Roberto Rodrigues de Menezes.

Roberto Rodrigues de Menezes



sábado, 30 de julho de 2011

LEONARDO DA VINCI.

Um dos mais multiformes gênios que já teve a humanidade, Leonardo nasceu na aldeia de Anchiano, em Vinci, Florença, Itália, no ano de 1452.
Muito jovem ainda, pintou um quadro representando sapos e cobras. O pai, ao entrar no quarto, assustou-se, à vista dos animais, pois pareciam verdadeiros.
Ser Piero, o pai, ao constatar a habilidade do filho, levou-o à presença de Andrea del Verrochio, hábil em todos os ramos da arte, e que possuía um famoso atelier em Florença.
Leonardo tornara-se profundo conhecedor de todas as artes. Mudou-se para Milão, indo para a corte de Ludovico, il Moro. Na corte milanesa encontrou ambiente e recursos adequados para favorecer o seu gênio. Pintou retratos de fidalgas, a estátua equestre de Francesco Sforza, pai de Ludovico, máquinas de guerras, alfaias espetaculares e mecanismos inovadores para a defesa do ducado.
Na Igreja de Santa Maria das Graças de Milão, ele pintou o admirável afresco "A última ceia".
Leonardo foi o precursor do submarino, do helicóptero, lançou experimentos no sentido do homem voar com máquinas, estudou Física, a anatomia humana e foi especialista em pintura e escultura. Para ir aos hospitais dissecar cadáveres e estudá-los, obteve permissão especial do papa. No entanto, quando o ambiente da corte começou a se revelar turbulento para ele, o gênio mais seus discípulos partiram de Milão. Uma rápida passagem em Veneza e ele voltou para Florença, sua terra natal.
Leonardo colocou-se a serviço de César Bórgia, na qualidade de seu engenheiro militar.
Leonardo projetou máquinas de guerra e fortificações que possibilitaram aos Bórgia a conquista da Romanha.
Monna Lisa del Giocondo foi a inspiradora de Leonardo para o maravilhoso quadro que a humanidade conhece como Mona Lisa. O artista, para fazer surgir no rosto da moça aquele famoso sorriso, procurou distraí-la com o auxílio de jograis e bufões. Dizem alguns historiadores que ela teria sido o amor secreto de sua vida.
Em 1503 Leonardo e Michelangelo Buonarroti foram incumbidos de pintar uma cena da história de Florença, na sala do Grande Conselho. Leonardo escolhera por tema a "Batalha de Anghiari" (1440) e, para traduzir em pintura o desenho da parede da sala, experimentou um novo método de colorir que, infelizmente, não deu resultado. O afresco ficou soberbo mas, depois de algum tempo, acabou em ruínas, pois a cobertura de estuque empregada no fundo apodreceu.
Intensos foram os estudos de Leonardo sobre o voo dos pássaros. O artista queria realizar o voo humano - desenhou e construiu máquinas que correspondessem a este objetivo. O monte Ceceri parecia-lhe o local mais adequado para tentar a grande experiência, que "devia inundar o universo de espanto". Todavia, nos seus escritos, não há a confirmação dessa tentativa.
Já velho, enfermo e esquecido na Itália, Leonardo estabeleceu-se na França, chamado pelo rei Francisco I, que pagava ao artista um ordenado de 700 escudos anuais e deu-lhe o castelo de Cloux, na cidade de Amboise.
Em 04 de maio de 1519, com 67 anos, Leonardo da Vinci, o gênio multiforme que abrira muitos campos a todas as artes, apagava-se na calma de Amboise, assistido pelo fiel discípulo Francesco Melzi. Viveu ali o três últimos anos de sua vida.
************************************
Fonte: Enciclopédia Trópico - Volume III.
************************************

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Música erudita em pílulas VII.

Piotr Ilyitch Tchaikovsky (Votkinsk 1840 - São Petersburgo 1893).
(WIKIPÉDIA).
************
O grande compositor russo Tchaikovsky foi o autor das duas peças que seguem, sucessos mundiais de música clássica. 
Dança O lago dos Cisnes.
(mediamania.com.br)
*****************
Após meses de sofrimento para o compositor, a primeira apresentação de O lago dos Cisnes, em março de 1877, foi um desastre quase completo. A obra, um dos mais famosos balés do mundo, teve que esperar até 1895, quando Marius Petipa e Lev Ivanov a remontaram, para ter uma montagem de primeira linha e a consequente aclamação. A Dança dos Cisnes é quase tão conhecida em termos visuais quanto auditivos, com as quatro bailarinas delicadas em seus trajes brancos e de braços entrelaçados, dançando primeiro de um lado e depois do outro.
Capricho Italiano
(espomadrid.es)
**************
Tchaikovsky foi quase sempre um homem melancólico, especialmente em sua vida pessoal. Mas as temporadas na Itália costumavam afastar a sua melancolia. Era impossível resistir, ele que era russo, à combinação do clima quente com o belo cenário e com os italianos, calorosos e sempre desejosos de agradar. No início de 1880 ele se instalou em Roma por algum tempo. Seu hotel ficava ao lado de um acampamento da Cavalaria Italiana, cuja banda tocava canções militares com tamanho talento, que Tchaikovsky apressou-se a anotar as melodias, que depois utilizou como fanfarra de abertura numa obra chamada Capricho Italiano. Embora sua inspiração tenha sido italiana, o resultado também soa magnificamente russo, com adornos ciganos, emocionantes colorações e ritmos orquestrais.
****************************
Fonte: Seleções do Reader's Digest
****************************

sábado, 23 de julho de 2011

Nabucodonosor.

Em 587 AC os judeus foram levados para o cativeiro na Babilônia, depois de terem Jerusalém sitiada por dois anos. Sedequias, o rei judeu, teve os olhos vazados e os filhos trucidados.
Jeremias, o profeta, lamentava: Como está abandonada a cidade antes tão povoada.
Exílio para os judeus; uma conquista a mais para Nabucodonosor. Opressor e oprimidos tinham uma origem longínqua comum: os caldeus. Abraão viera de Ur, na Caldéia, em 1800 AC, para iniciar o povoamento de Israel. E todos esses povos eram descendentes dos antigos sumerianos da velha Mesopotâmia.
************
Baixo-relevo representando Nabucodonosor.
************************************
Ao suceder o pai Nabopolassar, Nabucodonosor resolveu conquistar tudo o que pudesse. Venceu os assírios e os egípcios. E a partir daí vários povos de menor expressão e força, entre eles os judeus. Em 30 anos de guerras contínuas o rei babilônio passou a ser o mais poderoso soberano do Oriente.
Mas ele ficou também famoso não só pelas guerras. Calçou ruas, revestiu paredes com tijolos polidos. E em cada pedra do calçamento ele mandou escrever: Nabucodonosor, rei da Babilônia, sou eu! Ele fez da Babilônia a capital mais rica do oriente. Ergueu templos grandiosos com estátuas em ouro. O palácio em que morava, com seus jardins suspensos, foi considerado uma das maravilhas da Antiguidade.
Dizem os autores que o palácio foi construído pelo rei para a sua rainha Semíramis, saudosa da Média (Pérsia, hoje Irã), sua terra de origem. Nabucodonosor adorava um deus chamado Marduk. E ai de quem não o adorasse; mandava-o para o fogo. Nos seus últimos anos, porém, ficou demente. Afirmam alguns escribas, provavelmente inimigos, que rastejava e comia grama. E louco morreu em 562 AC. Seus sucessores eram fracos. Vinte anos depois de sua morte Ciro, rei dos Persas, conquistou o império babilônico.
*********
Teatro Adolpho Mello, inaugurado em 1854, no Centro Histórico do município catarinense de São José, limítrofe a Florianópolis.
**********************************
Arquitetura açoriana no Centro Histórico de São José.
********************************************

 

sábado, 16 de julho de 2011

Patagônia. Terra do Fogo. Fernão de Magalhães.

Torres del Paine, na Patagônia chilena (wikipedia).
*********************************************
O grande navegador português Fernão de Magalhães foi quem deu a primeira volta ao mundo na sua nau capitânia, mais uma frota de caravelas. Nesta gravura ele desceu pelo Atlântico até o extremo sul da América. Na tentativa de descobrir novas rotas, os corajosos nautas entram num estreito de penhascos incrivelmente altos, com o mar cheio de ondas violentas. Nos penhascos viam-se nichos em que fogueiras tremulavam ao sopro dos ventos, acesas pelos indígenas. Daí a origem do nome Terra do Fogo, que perdura até hoje.
****************************************
Os nativos daquelas regiões inóspitas eram hábeis cavaleiros e caçavam  guanacos e nhandus. Tinham uma característica muito peculiar que surpreendeu os navegadores de Fernão. Muito altos e esguios, seus pés eram enormes. Daí a alcunha posta pelos espanhóis de "patagones", ou pés grandes. Estava instituída a origem do nome daquela terra, que também perdura até hoje: Patagônia.
*********************** 
Uma das tribos daquele região, os chônecas, moravam em enormes tendas de peles e couros. As tribos, independentes entre si, tinham os seus caciques e alguns costumes estranhos. Quando a mulher engravidava, por exemplo, o companheiro ficava de cama. Eram extremamente supersticiosos e se ornavam com brincos, pintando o corpo de cores variadas, com essências vegetais. 

