Roberto Rodrigues de Menezes.

Roberto Rodrigues de Menezes



sábado, 11 de junho de 2011

Pílulas culturais 21: O Feudalismo.

Os castelos feudais, morada e fortaleza dos senhores da terra, ainda dominam muitos vales e montes da velha Europa. Este é o de Saint Pierre, em Val d'Aosta, um dos mais bem conservados.
***************************
Alguns autores colocam a palavra feudo como derivada de fé (fides-confiança). Num vocãbulo de origem germânica, indica posse de terras concedida por um príncipe a seu vasssalo. Este vassalo prestava tributo ao soberano e o ajudava em caso de guerra, mas passava a dominar as terras com poder total. Os populares que ali habitassem seriam os servos da gleba. Estes feudos passaram, com o tempo, a ser hereditários.
***************************
Dois cavaleiros partem para uma expedição guerreira em socorro de seu príncipe. Seguem-nos os peões, ou servos da gleba, que tinham obrigação de seguir seu feudatário e lutar por ele e  o soberano.
*********************
Também nas cidades, os nobres medievais não desmentiam seus hábitos guerreiros. Cada palácio era fortificado e dotado de torres. Aqui os besteiros, que usavam uma arma chamada besta que lançava flechas com incrível rapidez e mortalidade, preparam-se para atacar.
*********************
O Torneio do sarraceno era um exercício rude, em uso especialmente entre a nobreza europeia. Chamava-se sarraceno porque estes eram os inimigos mais comuns nas cruzadas. O fantoche, que imitava um mouro, acertado no escudo, rodopiava sobre si mesmo de forma fulminante, e o cavaleiro devia evitar a malhada com a lança.
*****************
A sala de um castelo medieval. A vida dos senhores, no alto período medieval, era bem menos romântica do que ainda hoje se acredita. Não havia hábitos de saneamento, de higiene corporal e limpeza. Por isso vez por outra a peste dizimava populações inteiras, sendo tal considerado um castigo de Deus. Na verdade, os habitantes daquela época era  muito rudes e incultos. Mas que seus trajes eram mais bonitos que as bermudas e as calças jeans de hoje, lá isso eram, embora bem menos funcionais. Para o calor dos trópicos seria uma tortura. Mas numa Europa quase sempre gelada...
********************************.
Únicos oásis de silêncio e de cultura eram os mosteiros, cujos abades gozavam de privilégios feudais. Esta é a catedral de Chartres, onde a cultura religiosa, música sacra, literatura, filosofia e teologia floresceram. No mundo ocidental a cultura era atributo quase exclusivo da Igreja Romana, o que começou a mudar com o Renascimento.
******************************
Enciclopédia Trópico Volume III.
Documentário 134.
******************************
O Brasil é o país dos impostos escorchantes e mal gastos.
*****************************
******************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário