Roberto Rodrigues de Menezes.

Roberto Rodrigues de Menezes



sexta-feira, 2 de março de 2012

Ainda o Hino de Santa Catarina

Está na Assembleia Legislativa de Santa Catarina um projeto de lei do deputado Knaesel, objetivando propor mudanças no Hino de Santa Catarina. Puxa, demorou, mas já estava na hora dessa mudança.
Não é uma questão de ser contra ou a favor do Hino, que por sinal é belíssimo. Eis algumas razões que aponto no sentido de se preservar a música e modificar a letra:
-  O Hino foi composto para ser Hino Nacional. Nada tem a ver com o Estado. A melodia é mais antiga. A letra é de 1895, época em que se vivia intensamente a abolição da escravatura (1888), e a proclamação da República (1889), com a consequente queda da monarquia. A letra do Hino, apesar de bela, bem elaborada, com apuro na métrica e na rima, só fala desses temas, abolição e república.
- Já lhes disse que a música não precisa ser alterada. É muito bonita. A introdução no piano se revela magistral. Não é épica, tronituante, nem melancólica. Segue padrões de música erudita.
- Analisemos algumas partes da letra:  
"As festas que os livres  (que eram escravos) frementes de ardores celebram nas terras gigantes da cruz (Brasil)"
"Quebram-se férreas cadeias, rojam algemas no chão. Do povo nas epopeias fulge a luz da redenção." (Novamente a abolição. O povo é o povo brasileiro, não o catarinense explicitamente). 
"O sol, liberdade cercada de sóis". (novamente a liberdade que veio com a abolição).
"Cai por terra o preconceito, levanta-se uma nação". (preconceito com relação aos escravos e nação significa Brasil).
"Não mais diferenças de sangue e raças, irmãos somos todos e todos iguais". Rasgo meu diploma ginasial, o que mais prezo e valorizo, se esta frase fala de Santa Catarina. Novamente a abolição, tema nacional.
"Da liberdade adorada... Banha o povo a fronte ousada". (idem, idem).
"O povo... Com flores e festas deu vida ao cativo... Com festas e flores o trono esmagou. (Abolição e referência explícita à queda de Dom Pedro II. De Santa Catarina, nada).
Para finalizar: "Quebrou-se a algema do escravo e nesta grande nação, é cada homem um bravo, cada bravo um cidadão". Novamente abolição e Brasil. Continua esquecidíssima a bela e Santa Catarina.
**********************
Conclusão: Esta letra nada tem a ver com o Estado. Pode ser cantada em qualquer lugar do Brasil, que não fará diferença. Foi um hino nacional que não vingou. Que se mude, aproveitando-se uma bela letra do padre Ney Brasil Pereira, que fala tudo sobre Santa Catarina, até para expiar de vez a omissão. Ou que se faça um concurso. O padre Ney não se furtará de concorrer, se for o caso.

Padre Ney Brasil Pereira, da Academia Desterrense de Letras.
******************************
Quem desejar conhecer a letra do Hino e a nova letra do Padre Ney, comparadas. vá até minha postagem de 14-12-2011. Um abraço a todos.
*************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário