(Batismo de Jesus Cristo por João Batista no rio Jordão).
Mateus (também chamado Levi) cobrador de impostos em Cafarnaum, redigiu seu Evangelho em aramaico (um dialeto do hebraico), por volta do ano 60. Mateus escreve na Palestina para leitores judeus e seu texto faz várias citações do Antigo Testamento, tendo chegado até nós na sua tradução para o grego. O símbolo do Evangelho de Mateus é uma figura humana, ou anjo, porque o início de sua obra expõe a genealogia de Jesus.
Chamado João Marcos, discípulo de Pedro e companheiro de Paulo em sua primeira viagem missionária. Marcos faz um apanhado do que lhe contou Pedro, testemunha ocular e conhecedor de minúcias e detalhes da vida de seu Mestre. O texto apresenta Jesus para os ainda não convertidos. O símbolo do texto de Marcos é o leão, porque começa com a pregação de João Batista no deserto, onde havia leões.
***************
Evangelho de Lucas:
De origem grega, companheiro das missões de Paulo, Lucas também escreveu os Atos dos Apóstolos pouco antes do ano 70. Seu Evangelho, portanto, é anterior a esta data. Lucas escreve para os pagãos, apresentando Jesus sob um aspecto mais atraente e comovedor. O símbolo do Evangelho de Lucas é o touro, porque começa com o anúncio do anjo a Zacarias no templo, onde havia sacrifícios de animais, entre os quais o touro. Neste anúncio, um anjo avisa ao sacerdote que sua mulher Isabel terá um filho, a quem porão o nome de João Batista, que preparará as veredas do Messias.
***************
Evangelho de João:
Companheiro de Jesus, irmão de Tiago e filho de Zebedeu. Foi um dos mais íntimos discípulos, responsável pelos cuidados devidos a Maria após a morte e ressurreição de Cristo. João compôs sua obra nos últimos anos do primeiro século da nossa era, mais de trinta anos após a redação dos três primeiros. Dá ênfase à divindade do Messias. Seu Evangelho foi feito para os cristãos e apresenta Jesus como:***************
Nenhum comentário:
Postar um comentário