Roberto Rodrigues de Menezes.

Roberto Rodrigues de Menezes



quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

FELIZ 2015.



Ao se findar esse ano, agradecido pela paciência e tolerância de meus leitores, desejo a todos um novo ano repleto de alegrias e realizações. Sejam todos felizes. e um grande abraço.

ROBERTO RODRIGUES DE MENEZES

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quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

ENVENENAMENTOS.



Os restos mortais de Jango Goulart vieram para Brasília. Havia a suspeita de que militares o tinham envenenado lá no Uruguai. A comissão da verdade, ansiosa, arrolou 700.000 substâncias que poderiam levar a um envenenamento. Peritos foram, então, à análise dos restos que, feita em 2014, com todos as possibilidades da técnica, da ciência e da informática, poderia definir de vez a questão. DNA, etc. Ontem, uma repórter do Jornal da Tarde da rede Globo disse meio decepcionada que o exame não fora conclusivo.
O laudo pericial não comprovou que não houve envenenamento, como queria o governo. Afirmou que não havia como provar tal possibilidade, pois já fazia muito tempo que Jango morrera (1976). Então, fica claro que não houve envenenamento.
João Vicente, filho de Jango, afirmou que a família não desistiria até conseguir provar que o pai foi envenenado. Não entendi.  Vão repetir laudos até que um afirme o contrário? Vão imitar o Chavez, que repetia consultas populares até conseguir o resultado que queria? Talvez façam uma perícia na Venezuela.
Penso que este laudo foi feito com toda uma pressão esquerdista por cima dos peritos. Mais que a verdade, importava provar a verdade do poder. E ali seria a verdade da comissão da verdade. Patético, não? ...
Afirmaram também que Juscelino teria sido morto por algum agente da ditadura e não num acidente de trânsito. Nada provaram. Vão deixar a dúvida também?
Olha, leitor, se os peritos dizem que o tal laudo não foi conclusivo, é que não descobriram nada mesmo.
Vejam que o que vai para os livros de história é a verdade de quem ganha, de quem ocupa esta coisa nojenta que se chama poder.
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Aqui em Floripa um concurso da Prefeitura perguntou aos candidatos sobre a educação na finada União Soviética. Assunto altamente relevante, não? Eu sei como era a educação, ou melhor, a doutrinação na URSS, pois a estudei. E não a recomendaria para um país decente.
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E já que estamos falando em envenenamentos, vamos nos reportar a outro envenenamento.
Antes mesmo da segunda guerra mundial o leste europeu foi tomado pelo comunismo. E na Croácia, na época unida a fórceps a um conjunto de países que chamaram Iugoslávia, pelo comunista marechal Tito, o poder vermelho se instalou com toda a opressão, como costuma ser.
Já haviam matado mais de duzentos sacerdotes católicos e o Bispo Aloísio Stepinac se revoltou contra isso e criticou os verdugos. Os comunistas queriam também que a Igreja católica ficasse subordinada ao poder local e não ao Vaticano. Obviamente, o bispo não concordou. Foi, então, condenado a dezesseis anos de trabalhos forçados, como um agente imperialista, e todas aquelas baboseiras recorrentes nos julgamentos marxistas.
Acontece que na prisão o bispo começou a murchar. Era um colono forte na juventude, mas ia morrendo aos poucos. Faleceu em 1960. O governo fez um arremedo de necrópsia, mas os católicos, quando receberam o corpo para sepultar, perceberam que o aparelho digestivo fora retirado. Não havia vísceras. Em 1996 o comunismo caiu e o bispo foi reabilitado. Novamente retiraram seus restos mortais e, através dos ossos, foi possível constatar por vários exames que Stepinac morrera mesmo envenenado, aos pouquinhos. Havia veneno nos ossos.
Ele foi declarado mártir da fé e beatificado por João Paulo II em 1998.
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Os exames nos restos de Jango foram conclusivos, sim. Não houve envenenamento. O que querem agora é lançar pelo menos a dúvida, para que conste nos livros da história brasileira reinventada pelo novo poder bolivariano.
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A AIDS está aumentando entre os jovens. E o governo vem com mais uma solução estapafúrdia: Vai aumentar a distribuição de camisinhas nas baladas, nos postos, etc.. É como se dissesse: rapazes e meninas, vão dançar, se entupir de drogas, façam as maiores barbaridades sexuais, prostituam-se, destruam-se moralmente, mas usem camisinha. Você, leitor, que tem uma filha ou uma neta, gostaria que fosse assim?...
Importa educar, sim, para o casamento, para a solteirice, para uma vida limpa,  para a família, evitando a promiscuidade. Mas isso não se ensina mais. É coisa de velho.
Em tempo: a incidência maior de sexo entre homens, o homossexualismo, está fazendo aumentar esta estatística macabra.
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quarta-feira, 5 de novembro de 2014