O mapa nos mostra a enorme região da Patagônia, no extremo sul da América do Sul, território chileno e argentino. Mais abaixo, no pequeno quadrado branco, a Terra do Fogo e suas inúmeras ilhas. Fernão Cortês desceu pelo oceano Atlântico e entrou naqueles canais até se deparar com um enorme mar de águas calmas, que chamou PACÍFICO. Estava sendo dando o nome de um dos atuais oceanos.
*************************** 
Numa de suas incursões pelo mundo o grande navegador chegou às Filipinas. E numa das ilhas, de nome Mactan, foi morto em um entrevero com os nativos. Ele, que nascera em Sabrosa, Portugal, no ano de 1480, encontrava a morte com pouco mais de quarenta anos. Mas deixou seu nome para a História como o navegador a dar a primeira volta ao mundo, descobrindo as terras do extremo sul do continente americano e a saída para o oceano Pacífico.
**********************************

domingo, 10 de julho de 2011

Pílulas culturais 33: As bonecas. (curiosidades).

Cortez, durante suas explorações no México, observou, na corte de Montezuma, que muitas damas astecas tinham em seus braços bonecas pintadas em cores vivazes.
************************
No Japão, anualmente, há uma festa característica chamada Hinamatasuro. Durante a cerimônia, que ocorre em março para as bonecas, e em junho para os bonecos, as meninas expõem seus "filhos".
****************************
No século XIX, em Nuremberg, Alemanha, foram construídos muitos acessórios para bonecas, tais como casinhas de madeira dotadas de móveis e outros apetrechos. Algumas eram tão perfeitas, que foram conservadas em museus.
********************
Durante a Renascença, a boneca se difundiu muitíssimo na Itália e na França, como ornamento e objeto de arte. Seu corpo era ainda primitivo, mas as roupas que a recobriam eram suntuosas, e às vezes preciosíssimas.
********************* 
Dado seu apreciável valor artístico, foram especialmente difundidas na Itália e em outros países as geniais e inimitáveis criações  Lenci, como bonecas, animais, flores de pano. de coloridos característicos e vivazes.
***************************
Tipos de bonecas em alguns países:  (da esq p/ a dir) boneca copta, boneca tusayan (fabricada pelos indígenas da América do Norte), boneca egípcia e boneca chinesa.
*****************************
Enciclopédia Trópico Volume III.
Documentário 140.
*****************************

sábado, 9 de julho de 2011

Pílulas Culturais 32: O tabaco.

Antes da descoberta da América, o tabaco não era conhecido na Europa. Quando Colombo desembarcou em San Salvador, alguns indígenas puseram-lhe aos pés longas folhas de cor verde-escura, que emanavam forte aroma.
****************************
Durante a exploração da Guanabara, os franceses de Villegaignon viram, no interior do país, indígenas que tinham na boca rolos de folhas secas acesas, aspirando-lhes avidamente a fumaça.
***************************
Um frade carmelita francês, em 1519, ao voltar de uma viagem no novo continente, ofereceu ao seu rei sementes de tabaco, ilustrando o uso e a cultura da erva. O rei, não lhes conhecendo o uso, deixou-as mofar.
****************************
O embaixador francês Jean Nicot, ao visitar o horto botânico em Lisboa, viu uma planta com flores belíssimas. Era o tabaco. Ele levou algumas sementes, que plantou no jardim da embaixada. Do nome deste diplomata o grande naturalista Linneu tirou o nome nicotina, substância da erva.
****************************************
Lá pelos fins do século XVIII, nos salões elegantes, também as damas gostavam de tomar sua pitadinha de rapé, que lhes ofereciam em preciosas tabaqueiras.
******************************************
Foi um fidalgo inglês, sir Walter Raleigh, quem introduziu o tabaco na corte. Enquanto fumava em casa um rudimentar charuto, seu servo, apavorado ao ver a fumaça sair-lhe da boca, atirou-lhe cerveja na cabeça.
************************
Na Turquia e na Pérsia (hoje Irã) usava-se o naguilê. Nesta espécie de cachimbo a fumaça atravessa um reservatório de água perfumada, antes de entrar por um canudo, por onde é aspirada.
**********************
O charuto, no século XIX, tornou-se quase uma tradição. Raramente se iniciava uma importante reunião de homens de negócios sem a troca de um bom charuto.
***************************
Com o difundir do cigarro, pouco a pouco também as mulheres passaram a fumar, provocando, no início, verdadeiros escândalos. Na América do Norte as damas que fumavam em público eram presas. Obviamente, o que estava em jogo não era o fato de o cigarro fazer mal á saude.
******************************
Enciclopédia Trópico volume III.
Documentário 131.
******************************


quarta-feira, 6 de julho de 2011

Pílulas 107: Falsários da Idade Média.

