Roberto Rodrigues de Menezes.

Roberto Rodrigues de Menezes



sexta-feira, 20 de agosto de 2010

A República Juliana em Santa Catarina.

Padre Cordeiro.
********************

O padre Vicente Ferreira dos Santos Cordeiro, pároco da Enseada de Brito, foi o presidente da efêmera República Juliana instalada em Laguna, Santa Catarina, numa sequência da Guerra dos Farrapos no Rio Grande do Sul. Todas essas insurgências foram desbaratadas pelo Império Brasileiro.
********************
Síntese do artigo do Major Ivenes Pacheco Rodrigues, da Enseada de Brito, que compõe o livro Cadernos Patrísticos, proposta para uma Patrologia local, com as personalidades da História da Igreja de Santa Catarina - Volume III número 5 de Maio de 2008 - Instituto Teológico de Santa Catarina.
********************
De acordo com estudo realizado pelo historiador Vilson Francisco de Farias, o padre Vicente nasceu na Vila de Paranaguá, Paraná, no mês de janeiro de 1782. Padre Cordeiro, como era conhecido por seus paroquianos, passou por São José da Terra Firme, freguesia limítrofe da capital Desterro (Florianópolis), em 1811. Em 1820 ainda estava lá como Vigário Coadjutor.
********************
No ano de 1826 se encontra na Enseada de Brito, freguesia a vinte quilômetros para o sul de São José, onde realiza um batizado no dia 15 de outubro desse ano, na condição de Vigário Encomendado. O Vigário Colado da Enseada era o padre Manoel de Mendonça Furtado, já bem idoso.
De 1820 a 1826 há uma lacuna na vida do padre Cordeiro. São seis anos em que dele pouco se sabe. Carísmatico e de ideais republicanos, viu-se despertar nele um líder político. Tinha fama de intelectual. Na época a extensa paróquia da Enseada tinha uma população estimada em três mil pessoas. Estendia-se de Garopaba a São José. Culto e formador de opiniões, não é difícil aquilatar o quanto ele tenha influemciado aquela gente simples. Mas encontrou no seu rebanho a oposição de monarquistas.
No ano de 1839 sua fama de revolucionário já se espalhou até o sul da província catarinense, em Laguna, reduto republicano prestes a ser invadido pelo farrapos gaúchos em luta contra a monarquia.
A 22 de julho de 1839 Laguna é ocupada pelos farrapos. Nascia a República Juliana. Vindo do Rio Grande do Sul para o norte, este movimento chegava até a província de Santa Catarina. Os revoltosos gaúchos decidiram que Laguna seria sede desta nova república, com um presidente e um vice. Foi escolhido presidente, por dezessete votos, o coronel Joaquim Xavier Neves, de São José. O segundo lugar na votação coube ao padre Cordeiro, seu tio, vigário da Enseada de Brito.
******************
Bandeira da República Juliana.********************
Em 1839 o padre Cordeiro estava na Enseada de Brito às voltas com seus afazeres pastorais e políticos. Com a vice-presidência rumou para Laguna. Seria preso e processado. Foi padre, presidente e prisioneiro, tudo em apenas três meses.
********************
Na Guerra dos Farrapos no Rio Grande do Sul foi importante a participação da heroína Anita Garibaldi, moça lagunense que resolveu seguir o aventureiro italiano Giuseppe Garibaldi, lutando em batalhas aqui no Brasil e na Itália, quando das lutas pela unificação italiana. Os farrapos eram assim chamados porque seus integrantes menos graduados se vestiam, como diz o nome, de maneira quase miserável, em farrapos mesmo. Na tela, Garibaldi e Anita ferida fogem de San Marino em 1849. Quadro de pintor anônimo. Anita nasceu em Morrinhos, Laguna, em 1821 e faleceu na Itália em 1849. Foram 28 anos de vida aventurosa.********************
Convocado para assumir de imediato a vice-presidência da novel república, o padre Cordeiro se abala para Laguna, ludibriando as forças legalistas que estavam a postos no Morro dos Cavalos, na Enseada. Lá chegando vem a saber que seu sobrinho, eleito presidente, se bandeara para o lado monarquista. Assume corajosamente a presidência. O 05 de setembro de 1839 nomeia o seu ministério. Para os Negócios da Fazenda, Interior e Justiça, o cidadão João Antônio de Oliveira Tavares e para os Negócios da Guerra, Marinha e Exterior, Antônio Claudino de Souza Medeiros.
No dia 12 de setembro foi entoado o Te Deum seguido de missa solene em todas as igrejas. Era o apogeu do movimento rvolucionário. No entanto, a 15 de novembro do mesmo ano de 1839, as tropas monárquicas tomam Laguna. Desarticulados, os farrapos que tinham vindo auxiliar na revolução, debandam para o Rio Grande do Sul e deixam os catarinenses à sua sorte. A República Juliana durara aproximadamente três meses.
O padre Cordeiro foi imputado e processado. Poderia sofrer sanções canônicas da Igreja e sanções legais da Monarquia. Na sua ausência da Enseada foi substituído pelo padre Bernardo Brochado da Cunha Junior, da freguesia de São José e de postura favorável ao Imperador Pedro II. Os próprios paroquianos da Enseada agora não mais queriam o padre Cordeiro.
Passados cerca de dois anos o ex-presidente da República Juliana obtém clemência do imperador. E retorna para ser novamente o pároco da Enseada de Brito. Sua volta foi polêmica, pois alguns fiéis não o queriam, enquanto outros aceitavam a decisão das autoridades da Igreja. Passado, porém, algum tempo, tudo voltou a ser como antes. O padre Cordeiro tivera a seu favor um movimento que obtivera muitas assinaturas impetrando ao imperador brasileiro Pedro II o direito da graça. Isto obtido, retornou ele ao seu rebanho.
********************
Anita Garibaldi, a lagunense heroína de dois mundos e um monumento em sua homenagem em Roma. Dá nome a dois municípios catarinenses: Anita Garibaldi e Anitápolis.
********************
Permaneceu o padre Cordeiro ainda na Enseada por longos anos, rodeado pelo afeto de seus paroquianos e obediente às autoridades eclesiais e monárquicas, até falecer no dia 04 de janeiro de 1860. Desde a criação da paróquia em 1750, foi o padre que permaneceu mais tempo à frente dela, mais de trinta anos.
O seu falecimento foi anunciado a seus superiores com extrema frieza. O documento notificando a morte é discreto e limita-se a dar ciência do fato.
"Ilmo Exmo. Snr.
Tenho a honra de participar a V. Exa. que no dia 04 do corrente... faleceu o reverendo padre Vicente Ferreira dos Santos Cordeiro, vigário encomendado da paróquia de Nossa Senhora do Rosário da Enseada de Brito. Fica aquela igreja a cargo do vigário de São José, enquanto não houver sacerdote que a queira paroquiar. Deus guarde V. Exa. Desterro, 07 de janeiro de 1860. Dr. Francisco Carlos de Araújo Brusque - Presidente da Província - Arcipreste Vigário César D'Alexandria e Souza.
********************
Viveu o padre Cordeiro por 78 anos e levou consigo o título de primeiro e único presidente da República Juliana, que durou três meses no município catarinense de Laguna. Pároco da bucólica Enseada de Brito.
********************
As docas de Laguna hoje. O casario é em estilo açoriano.********************
Entrada para a Enseada de Brito quando se vem do alto do morro dos Cavalos.********************