A NOITE DOS CRISTAIS




 A noite dos Cristais, em alemão  Reichskristallnacht, é o nome popular dado aos atos de violência que ocorreram na noite de 9 de novembro de 1938, em diversos locais da Alemanha e Áustria sob então domínio Nazista ou Terceiro Reich.
A pedido de Adolf HitlerGoebbels juntamente com os dirigentes da Nationalsozialistische Deutsche Arbeiterpartei, ou Partido Nacional Socialista Trabalhista Alemão – NSDPA, utilizou os Sturmabteilung – SA (Destacamento Tempestade) como tropas de assalto formando uma milícia paramilitar. Suas ordens determinavam que deveriam estar vestidos à paisana, a fim que o movimento parecesse ser um movimento espontâneo de uma população furiosa, e que alguns estivessem com seus rostos cobertos.
Os SA promoveram a destruição de Sinagogas, Lojas, habitações e agressões contra pessoas, em especial aquelas identificadas como judias; mas não somente contra estas, mas também contra alemães que não aceitavam os rumos que a Alemanha estava tomando.
A historia se repete, O Partido dos Trabalhadores – PT, utiliza-se das mesmas ações do Partido Nacional Socialista Nazista, nosso Hitler tupiniquim Luiz Inácio, promove e estimula a luta de classes tanto contra a “ELITE BRANCA”, como qualquer outro que possa ser um “problema” para o plano totalitário do PT, assim como foi feito para com a população alemã que não apoiava o Partido de Hitler e os judeus, suas maiores vítimas.
Nosso Goebbels, conhecido como Franklin Martins, fez curso de guerrilha em Cuba, período em que foi treinado para o uso de armamentos e explosivos, além de táticas de selva, confirma ter feito a "segurança" da operação de assalto à casa do então deputado Edgard Magalhães de Almeida, político ligado às artes que tinha cerca de U$ 70 mil no cofre de casa, dinheiro que foi levado pelos militantes na ação, descrita ainda hoje por ele como de "expropriação". Ele tenta impor o controle da mídia.
O PT possui o monopólio das ruas, possui o controle de quase todos os órgãos representativos de classe e sindicatos e aparelhou o funcionalismo público. Os seus Sturmabteilung – SA (Destacamento Tempestade),  representados pelos diversos movimentos ditos “Sociais”, disseminam o pânico e a destruição, apedrejam igrejas, lojas, habitações, além de agressões físicas à população.
Sabemos como terminou o Terceiro Reich, mas custou milhares de vidas.  Assim como o NSDPA, o PT promove a desunião, o ódio e a maldade, procura obter e expor o que há de pior do cidadão.
Dias sombrios nos esperam. Os neobolcheviques pensam que estão em Petrogrado em 1917, e preparam-se para tomar o poder de assalto. Covardes que são, tentarão realizar um putsch assim como Lenin realizou.
Tentam implantar um regime totalitário gradualmente, fiéis aos ditames de Antonio Gramsci.
Os petistas são como um paciente psiquiátrico internado em um hospício, acreditam que possuem superpoderes e que podem violar todas as regras da natureza humana como bem entenderem.
Brasileiros, preparem-se: Vocês estão prestes a enfrentar a experiência Nazi-Soviética em todo seu esplendor.
                                                      Nelson Bruni
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 Remetido pelo amigo Anatoli.
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quarta-feira, 22 de outubro de 2014

COREIA DO MAL.

Coreia do Norte admite existência de campos de concentração para 'reformar' cidadãos

(Foto: AFP)


A Coreia do Norte admitiu publicamente pela primeira vez a existência de campos de concentração para controlar e "reformar" cidadãos com linhas que diferem do regime de Kim Jong-un. Um oficial do Ministério do Exterior e representante de Pyongyang na ONU negou diante de jornalistas que o governo tenha campos de prisioneiros, mas centros "de trabalho para reformar" os detidos.

De acordo o oficial, esses locais de detenção são onde as 
pessoas "verificam a sua ideologia e refletem sobre seus 
atos imorais." Até agora, essa foi a única resposta ao 
relatório elaborado há meses pela ONU com denúncias de
 execuções, desaparecimentos e tortura no país. 
O Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidos constatou violações "sérias, generalizadas e sistemáticas" na Coreia do Norte e documentou a crueldade a que foram submetidos mais de 24 milhões de pessoas.
Para especialistas da ONU, o reconhecimento desses campos de concentração por parte do governo norte-coreano é um avanço na luta para acabar com a repressão do regime. Imagens capturadas por imagens de satélite confirmam a existência de grandes extensões de terra, conhecidas como "Zonas de Controle", onde milhares de pessoas estariam presas por motivos políticos ou ideológicos. A maioria dos que entram, nunca conseguem sair. Os campos de concentração na Coreia do Norte são um dos maiores mistérios do sistema repressivo da Coreia do Norte. Eles foram criados nos anos 60 por Kim Il-sung, fundador da nação, expandido por seu filho Kim Jong-il e mantido por seu neto e atual líder, Kim Jong-un. No total, há 16 campos, seis deles dedicados exclusivamente a presos políticos. Especialistas estimam que há de 120 mil a 200 mil pessoas nesses locais. Apesar da forte segurança, alguns prisioneiros arriscam suas vidas para escapar dos campos e, através de seus depoimentos, é possível conhecer algumas das atrocidades que lá ocorrem: todos os tipos de tortura física e psicológica, testes de armas químicas nos internos e trabalho forçado.

