Roberto Rodrigues de Menezes.

Roberto Rodrigues de Menezes



domingo, 6 de junho de 2010

Os Evangelhos.

(Batismo de Jesus Cristo por João Batista no rio Jordão).


Os Evangelhos, que podemos chamar de biografias de Jesus Cristo, foram escritos por Mateus, Marcos, Lucas e João e compõem os primeiros quatro dos vinte e sete livros do Novo Testamento. Evangelho é uma palavra de origem grega que significa Boa Nova. Nos quatro livros são narradas a vida, paixão (sofrimento), morte e ressurreição de Cristo, o Messias do Cristianismo.
Mais que um livro, o Evangelho é a transcrição da palavra pregada por Cristo no decorrer, principalmente, de sua vida pública, iniciada com sua presença nas bodas de Caná até sua ascensão aos céus (os seus últimos três anos de vida terrena).
Os três primeiros Evangelhos, escritos por Mateus, Marcos e Lucas, são chamados sinóticos, convergentes, assemelhando-se mais entre si, não perdendo porém, cada autor, a sua originalidade. Não contêm eles também pontos de divergência. O Evangelho de João costuma ser apresentado à parte por ser de maior profundidade teológica, mas também coerente e harmônico com os três sinóticos.
***************
Evangelho de Mateus:
Mateus (também chamado Levi) cobrador de impostos em Cafarnaum, redigiu seu Evangelho em aramaico (um dialeto do hebraico), por volta do ano 60. Mateus escreve na Palestina para leitores judeus e seu texto faz várias citações do Antigo Testamento, tendo chegado até nós na sua tradução para o grego. O símbolo do Evangelho de Mateus é uma figura humana, ou anjo, porque o início de sua obra expõe a genealogia de Jesus.
**************
Evangelho de Marcos:


Chamado João Marcos, discípulo de Pedro e companheiro de Paulo em sua primeira viagem missionária. Marcos faz um apanhado do que lhe contou Pedro, testemunha ocular e conhecedor de minúcias e detalhes da vida de seu Mestre. O texto apresenta Jesus para os ainda não convertidos. O símbolo do texto de Marcos é o leão, porque começa com a pregação de João Batista no deserto, onde havia leões.

***************

Evangelho de Lucas:

De origem grega, companheiro das missões de Paulo, Lucas também escreveu os Atos dos Apóstolos pouco antes do ano 70. Seu Evangelho, portanto, é anterior a esta data. Lucas escreve para os pagãos, apresentando Jesus sob um aspecto mais atraente e comovedor. O símbolo do Evangelho de Lucas é o touro, porque começa com o anúncio do anjo a Zacarias no templo, onde havia sacrifícios de animais, entre os quais o touro. Neste anúncio, um anjo avisa ao sacerdote que sua mulher Isabel terá um filho, a quem porão o nome de João Batista, que preparará as veredas do Messias.

***************

Evangelho de João:

Companheiro de Jesus, irmão de Tiago e filho de Zebedeu. Foi um dos mais íntimos discípulos, responsável pelos cuidados devidos a Maria após a morte e ressurreição de Cristo. João compôs sua obra nos últimos anos do primeiro século da nossa era, mais de trinta anos após a redação dos três primeiros. Dá ênfase à divindade do Messias. Seu Evangelho foi feito para os cristãos e apresenta Jesus como:
- a água da vida eterna.
- o pão vivo descido dos céus.
- a luz do mundo.
- o bom pastor.
- o caminho, a verdade e a vida.
- a vida eterna.
O símbolo do Evangelho de João é a águia, porque em seus escritos ele voa mais alto que os outros em suas reflexões sobre a divindade de Cristo.

***************
Súmula elaborada com base na Bíblia Sagrada Ave Maria, tradução dos originais hebraico e grego feita pelos pelos Monges de Maredsous, na Bélgica. Edição revisada por frei João José Pedreira de Castro, OFM, e pela equipe auxiliar da Editora Ave Maria - São Paulo - SP (Edição Claretiana 2002).


***************

Nenhum comentário:

Postar um comentário