Normandos eram os homens do norte, na sua língua "Vikings", originários da Escandinávia. Na gravura acima, armados e estendidos ao centro de seus barcos de guerra, eram sepultados os chefes vikings. Algumas dessas sepulturas foram encontradas em cavidades de rochas. Tapeçarias e engenhos de guerra testemunharam a força e a sensibilidade artística desses bárbaros.
*********************************Uma frota normanda em mar aberto. Em suas incursões de longo alcance, os normandos demonstravam sua audácia e uma perícia marítima que não encontrou paralelo na História, a não ser no período áureo de Cartago. É de estarrecer, só em pensar que, com esses pequenos barcos, eles ousaram desafiar o Atlântico, atravessando-o completamente da Noruega ao Canadá.
************************
Os normandos incursionaram por território francês, a estes obrigando a lhes ceder parte de seu território. Combatentes audazes e ferozes, conquistaram também terras na Itália, na Idade Média.
************************
As tropas normandas de Guilherme, o Conquistador, desembarcaram nas costas inglesas em 1066. A conquista normanda teve enorme importância não só para a Inglaterra, mas para a Europa inteira. Lá os normandos deixaram descendentes em todo canto.
******************************
Enciclopédia Trópico, Volume III.
Documentário 124.
******************************
Nenhum comentário:
Postar um comentário