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É mais um país desgraçado pela busca da falsa utopia. O PC do B se manifestou solidário com essa turma. Faz parte. A miséria comunista será sempre infindável neste mundo  infeliz.
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Tem algo que me deixa pasmo no PMDB. É o maior partido do Brasil e não consegue ter candidato a presidente. Por isso sempre se alia com outro que tenha possibilidade de ser poder. Fisiologista por natureza, não tem nome forte para eleição majoritária, nem no Brasil  nem aqui em Santa Catarina.
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Votei no governador Raimundo Colombo, mas me incomoda muito esse apoio explícito que ele dá à Dilma. Espero não me arrepender.
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Presos se rebelaram em penitenciária do Paraná. Esfaquearam e bateram em agentes, jogaram outros presos do telhado, enfim, praticam barbaridades sem qualquer medo, pois sabem que que a polícia somente poderá negociar. Se fosse nos EUA uma mira telescópica estaria apontada para a cabeça de cada um e a polícia não teria medo de atirar. Mas aqui eles estão acima da polícia, pois foram paparicados pelos socialistas como cobradores de dívidas sociais. A polícia, intimidada, sabe que nas comunidades a população estará sempre com eles, pois os teme muito mais que ao estado omisso e boca mole.
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Esse pessoal de esquerda mostra-se extremamente rigoroso no trato com aqueles que discordam de suas ideias, mas defendem bandidos comuns, desde que se voltem contra a chamada burguesia. Isso acontece sempre nos regimes comunistas.
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O governo patrocinou a vinda de 30 índios a  Brasília para aprenderem a plantar árvores. Seria trágico, se não fosse ridículo.
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sábado, 11 de outubro de 2014

ANJOS DA GUARDA.

Anjos da Guarda

02 de outubro - Dia do Anjo da Guarda


Anjo da Guarda

( Artista: Jason Lee  )


Anjos da guarda são os anjos que, segundo as crenças cristãs, Deus envia no nosso nascimento para nos proteger durante toda a nossa vida.

A celebração dedicada aos anjos da guarda surgiu na Espanha, no século V, e espalhou-se por toda a Europa em poucos séculos. A data foi originalmente fixada no dia 29 de setembro, juntamente com a Festa do Arcanjo Miguel, e tinha um caráter de proteção coletiva.
Em 1670 o Papa Clemente X criou a celebração da festa distinta para os "Santos Anjos da Guarda", particular de cada pessoa, dedicando o dia 2 de outubro para sua celebração.

Histórias à parte, certas pessoas – entre parentes, amigos e ocasionais desconhecidos – agem como verdadeiros anjos da guarda em certas situações, nos auxiliando nos momentos difíceis.
Nesse sentido, o conceito de “anjo da guarda” pode ser atribuído a certas pessoas bondosas, que disponibilizam seu tempo e atenção no auxílio aos outros, sejam estes conhecidos ou não.

Por crença no divino ou gratidão ao terreno, fica aqui minha celebração aos anjos da guarda, espirituais ou carnais.


Há pessoas que são anjos da guarda


Lembrei-me da singela oração para o anjo da guarda que minha mãe dizia para mim e recita até hoje, quando acredita precisar de uma proteção extra para passar por alguma situação difícil.

Santo Anjo do Senhor,
meu zeloso guardador,
pois que a ti me confiou a Piedade Divina,
hoje e sempre
me governa, rege, guarda e ilumina.
Amém.




02 de outubro - Dia do Anjo da Guarda


Ela acreditava em anjo e, porque acreditava, eles existiam!
( Clarice Lispector )

Voam Palavras
Ela acreditava em anjo
http://voam-palavras-voam.blogspot.com.br/2009/12/ela-acreditava-em-anjo-e-porque.html



02 de outubro - Festa dos Santos Anjos da Guarda


Descubra qual é seu anjo da guarda. 

No link abaixo é possível descobrir o nome, as características e o grau na hierarquia celestial do seu anjo da guarda. Há também explicações sobre as diferentes categorias angelicais (Serafins, Querubins, Tronos, Dominações, Potências, Virtudes, Principados, Arcanjos e Anjos) das quais fazem parte os diferentes protetores. 
Por crença ou curiosidade, vale consultar e conhecer o assunto.

Eu Sou Luz
Descubra seu Anjo da Guarda
http://www.eusouluz.iet.pro.br/anjodaguarda.htm 


02 de outubro - Dia dos Anjos da Guarda




Fontes de consulta:

Wikipédia
Anjo da guarda
Imensidão Oculta
O que são os Anjos?
http://imensidao-oculta.blogspot.com.br/2012/04/o-que-sao-os-anjos.html 

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Este belo artigo sobre anjos me foi remetido por Sylvio
Bazote, amigo historiador mineiro de Juiz de Fora.

 Obrigado, Sylvio.
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sábado, 6 de setembro de 2014

ABRAHAM LINCOLN



Não criarás a prosperidade se desestimulares a poupança.

Não fortalecerás os fracos se enfraqueceres os fortes.

Não ajudarás o assalariado se arruinares aquele que o paga.

Não estimularás a fraternidade humana se alimentares o ódio de classe.

Não ajudarás os pobres se eliminares os ricos.

Não podes criar estabilidade permanente baseada em dinheiro emprestado.

Não evitarás as dificuldades se gastares mais do que ganhas.

Não fortalecerás a dignidade e o ânimo se subtraíres aos homens a iniciativa e a liberdade.

Não poderás ajudar aos homens de maneira permanente se fizeres por eles aquilo que eles podem e devem fazer por si próprios.

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Abraham Lincoln (1809-1865). Presidente e grande estadista americano. Atualíssimo, especialmente na América Latina. Se alguém quiser vestir a carapuça...

