Roberto Rodrigues de Menezes.

Roberto Rodrigues de Menezes



quarta-feira, 1 de junho de 2011

Pílulas culturais 18: Jerusalém libertada (Parte 2).

CANTOS XI e XII - Reanimados pela vitória, os cruzados desfecham o assalto a Jerusalém. Godofredo e Tancredo realizam prodígios de valor. Mas um destino adverso coloca Tancredo diante de Clorinda e ele, não reconhecendo sua amada, fere-a mortalmente. Clorinda expira em seus braços, depois de receber o batismo. Dias depois, ela lhe aparece num sonho afirmando estar esperando por ele no céu.
**********************

CANTOS XIV, XV, XVI e XVII - Godofredo, a quem um sonho revelador enunciara que somente Reinaldo poderia decidir  a sorte da guerra, envia Ubaldo e Carlos em busca do jovem guerreiro. Estes o encontram no reino de Armida e o convencem a partir, apesar da ira da encantadora feiticeira, que o queria junto de si. Os três cristãos chegam, assim, à Terra Santa, onde um ancião entrega a Reinaldo novas armas, que o tornam intangível.
***************************


CANTO XVIII - Recebido com todas as honras por Godofredo, Reinaldo penetra no bosque de Saron que, devido às bruxarias do mago Ismen, estaria povoado de espíritos que impediam o acesso dos cristãos à mata. Os espíritos não conseguem desviar a atenção do herói de seu objetivo.
****************************** 

CANTO XIX - Conduzidos por Godofredo e Reinaldo, os cruzados desfecham o ataque final a Jerusalém e conseguem penetrar na cidade santa. Tancredo enfrenta o feroz Argante e, após duríssima luta, abate-o.
**************************

Canto XX - Armida, indignada pelo abandono de Reinaldo, voltara-se para os egípcios. Apesar de seus propósitos de vingança, tentando matá-lo, ela porém não consegue e pede perdão ao guerreiro, convertendo-se ao cristianismo. Quisera matá-lo com flechadas, mas o amor fazia com que errasse as setas. Reinaldo aceita os encantos amorosos da linda feiticeira.
********************* 

CANTO XX - Jerusalém já está conquistada e o piedoso Godofredo, com seus companheiros, logo depois da batalha final, vai ao Santo Sepulcro e ali depõe as armas. Os cristãos, finalmente, haviam vencido. Ainda hoje a espada deposta pelo zeloso chefe cristão é conservada nos lugares santos.
*****************************
Enciclopédia Trópico Volume III.
Documentário 152.
*****************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário