Roberto Rodrigues de Menezes.

Roberto Rodrigues de Menezes



terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Dinarmarca, a terra da sereia e dos vikings.

Às portas de Copenhague, debruçada sobre o Báltico, a sereia em uma pedra contempla as idas e vindas dos navios. Ela salvara um príncipe da fúria das ondas e, tomada de amor por ele, conseguiu do rei do mar, seu pai, pernas humanas. Mas ele casou com outra e ela, em desespero, se deixou engolir pelas vagas. Mas ressuscitou na forma de um espírito bom, que vela pelos nautas. E os dinamarqueses depositam flores na estátua da sereia benfazeja.
****************************************
A Dinamarca tem quase 500 ilhas e um pedaço de terra contígua à Alemanha. Copenhague se situa na ilha Zelândia. O país ainda possui a Groenlândia, a maior ilha do planeta. A terra se apresenta fértil com campos de cevada, aveia, centeio e beterraba. Dotada de forte indústria de construção naval.
****************************************
Copenhague originou-se de uma fortaleza construída no século XII pelo bispo Azel.
****************************************
Os vikings ali chegaram, vindos da Escandinávia, e expulsaram os germânicos. No século VIII formava-se o reino da Dinamarca, com parte de terras hoje da Suécia e Alemanha. Gotrik, morto em 810, foi seu primeiro rei. No final do século X o reino se convertia ao catolicismo. Canuto VI e Valdemar II solidificaram o império. Com a União de Kalmar, a rainha Margritte passa a dispor de terras da Dinamarca, Suécia e Noruega.  No século XVI os reinos se separam em definitivo.
A segunda guerra mundial e a invasão alemã fazem o país sofrer de 1943 a 1945.
***************************************
O belo Brasão Imperial da Dinamarca.
**************************************
Hoje a Dinamarca é uma monarquia constitucional com  a rainha Maria II, chefe de Estado. O primeiro ministro administra o país. Pertence à União Europeia desde a década de setenta. Tem um índice de desenvolvimento humano muito elevado e boa qualidade de vida.
**************************************
A rainha Maria II saúda seu povo.
****************************************

Um comentário:

  1. Oi "Tio Beto"!

    Estive na Dinamarca e na Suécia em novembro de 2010. É um lugar singular. Na Dinamarca estive em Copenhaguem e também na cidade de Helsingor, no castelo de Kronborg, aonde Shakespeare deu vida a HAMLET. Fiz também um tour pela ilha da Zelândia, visitando as praias ao norte, mar onde os vikings navegaram. Em Copenhaguem, tive a chance de atravessar o estreito de Oresund, até a Suécia, na ponte hoje considerada uma das maravilhas da engenharia moderna. E como nao se lembrar das histórias de Hans Christian Andersen, ao visitar o ícone de Copenhguem: A pequena sereia. Este também escreveu outra história de minha infância: O patinho feio.

    Saudacoes da gelada Europa!
    Biligui

    ResponderExcluir