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No Brasil busca-se confundir professor com educador. Confunde-se instrução com educação. Ou se confunde de má fé, pois isso interessa a governos totalitários. Uma mãe analfabeta pode ser excelente educadora. Um professor com pós-doutorado pode ser péssimo, se for um mau caráter e não tiver princípios morais, se não for honrado e honesto. Instruir é dever do professor. Ele pode ser até um educador, se quiser mesmo ir além. Ministério da Educação é um erro crasso. O tal ministério é somente da instrução. Meus educadores foram meus pais, avós, tios, e alguns mestres abnegados que iam além da instrução. Leiam o livro de Armindo Moreira. Muito esclarecedor.
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terça-feira, 2 de setembro de 2014

O PIRILAMPO.





Recebi e repasso, pois achei interessante. Uma fábula e seu ensinamento moral.

Diz a lenda que uma serpente começou a perseguir um pirilampo. Este fugiu rapidamente do predador feroz, mas a cobra não desistia. Ele fugiu no dia seguinte, no terceiro dia, no quarto dia... Mas a cobra continuou a perseguição.
Já sem forças, o pirilampo parou e perguntou à cobra:
- Posso te fazer três perguntas?...
- Não costumo dar privilégios mas, como vais morrer mesmo, podes fazer. Pergunta!
-Eu pertenço à tua cadeia alimentar?
- Não, respondeu a serpente.
- Eu te fiz algum mal?
- Não, repetiu a serpente.
- Então, por que queres acabar comigo?...
- Porque não suporto o teu brilho.
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quinta-feira, 28 de agosto de 2014

LITERATURA DE CORDEL.


João Grilo


             A Literatura de Cordel, originalmente oral, é popular e tem origem nordestina. Os poetas colocavam suas produções em cordões, nas praças ou ruas, para que todos pudessem ler. Daí para as revistas, o sucesso foi um passo. Hoje fazemos varais literários, bem semelhantes.

Com os leitores uma história clássica de cordel: a de João Grilo. Foi tirada da coleção Literatura Comentada - Autores de Cordel - da Abril Educação, textos selecionados por Marlyse Meyer.
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Editor: João Martins de Athayde.
Autor: João Ferreira de Lima.
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No ano em que João nasceu
houve um eclipse da lua
e detonou um vulcão
que ainda continua.
Naquela noite correu
um lobisomem na rua.
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O pobre Grilo criou-se
pequeno, magro e sambudo,
as pernas tortas e finas,
a boca grande e beiçudo.
No sítio onde ele morava
dava notícia de tudo.
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Um dia a mãe de João Grilo
foi buscar água à tardinha.
Deixou o Grilo em casa,
que quando deu fé lá vinha
um padre pedindo água,
Coisa que ele não tinha.
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João disse: - Só tem garapa.
Disse o padre: Donde é?
João Grilo lhe respondeu:
É do Engenho Catolé.
Disse o padre: Pois eu quero.
João lhe levou a coité.
(coité: cabaça, cuia)
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O padre tomou e disse:
Oh, que garapa da boa!
João Grilo falou: - Quer mais?
O padre disse: - E a patroa
não brigará com você?
João falou: Tem canoa!
(Tem canoa: tem muita.)
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João trouxe outra coité
naquele mesmo momento.
Disse ao padre: - Beba mais,
não precisa acanhamento.
Na garapa tinha um rato
bem podre e bem fedorento.
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O padre gritou: - Menino,
tenha mais educação.
E por que não me disseste?
Oh natureza do cão!
O padre pegou a coité
e arrebentou-a no chão.
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João Grilo disse: - Danou-se.
misericórdia, São Bento!
Com isto a mamãe se dana,
me paga mil e quinhentos.
Essa coité, seu vigário
é da mamãe mijar dentro!
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O padre soltou um arroto,
disse para o sacristão:
Este menino é o diabo
em figura de cristão.
Meteu o dedo na goela,
quase vomita o pulmão.
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sábado, 16 de agosto de 2014

DEZ PRINCÍPIOS CONSERVADORES.

Por Russel Kirk



Não sendo nem uma religião nem uma ideologia, o conjunto de opiniões designado como conservadorismo não possui nem uma Escritura Sagrada nem um Das Kapital que lhe forneça um dogma. Na medida em que seja possível determinar o que os conservadores creem, os primeiros princípios do pensamento conservador provêm daquilo que professaram os principais escritores e homens públicos conservadores ao longo dos últimos dois séculos. Sendo assim, depois de algumas observações introdutórias a respeito deste tema geral, eu irei arrolar dez destes princípios conservadores.


Talvez seja mais apropriado, a maior parte das vezes, usar a palavra “conservador” principalmente como adjetivo. Já que não existe um Modelo Conservador, sendo o conservadorismo, na verdade, a negação da ideologia: trata-se de um estado da mente, de um tipo de caráter, de uma maneira de olhar para ordem social civil.


A atitude que nós chamamos de conservadorismo é sustentada por um conjunto de sentimentos, mais do que por um sistema de dogmas ideológicos. É quase verdade que um conservador pode ser definido como sendo a pessoa que se acha conservadora. O movimento ou o conjunto de opiniões conservadoras pode comportar uma diversidade considerável de visões a respeito de um número considerável de temas.


Em suma, uma pessoa conservadora é simplesmente uma pessoa que considera as coisas permanentes mais satisfatórias do que o caos. (Mesmo assim, os conservadores sabem, como Burke, que a saudável “mudança é o meio de nossa preservação”). A continuidade da experiência de um povo, diz o conservador, oferece uma direção muito melhor para a política do que os planos abstratos dos filósofos de botequim. Mas é claro que a convicção conservadora é muito mais do que esta simples atitude genérica.


