A mais artística fonte de Roma é a "Fonte das Tartarugas", projetada por Giacomo della Porta.
A "Fontanella del Facchino" representa um carregador segurando um pequeno barril, de onde jorra água.
O arquiteto Domenico Fontana foi o idealizador de numerosas fontes que embelezam Roma e, entre elas, esta obra apreciadíssima, que é a Fontanone da Água Feliz.
A Fonte do Quirinal, ou dos Dióscuros, foi construída pelo arquiteto Domenico Fontana sobre elementos pré-existentes. O grande tanque e as estátuas dos dois gêmeos, Castor e Polux, pertencem realmente à época Romana.
Fonte de Santa Maria, em Cosmedin. De estilo barroco, esta obra foi projetada emn 1715 por Carlos Francesco Bizaccheri. Surge à frente do Foro Boário, diante da Igreja homônima.
Ainda de Domenico Fontana é o célebre tanque denominado Fonte da Água Paula, que se encontra no Gianícolo. É a mais importante mostra de água de Roma.
Um dos tanques da Praça de São Pedro. As duas fontes, perfeitamente iguais, são obra de Carlo Maderna, nascido em Bissone em 1556 e morto em Roma em 1629.
De autoria de Gianlorenzo Bernini, a Fonte do Tritão, na Praça Barberini. Sobre uma grande concha, sustentada por dois golfinhos, ergue-se um tritão.
A Fonte dos Rios, obra de Bernini, encontra-se ao centro da Praça Navona. As quatro estátuas que a compõem simbolizam o rio Nilo, o Ganges, o Danúbio e o rio da Prata.
Projetada por Nicola Salvi, a Fontana de Trevi foi executada pelo escultor Bracci no século XVII. Uma conhecida lenda diz que quem atirar uma moeda nessa fonte voltará a Roma antes de morrer.
A Fonte das Náiades, mitológicas ninfas das águas, encontra-se na Praça da Esedra. As graciosas figuras femininas foram acrescentadas mais tarde pelo escultor Mario Rutelli. Foi inaugurada em 10 de setembro de 1870.
**************************************************
Nenhum comentário:
Postar um comentário