Assim eram tratados os falsários e ladrões na Idade Média. Pessoal sábio, o daquela época. E ainda chamam a Idade Média de idade das trevas. Já pensaram se fôssemos fazer isso aqui? Faltaria madeira.
**************************
O PT dispõe, de acordo com o PPS, de 60% dos cargos da Hidra. O restante vai para os adesivos. Nunca na história dezzte paízz um partido foi tão rico. Existe até gente do PSDB e do DEM votando com o governo. Caminhamos de forma inexorável para uma grotesca unanimidade. Serei minoria e, como tal, quero direitos especiais. 
**************************
Perguntei a um gaiato por que chamar trabalhadores em educação, se o termo professor é bem mais bonito e clássico. Ele me respondeu que é para ficar parecido com o PT.
**************************  
(ucho.info)
**********
10 bilhões de reais em emendas parlamentares. Quem vai se arriscar a ser oposição neste país?... Tia PRE não dorme de touca. Mas, convenhamos, isso é costume nacional desde as calendas. A coisa sempre funcionou na base do toma-lá-dá-cá desde a colônia. Senhores parlamentares, cuidem da saude e da segurança, serviços essenciais agonizantes. Educação, então...
Depois deste enorme e custoso aparato estatal montado pela Hidra, como sai caro para Marmelandia o Congresso Nacional. Ninguém economiza.
*************************
O primeiro amor de uma mulher será sempre o ator principal. Os que vierem depois serão meros coadjuvantes. (Edna Purviance - atriz).
*************************
(baupirata.com)
**************
Na época da Marmelândia colônia os impostos eram um quinto ( o quinto dos infernos). Hoje piorou e está um terço dos infernos, quase a metade. Pessoal voraz, especialmente o leão. Remédios com 35% de impostos em média. A sanha de tributar só aumenta. 
*************************
O brucutu bolivariano anda meio atrapalhado. Mas mesmo de um hospital público em Havana continua mandando e desmandando a Venezuela. Não larga o osso para o Vice. Este, muito prudente, diz que o chefe pode comandar mesmo do hospital. Quem tem, tem medo. (Meu genro me avisa que ele voltou, o ditador voltou novamente... por que razão quer voltar?...)
*******************
O desfile comemorativo do bi-centenário da independência da Venezuela foi assistido por Chavez à distância. Esta festa me lembrou os desfiles soviéticos de 7 de novembro e os desfiles do Kim da Coreia do Norte, que também anda meio depauperado. Nanicos querendo dar demonstração de força. Tudo no velho estilo stalinista. Propaganda enganosa.
*******************
(pop.com.br)
************
Este camarada com cara de presidente de diretório de Humanas, o ministro Luiz Sérgio, não emplacou no ministério do trato com a base aliada. Que chato!... Foi administrar os peixes. A Ideli ficou toda faceira, parou de pescar e vai confabular com a base de apoio quilométrica. Anunciou até que será a Idelizinha paz e amor. Parece que a fama lhe subiu à cabeça e pensa que é a Lulla. E por que não? Duvido que o saudoso deixe. Nem a tia PRE vai se reeleger.

(portal.pps.org.br) - Roberto Freire.
No fundo, no fundo, sempre gostei um pouquinho desse cara, apesar de esquerdista. Talvez o nome... Hoje o vejo como o político de peso e com respeitabilidade como oposição. Direita nesse país não há. Ou morreram ou se escondem com medo da horda petista. Ou colocam o interesse econômico acima da vã ideologia. 
 
(bombmcsp.webs.com)
*********************
O primeiro Corpo de Bombeiros brasileiro surgiu no Rio de Janeiro em 1856 e tinha 190 baldes para jogar água no fogo. Os carros motorizados apareceram em 1912. (Enciclopédia Conhecer - Tomo II).
*************************************
Escândalo no Ministério dos Transportes. A turma do PR, Partido da República, amigos da tia PRE, está indo com muita sede ao pote. Com amigos desses quem precisa de inimigos?...
*************************************
Meu filho Junior foi promovido, e por merecimento. É agora o Coordenador de Desenvolvimento Profissional do Sest/Senat. Felicidades, garoto.
*************************************

terça-feira, 5 de julho de 2011

Os infernais tártaros.(Gengis Khan parte II).