Não é possível redigir um catálogo completo das convicções conservadoras; no entanto, ofereço aqui, de forma sumária, dez princípios gerais; tudo indica que se possa afirmar com segurança que a maioria dos conservadores subscreveria a maior parte destas máximas. Nas várias edições do meu livro The Conservative Mind, fiz uma lista de alguns cânones do pensamento conservador – a lista foi sendo levemente modificada de uma edição para a outra edição; em minha antologia The Portable Conservative Reader, ofereço algumas variações sobre este assunto. Agora, lhes apresento uma resenha dos pontos de vista conservadores que difere um pouco dos cânones que se encontram nestes meus dois livros. Por fim, as diferentes maneiras através das quais as opiniões conservadoras podem se expressar são, em si mesmas, uma prova de que o conservadorismo não é uma ideologia rígida. Os princípios específicos enfatizados pelos conservadores, em um dado período, variam de acordo com as circunstâncias e as necessidades daquela época. Os dez artigos de convicções abaixo refletem as ênfases dos conservadores americanos da atualidade.

Primeiro - Um conservador crê que existe uma ordem moral duradoura.
Esta ordem é feita para o homem, e o homem é feito para ela: a natureza humana é uma constante e as verdades morais são permanentes.
Esta palavra ordem quer dizer harmonia. Há dois aspectos ou tipos de ordem: a ordem interior da alma e a ordem exterior do estado. 
O nosso mundo do século XX experimentou as terríveis conseqüências do colapso na crença em uma ordem moral. Assim como as atrocidades e os desastres da Grécia do V século a.C., a ruína das grandes nações, em nosso século, nos mostra o poço dentro do qual caem as sociedades que fazem confusão entre o interesse pessoal, ou engenhosos controles sociais, e as soluções satisfatórias da ordem moral tradicional.

Foi dito pelos intelectuais progressistas que os conservadores acreditam que todas as questões sociais, no fundo, são uma questão de moral pessoal. Se entendida corretamente esta afirmação é bastante verdadeira. Uma sociedade onde homens e mulheres são governados pela crença em uma ordem moral duradoura, por um forte sentido de certo e errado, por convicções pessoais sobre a justiça e a honra, será uma boa sociedade – não importa que mecanismo político se possa usar; enquanto se uma sociedade for composta de homens e mulheres moralmente à deriva, ignorantes das normas, e voltados primariamente para a gratificação de seus apetites, ela será sempre uma má sociedade – não importa o número de seus eleitores e não importa o quanto seja progressista sua constituição formal.


Segundo - O conservador adere ao costume, à convenção e à continuidade.

É o costume tradicional que permite que as pessoas vivam juntas pacificamente; os destruidores dos costumes demolem mais do que o que eles conhecem ou desejam. É através da convenção – uma palavra bastante mal empregada em nossos dias – que nós conseguimos evitar as eternas discussões sobre direitos e deveres: o Direito é fundamentalmente um conjunto de convenções. Continuidade é uma forma de atar uma geração com a outra; isto é tão importante para a sociedade com o é para o indivíduo; sem isto a vida seria sem sentido. Revolucionários bem sucedidos conseguem apagar os antigos costumes, ridicularizar as velhas convenções e quebrar a continuidade das instituições sociais – motivo pelo qual, nos últimos tempos, eles têm descoberto a necessidade de estabelecer novos costumes, convenções e continuidade; mas este processo é lento e doloroso; e a nova ordem social que eventualmente emerge pode ser muito inferior à antiga ordem que os radicais derrubaram um seu zelo pelo Paraíso Terrestre.

Os conservadores são defensores do costume, da convenção e da continuidade porque preferem o diabo conhecido ao diabo que não conhecem. Eles creem que ordem, justiça e liberdade são produtos artificiais de uma longa experiência social, o resultado de séculos de tentativas, reflexão e sacrifício. Por isto, o organismo social é uma espécie de corporação espiritual, comparável à Igreja; pode até ser chamado de comunidade de almas. A sociedade humana não é uma máquina, para ser tratada mecanicamente. A continuidade, a seiva vital de uma sociedade não pode ser interrompida. 

Terceiro - Os conservadores acreditam no que se poderia chamar de princípio do preestabelecimento.


Os conservadores percebem que as pessoas atuais são anões nos ombros de gigantes, capazes de ver mais longe do que seus ancestrais apenas por causa da grande estatura dos que nos precederam no tempo. Por isto os conservadores com freqüência enfatizam a importância do preestabelecimento – ou seja, as coisas estabelecidas por costume imemorial, de cujo contrário não há memória de homem que se recorde. Há direitos cuja principal ratificação é a própria antiguidade – inclusive, com freqüência, direitos de propriedade. Da mesma forma a nossa moral é, em grande parte, preestabelecida. Os conservadores argumentam que seja improvável que nós modernos façamos alguma grande descoberta em termos de moral, de política ou de bom gosto.  O indivíduo é tolo, mas a espécie é sábia, declarou Burke. 


Quarto - Os conservadores são guiados pelo princípio da prudência.

Burke concorda com Platão que entre os estadistas a prudência é a primeira das virtudes. Toda medida política deveria ser medida a partir das prováveis conseqüências de longo prazo, não apenas pela vantagem temporária e pela popularidade. Os progressistas e os radicais, dizem os conservadores, são imprudentes: porque eles se lançam aos seus objetivos sem dar muita importância ao risco de novos abusos, piores do que os males que esperam varrer. Com diz John Randolph of Roanoke, a Providência se move devagar, mas o demônio está sempre com pressa. Sendo a sociedade humana complexa, os remédios não podem ser simples, se desejam ser eficazes. O conservador afirma que só agirá depois de uma reflexão adequada, tendo pesado as conseqüências. Reformas repentinas e incisivas são tão perigosas quanto as cirurgias repentinas e incisivas.

