autoridades de crime nenhum. Desde que as charges passaram a ser publicadas pela imprensa, a abordagem é mesmo crítica. E, como diz uma das representantes do grupo, bonecos como Pixuleco, Pewtralowski e Enganô são charges em três dimensões.
Mas, para isso, é preciso que se respeitem os valores constitucionais, não é? Parece que, em certos nichos do Supremo, as coisas não caminham por aí. Eis que o senhor Murilo Herz, secretário de Segurança do Supremo, viu nas representações uma “grave ameaça à ordem pública e inaceitável atentado à credibilidade” do Judiciário, que ultrapassariam os limites da liberdade de expressão.
E, como consequência, o STF enviou à Polícia Federal, calculem, um pedido de investigação. Carla Zambelli, do movimento Nas Ruas, é apontada como uma das responsáveis pelo boneco. Diz o ofício: “Tais condutas, no entender desta secretaria, que atua no estrito exercício de suas atribuições funcionais, representaram grave ameaça à ordem pública e inaceitável atentado à credibilidade de uma das principais instituições que dão suporte ao Estado Democrático de Direito, qual seja, o Poder Judiciário, com o potencial de colocar em risco –sobretudo se foram reiteradas– o seu regular funcionamento”.
Eu desafio o sr. Herz, e publicarei a sua resposta se houver, a me dizer como um boneco ameaça o “regular funcionamento do Judiciário”. Trata-se de uma piada de mau gosto.
Ele foi mais longe:
“Configuram, ademais, intolerável atentado à honra do Chefe desse Poder e, em consequência, à própria dignidade da Justiça Brasileira, extrapolando, em muito, a liberdade de expressão que o texto constitucional garante a todos os cidadãos, quando mais não seja, por consubstanciarem em tese, incitação à prática de crimes e à insubordinação em face de duas das mais altas autoridades do país.”
Mais um desafio: onde está a incitação ao crime? Qual crime, doutor? A “subordinação” a “duas das mais altas autoridades do país” supõe concordar com suas opiniões? Alguém precisa dizer a este zeloso funcionário que decisão da Justiça, a gente tem de acatar, sim. Mas só a ditaduras proíbem que sejam discutidas. Ou estaremos criando duas castas de autoridades que estão acima da crítica: juízes e membros do Ministério Público.
Alguém precisa dizer a este senhor que, desde que as pessoas não pratiquem ou incitem a prática de crimes, têm o direito de pensar o que lhes der na telha. Quem ameaça a democracia é a opinião do senhor Herz. Na prática, o que ele está defendendo é a censura.
E, para escrever o que escrevo, não preciso concordar com quem se manifesta. Carla, por exemplo, foi ouvida e afirmou o seguinte:
“Grande ameaça são as decisões do Supremo e desembargadores amigos de preso, que vêm tentando desconstruir a Lava-Jato, como a soltura do ex-ministro Paulo Bernardo [que foi preso na Operação Custo Brasil], e a contrariedade ao entendimento da segunda instância fixado pelo próprio Supremo”.
Acho que Carla está errada nos dois casos. Penso que Toffoli agiu de acordo com o Artigo 312 do Código de Processo Penal quando mandou soltar Paulo Bernardo e que a decisão de Celso de Mello, que deu liminar contra a prisão de alguém condenado em segunda instância, encontra abrigo na Constituição, embora eu possa não gostar disso. Também não acho que a Lava-Jato esteja correndo qualquer risco.
Vale dizer: nessas questões, discordo de Carla e de seu movimento. E daí? Para que as pessoas tenham o direito de se manifestar, não preciso concordar com elas.
O troço é um despropósito absoluto. Vai mal um país quando juízes decidem recorrer à Justiça para impedir que blogs publiquem textos que consideram errados, como aconteceu no Paraná, ou quando, por intermédio de um funcionário graduado, o próprio Supremo tenta instaurar a censura. E estamos falando daquele tribunal que pôs fim à Lei de Imprensa.
Pegue de volta essa porcaria desse ofício, ministro Lewandowski. Evite que a Justiça brasileira se torne motivo de chacota entre os que conhecem os valores da democracia.
(Reinaldo Azevedo)
*********************
O tal burocrata senhor Herz está somente fazendo o que lhe mandam. É justo que o faça, pois doze milhões de desempregados já é demais.
Que tipo de democracia é esta em que se pode fazer paródia e sátiras com o Legislativo e o Executivo e não se pode com o Judiciário? Por que será mais digno, mais venerável, como não são os outros dois? Por que se pode fazer pixuleco de Dilma e Lula e não se pode fazer do Levandowski e do Janot? Eles são de primeira classe e Dilma e Lula são de segunda? Como a maioria da população, não gosto dos atos do STF, muito complacente com os petistas. Por que o STF não segue o exemplo de Sérgio Moro? Gostaria demais de ver Moro no STF, para mudar e modificar a mesmice daquela suprema corte. Vão me processar por isso?
Agora, numa democracia, não há que ter medo do Judiciário, a menos que se tenha alguma culpa. Vejo como bisonhas as manifestações da defesa de Dilma no impeachment, que ameaça sempre recorrer ao STF a qualquer contrariedade, como se o Legislativo não fosse poder. O senhor Cardoso e os senadores da chupeta ameaçam todos com Levandowski a todo momento.  E os senadores revelam medo do STF. Não deviam. Por quê?  Ou temos que concordar quando Tofolli atropela a segunda instância do poder judiciário e decide para favorecer o marido da Gleisi? Não se pode criticá-lo? Podemos criticar até o papa, mas o STF não pode? Isso eu chamo ditadura de toga.
********************