Exércitos derrotados e cidades em ruínas. Notícias vindas da longínqua Rússia para a Europa central no ano de 1237. Um povo guerreiro estava destruindo o que via pela frente. Depois de tomar Moscou esta gente chegava à Hungria e Polônia, levando tudo de roldão. Em seguida devastaram os países do leste europeu. Mas de repente, como tinham surgido, eles subiram os montes Urais e se retiraram, deixando a Europa em paz. Os guerreiros de várias tribos voltavam à sua Mongólia e os europeus os chamaram genericamente tártaros, ou infernais, pois em grego uma palavra parecida (tartar) significava inferno. Uma das tribos mongólicas tinha o nome tata, daí a derivação. Retornavam às estepes geladas e áridas, onde pouco se podia produzir. Por isso a necessidade periódica de incursões contra vizinhos mais prósperos e menos belicosos. 
Como bons mongóis, os tártaros não costumavam permanecer muito tempo no mesmo lugar. Povo nômade, tinham como casas tendas de tecido rústico com armação de madeira. Para viajar era só desmontá-la. O couro era usado nos calçados e roupas. Suas selas eram as melhores e possuíam especial apreço pelos seus cavalos, robustos, fortes, que suportavam até dez dias sem água. 
Os homens tinham olhos estreitos e eram de baixa estatura, mas fortes e atarracados. O que faltava em altura lhes sobrava em energia. Curtidos pelo clima rigoroso, eram cavaleiros agilíssimos. Tinham resistência, perícia e principalmente ferocidade. Era difícil a qualquer inimigo lhes fazer frente.
 *************************************
No século 13, sob o comando de Gengis Khan, os povos mongólicos conquistaram o maior de todos os impérios que a História registra. Sua imensa área abrangia desde a costa oriental do oceano Pacífico até a região do Mar Negro, como se vê acima.
*******************************
Os tártaros ocuparam Moscou, Kiev, Geórgia, Armênia, Bulgária, Ucrânia, Polônia Morávia, Hungria e Croácia. Batu Khan, o maior general depois de Gengis, não poupava despesas com a tropa. As tendas dos chefes eram bordadas a ouro, tanto que os europeus os cognominaram "Horda de ouro". Durante mais de duzentos anos exerceram poderosa influência na Rússia.
O sucessor de Ogodai foi Kublai Khan, neto do "Guerreiro Perfeito". Estudara com os chineses e os admirava pela sabedoria e ciência. Resolveu viver à maneira chinesa, deixando as tendas e morando em cidades. Seu império de 35 anos teve paz e prosperidade, com a diminuição da tradicional hostilidade entre chineses e mongóis.
O último dos grandes conquistadores tártaros, depois do Kublai, foi Tarmelão. Alegando ser sucessor de Gengis, tentou devolver os mongóis às guerras e às planícies. Chegou a comandar a Horda de Ouro em 1395. Mas, numa incursão à Índia, onde os tártaros fizeram uma pilhagem nunca esquecida pelos hindus, morreu no retorno, às vésperas dos setenta anos. Os mongóis, também chamados tártaros, foram então, ao longo do tempo, deixando de lado suas tradições guerreiras e permaneceram em sua terra. Hoje seus descendentes habitam a Mongólia, parte da Rússia e China.     
***********************************
(Pesquisa: Enciclopédia Conhecer Tomo II).
***********************************
RÁPIDAS:
Leitor me pergunta por e-mail porque parabenizei os EUA ontem, 04 de julho. Nada a ver, diz ele. Não esquenta, brother. É só para irritar um pouco os petistas que me leem.
*******************************************
Hospital Santa Catarina, de Blumenau. Meu neto Augusto nasceu ali. Fiquei impressionado com a limpeza, quase luxo, instalações modernas e adequadas, funcionários gabaritados, atendentes muito bem vestidos, médicos e enfermeiros competentes. Todos muito educados. Parabéns à direção, corpo clínico e funcionários. Como seria bom que todos os hospitais públicos do Brasil fossem assim. Será impossível, com tanto dinheiro de imposto?
No entanto, nos hospitais públicos os funcionários, enfermeiros e médicos possuem a mesma qualidade, mas faltam-lhes meios e apoio para bem trabalhar, e tal é culpa da Hidra. Soube bem disso quando minha sogra foi internada no Hospital Regional de São José.
***********************************
Agradeço ao meu já amigo lagunense Márcio Rodrigues pelos votos felizes com relação aos meus quarenta anos de namoro com Sílvia e nascimento do meu neto Augusto.
***********************************