Quinto - Os conservadores prestam atenção no princípio da variedade.

Eles gostam do crescente emaranhado de instituições sociais e dos modos de vida tradicionais, e isto os diferencia da uniformidade estreita e do igualitarismo entorpecente dos sistemas radicais. Em qualquer civilização, para que seja preservada uma diversidade sadia, devem sobreviver ordens e classes, diferenças em condições matérias e várias formas de desigualdade. As únicas formas verdadeiras de igualdade são a igualdade do Juízo Final e a igualdade diante do tribunal de justiça; todas as outras tentativas de nivelamento irão conduzir, na melhor das hipóteses, à estagnação social. Uma sociedade precisa de liderança honesta e capaz; e se as diferenças naturais e institucionais forem abolidas, algum tirano ou algum bando de oligarcas desprezíveis irá rapidamente criar novas formas de desigualdade.


Sexto - Os conservadores são refreados pelo princípio da imperfectibilidade.


A natureza humana sofre irremediavelmente de certas falhas graves, bem conhecidas pelos conservadores. Sendo o homem imperfeito, nenhuma ordem social perfeita poderá jamais ser criada. Por causa da inquietação humana, a humanidade tornar-se-ia rebelde sob qualquer dominação utópica e se desmantelaria, mais uma vez, em violento desencontro – ou então morreria de tédio. Dando a devida atenção à prudente reforma, podemos preservar e aperfeiçoar esta ordem sofrível. Mas se os baluartes tradicionais de instituição e moralidade de uma nação forem negligenciados, se dá largas ao impulso anárquico que está no ser humano. Os ideólogos que prometem a perfeição do homem e da sociedade transformaram boa parte do século XX em um inferno terrestre.


Sétimo - Conservadores estão convencidos que liberdade e propriedade estão intimamente ligadas.


Separe a propriedade do domínio privado e Leviatã se tornará o mestre de tudo. Sobre o fundamento da propriedade privada, construíram-se grandes civilizações. Quanto mais se espalhar o domínio da propriedade privada, tanto mais a nação será estável e produtiva. Os conservadores defendem que o nivelamento econômico não é progresso econômico. Aquisição e gasto não são as finalidades principais da existência humana; mas deve-se desejar uma sólida base econômica para a pessoa, a família e o estado. Sir Henry Maine, em sua Village Communities, defende vigorosamente a causa da propriedade privada, como diferente da propriedade pública: “Ninguém pode ao mesmo tempo atacar a propriedade privada e dizer que aprecia a civilização. A história destas duas realidades não pode ser desintrincada”. Pois a instituição da propriedade privada tem sido um instrumento poderoso, ensinando a responsabilidade a homens e mulheres, dando motivos para a integridade, apoiando a cultura geral e elevando a humanidade acima do nível do mero trabalho pesado, proporcionando tempo livre para pensar e liberdade para agir. Ser capaz de guardar o fruto do próprio trabalho; ser capaz de ver o próprio trabalho transformado em algo de duradouro; ser capaz de deixar em herança a sua propriedade para sua posteridade; ser capaz de se erguer da condição natural da oprimente pobreza para a segurança de uma realização estável; ter algo que é realmente propriedade pessoal – estas são vantagens difíceis de refutar. O conservador reconhece que a posse de propriedade estabelece certos deveres do possuidor; ele reconhece com alegria estas obrigações morais e legais.


Oitavo - Os conservadores promovem comunidades voluntárias, assim como se opõem ao coletivismo involuntário.

Embora os americanos tenham se apegado vigorosamente aos direitos privados e de privacidade, também têm sido um povo conhecido por seu bem sucedido espírito comunitário. Na verdadeira comunidade, as decisões que afetam de forma mais direta as vidas dos cidadãos são tomadas no âmbito local e de forma voluntária. Algumas destas função são desempenhadas por organismos políticos locais, outras por associações privadas: enquanto permanecem no âmbito local e são caracterizadas pelo comum acordo das pessoas envolvidas, elas constituem comunidades saudáveis. Mas quando as funções, quer por deficiência, quer por usurpação, passam para uma autoridade central, a comunidade se encontra em sério perigo. Se existe algo de benéfico ou prudente em uma democracia moderna, isto se dá através da volição cooperativa. Se, então, em nome de uma democracia abstrata, as funções da comunidade são transferidas para uma coordenação política distante, o governo verdadeiro, através do consentimento dos governados, cede lugar para um processo de padronização hostil à liberdade e à dignidade humanas.
Uma nação não é mais forte do que as numerosas pequenas comunidades pelas quais é composta. 

Nono - Conservador percebe a necessidade de uma prudente contenção do poder e das paixões humanas.

Politicamente falando, poder é a capacidade de se fazer aquilo que se queira, a despeito da aspiração dos próprios companheiros. Um estado em que um indivíduo ou um pequeno grupo é capaz de dominar as aspirações de seus companheiros sem controles é um despotismo, quer seja monárquico, aristocrático ou democrático. Quando cada pessoa pretende ser um poder em si mesmo, então a sociedade se transforma numa anarquia. A anarquia nunca dura muito tempo, já que, sendo intolerável para todos e contrária ao fato irrefutável de que algumas pessoas são mais fortes e espertas do que seus próximos. À anarquia sucede a tirania ou a oligarquia, nas quais o poder é monopolizado por pouquíssimos.