4 comentários:

  1. Nao acho que Anita tivesse merecido o titulo de heroina em Santa Catarina. Talvez na Italia, mas Santa Catarina, acho que não.
    Carlos Bertemes

    ResponderExcluir
  2. Me diz qual o ato de heroísmo ela fez? estes títulos de HERÓI inclusive o de Garibaldi (mercenário) foi dado a eles anos depois do termino da revolução farroupilha pelos imigrantes:expatriados e fugitivos italianos que OS REPRESENTAVA.

    ResponderExcluir
  3. Esta parte da história brasileira,a primeira República do Brasil não tem eco na história Brasileira.Mas se considerarmos as condições fáticas foi um feito exitoso.Não interessa se durou 3 meses ou um dia
    O que interessa é que lutarm pelos os princípios republicanos inspirado pelos pensadores iluministas de Igualdade ,fraternidade e liberdade.Esta verdade é mais importante que a mentira do dia do fico e da luta que d. Pedro I faria contra seu próprio e futuro rei Portugal do qual seria o sucessor. Os brasileiros parecem que gostam de mentiras históricas e não valorizam os seus verdadeiros fatos pioneiros,considerados heroicos e verdadeiros. Precisamos conhecer melhor a história crível de nossa Nação e não historinhas feitas por puxa sacos para enaltecer tiranos e déspotas escravagistas portugueses.Precisamos esclarecer fatos comprovadamente importantes e reais. Porque Enaltecer Teodoro da Fonseca,um general por apadrinhamento daqueles a quem sabidamente traiu. Porque esconder um fato importante que o brasil teve uma república anterior e que o Império contratou uma esquadra francesa para derrotar a real e corajosa inspiração republicana, consolidada na republica Juliana já em 22/07/1839 somente em 15/11/1889 o brasil torna-se república por golpe militar,foi um dos últimos países da América a dizer que mudou regime imperialista.Os srs. acreditam ainda na nossa república independente e democrática?

    ResponderExcluir
  4. Esta parte da história brasileira,a primeira República do Brasil não tem eco na história Brasileira.Mas se considerarmos as condições fáticas foi um feito exitoso.Não interessa se durou 3 meses ou um dia
    O que interessa é que lutarm pelos os princípios republicanos inspirado pelos pensadores iluministas de Igualdade ,fraternidade e liberdade.Esta verdade é mais importante que a mentira do dia do fico e da luta que d. Pedro I faria contra seu próprio e futuro rei Portugal do qual seria o sucessor. Os brasileiros parecem que gostam de mentiras históricas e não valorizam os seus verdadeiros fatos pioneiros,considerados heroicos e verdadeiros. Precisamos conhecer melhor a história crível de nossa Nação e não historinhas feitas por puxa sacos para enaltecer tiranos e déspotas escravagistas portugueses.Precisamos esclarecer fatos comprovadamente importantes e reais. Porque Enaltecer Teodoro da Fonseca,um general por apadrinhamento daqueles a quem sabidamente traiu. Porque esconder um fato importante que o brasil teve uma república anterior e que o Império contratou uma esquadra francesa para derrotar a real e corajosa inspiração republicana, consolidada na republica Juliana já em 22/07/1839 somente em 15/11/1889 o brasil torna-se república por golpe militar,foi um dos últimos países da América a dizer que mudou regime imperialista.Os srs. acreditam ainda na nossa república independente e democrática?

    ResponderExcluir