O conservado se esforça por limitar e balancear o poder político para que não surjam nem a anarquia, nem a tirania. No entanto, em todas as épocas, homens e mulheres foram tentados a derrubar os limites colocados sobre o poder, a favor de um capricho temporário. É uma característica do radical que ele pense o poder como uma força para o bem – desde que o poder caia em suas mãos. Em nome da liberdade, os revolucionários franceses e russos aboliram os limites tradicionais ao poder; mas o poder não pode ser abolido; e ele sempre acha um jeito de terminar nas mãos de alguém. O poder que os revolucionários pensavam ser opressor nas mãos do antigo regime, tornou-se muitas vezes mais tirânico nas mãos dos novos mestres do estado

Décimo - O pensador conservador compreende que a estabilidade e a mudança devem ser reconhecidas e reconciliadas em uma sociedade robusta.

O conservado não se opõe ao aprimoramento da sociedade, embora ele tenha suas dúvidas sobre a existência de qualquer força parecida com um místico Progresso, com P maiúsculo, em ação no mundo. Quando uma sociedade progride em alguns aspectos, geralmente ela está decaindo em outros. O conservador sabe que qualquer sociedade sadia é influenciada por duas forças, que Samuel Taylor Coleridge chamou de Conservação e Progressão (Permanence and Progression). A Conservação de uma sociedade é formada pelos interesses e convicções duradouros que nos dão estabilidade e continuidade; sem esta a Conservação as fontes do grande abismo se dissolvem, a sociedade resvala para a anarquia. Por isto o conservador inteligente se esforça por reconciliar as reivindicações da Conservação e as reivindicações da Progressão. 

O conservador raciocina que a mudança é essencial para um corpo social da mesma forma que o é para o corpo humano. Um corpo que deixou de se renovar, começou a morrer. Mas se este corpo deve ser vigoroso, a mudança deve acontecer de uma forma harmoniosa, adequando-se à forma e à natureza do corpo; do contrário a mudança produz um crescimento monstruoso, um câncer que devora o seu hospedeiro. O conservado cuida para que numa sociedade nada nunca seja completamente velho e que nada nunca seja completamente novo. Esta é a forma de conservar uma nação, da mesma forma que é o meio de conservar um organismo vivo. Quanta mudança seja necessária em uma sociedade, e que tipo de mudança, depende das circunstâncias de uma época e de uma nação.

Eric Voegelin costumava dizer que a grande linha de demarcação na política moderna não é a divisão entre progressistas de um lado e totalitários do outro. Não, de um lado da linha estão todos os homens e mulheres que imaginam que a ordem temporal é a única ordem e que as necessidades materiais são as únicas necessidades e que eles podem fazer o que quiserem do patrimônio da humanidade. No outro lado da linha estão todas as pessoas que reconhecem uma ordem moral duradoura no universo, uma natureza humana constante e deveres transcendentes para com a ordem espiritual e a ordem temporal.

Tradução de Padre Paulo Ricardo de Azevedo Júnior
(Do Blog do ANON, O Subversivo do século XXI.)
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sábado, 9 de agosto de 2014

EXPRESSÕES CURIOSAS NA LÍNGUA PORTUGUESA.

JURAR DE PÉS JUNTOS:


Mãe, eu juro de pés juntos que não fui eu. A expressão surgiu através das torturas executadas pela Santa Inquisição, nas quais o acusado de heresia tinha as mãos e os pés amarrados (juntos) e era torturado para dizer nada além da verdade. Até hoje o termo é usado pra expressar a veracidade de algo que uma pessoa diz.

MOTORISTA BARBEIRO:


Nossa, que cara mais barbeiro! No século XIX, os barbeiros faziam não somente os serviços de corte de cabelo e barba, mas também, tiravam dentes, cortavam calos etc., e por não serem profissionais, seus serviços mal feitos geravam marcas. A partir daí, todo serviço mal feito era atribuído ao barbeiro, pela expressão "coisa de barbeiro". Esse termo veio de Portugal; contudo a associação de "motorista barbeiro", ou seja, um mau motorista, é tipicamente brasileira.

TIRAR O CAVALO DA CHUVA:

Pode ir tirando seu cavalinho da chuva porque não vou deixar você sair hoje! No século XIX, quando uma visita iria ser breve, ela deixava o cavalo ao relento em frente à casa do anfitrião e se fosse demorar, colocava o cavalo nos fundos da casa, em um lugar protegido da chuva e do sol. Contudo, o convidado só poderia pôr o animal protegido da chuva se o anfitrião percebesse que a visita estava boa e dissesse: "pode tirar o cavalo da chuva". Depois disso, a expressão passou a significar a desistência de alguma coisa.

DAR COM OS BURROS N'ÁGUA:

A expressão surgiu no período do Brasil colonial, onde tropeiros que escoavam a produção de ouro, cacau e café, precisavam ir da região Sul A Sudeste sobre burros e mulas. O fato era que muitas vezes esses burros, devido à falta de estradas adequadas, passavam por caminhos muito difíceis e regiões alagadas, onde os burros morriam afogados. Daí em diante o termo passou a ser usado pra se referir a alguém que faz um grande esforço para conseguir algum feito e não consegue ter sucesso naquilo.

GUARDAR A SETE CHAVES:

No século XIII, os reis de Portugal adotavam um sistema de arquivamento de jóias e documentos importantes da corte através de um baú que possuía quatro fechaduras, sendo que cada chave era distribuída a um alto funcionário do reino. Portanto eram apenas quatro chaves. O número sete passou a ser utilizado devido ao valor místico atribuído a ele, desde a época das religiões primitivas. A partir daí começou-se a utilizar o termo "guardar a sete chaves" para designar algo muito bem guardado.

OK:

A expressão inglesa "OK" (okay), que é mundialmente conhecida para significar algo que está tudo bem, teve sua origem na Guerra da Secessão, no EUA. Durante a guerra, quando os soldados voltavam para as bases sem nenhuma morte entre a tropa, escreviam numa placa "0 killed" (nenhum morto), expressando sua grande satisfação, daí surgiu o termo "OK".

ONDE JUDAS PERDEU AS BOTAS:

Existe uma história não comprovada, de que após trair Jesus, Judas enforcou-se em uma árvore sem nada nos pés, já que havia posto o dinheiro que ganhou por entregar Jesus dentro de suas botas. Quando os soldados viram que Judas estava sem as botas, saíram em busca delas e do dinheiro da traição. Nunca ninguém ficou sabendo se acharam as botas de Judas. A partir daí surgiu à expressão, usada para designar um lugar distante, desconhecido e inacessível.

PENSANDO NA MORTE DA BEZERRA:

A história mais aceitável para explicar a origem do termo é proveniente das tradições hebraicas, onde os bezerros eram sacrificados para Deus como forma de redenção de pecados. Um filho do rei Absalão tinha grande apego a uma bezerra que foi sacrificada. Assim, após o animal morrer, ele ficou se lamentando e pensando na morte da bezerra. Após alguns meses o garoto morreu.

O PIOR CEGO É O QUE NÃO QUER VER:

Em 1647, em Nimes, na França, na universidade local, o doutor Vincent de Paul D`Argent fez o primeiro transplante de córnea em um aldeão de nome Angel. Foi um sucesso da medicina da época, menos pra Angel, que assim que passou a enxergar ficou horrorizado com o mundo que via. Disse que o mundo que ele imaginava era muito melhor. Pediu ao cirurgião que arrancasse seus olhos. O caso foi acabar no tribunal de Paris e no Vaticano. Angel ganhou a causa e entrou para a história como o cego que não quis ver.

ANDA À TOA:

Toa é a corda com que uma embarcação reboca a outra. Um navio que está à toa é o que não tem leme nem rumo, indo pra onde o navio que o reboca determinar.

QUEM NÃO TEM CÃO, CAÇA COM GATO:


Na verdade, a expressão, com o passar dos anos, se adulterou. Inicialmente se dizia quem não tem cão caça como gato, ou seja, se esgueirando, astutamente, traiçoeiramente, como fazem os gatos.

NHENHENHÉM:

Nheë, em tupi, quer dizer falar. Quando os portugueses chegaram ao Brasil, os indígenas não entendiam aquela falação estranha e diziam que os portugueses ficavam a dizer "nhen-nhen-nhen".

VAI TOMAR BANHO:


Em "Casa Grande & Senzala", Gilberto Freire analisa os hábitos de higiene dos índios versus os do colonizador português. Depois das Cruzadas, como corolário dos contatos comerciais, o europeu se contagiou de sífilis e de outras doenças transmissíveis e desenvolveu medo ao banho e horror à nudez. Ora, o índio não conhecia a sífilis e se lavava da cabeça aos pés nos banhos de rio, além de usar folhas de árvore pra limpar os bebês e lavar no rio as redes nas quais dormiam. Ora, o cheiro exalado pelo corpo dos portugueses, abafado em roupas que não eram trocadas com frequência e raramente lavadas, aliado à falta de banho, causava repugnância aos índios. Então os índios, quando estavam fartos de receber ordens dos portugueses, mandavam que fossem "tomar banho".

ELES QUE SÃO BRANCOS QUE SE ENTENDAM:

Esta foi das primeiras punições impostas aos racistas, ainda no século XVIII. Um mulato, capitão de regimento, teve uma discussão com um de seus comandados e queixou-se a seu superior, um oficial português... O capitão reivindicava a punição do soldado que o desrespeitara. Como resposta, ouviu do português a seguinte frase: "Vocês que são pardos, que se entendam ". O oficial ficou indignado e recorreu à instância superior, na pessoa de D. Luís de Vasconcelos (1742-1807), 12° vice-rei do Brasil. Ao tomar conhecimento dos fatos, D. Luís mandou prender o oficial português que estranhou a atitude do vice-rei. Mas, D. Luís se explicou: "Nós somos brancos, cá nos entendemos".


ÁGUA MOLE EM PEDRA DURA, TANTO BATE ATÉ QUE FURA:
Um de seus primeiros registros literário foi feito pelo escritor latino Ovídio (43 a.C. - 18 d.C), autor de célebres livros como "A arte de amar" e "Metamorfoses", que foi exilado sem que soubesse o motivo. Escreveu o poeta: "A água mole cava a pedra dura". É tradição das culturas dos países em que a escrita não é muito difundida formar rimas nesse tipo de frase para que sua memorização seja facilitada. Foi o que fizeram com o provérbio, portugueses e brasileiros.
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