Roberto Rodrigues de Menezes.

Roberto Rodrigues de Menezes



sábado, 25 de fevereiro de 2012

Outro mártir da Igreja: Cardeal Aloisius Stepinac.

1934 - Stepinac assim que foi sagrado bispo-coadjutor de Zagreb, capital da Croácia. Morreu envenenado!...
*************************
Aloisius nasceu em Zagreb, Croácia, em 1898. Fez seus primeiros estudos nessa cidade. Estudou Filosofia e Teologia em Roma, com dois doutorados, na Pontifícia Universidade Gregoriana do Vaticano. Em 1930 foi ordenado sacerdote na capital da Itália, retornando a Zagreb para trabalhar na sua cidade. Destacou-se tanto pela invulgar cultura e ministério, que já em 1934 foi nomeado bispo pelo papa Pio XI. Era o mais jovem bispo da Igreja Católica no mundo. Assumiu a diocese de Zagreb, sendo seu titular até a sua morte, ocorrida em 1960. O papa Pio XII o sagrou cardeal em 1953, fato que fez com que o governo da Iugoslávia, na época comandado pelo marechal comunista Tito, rompesse relações com o Vaticano. Não teve permissão para sair do país e participar em Roma do conclave que elegeu João XXIII como papa, com a morte de Pio XII, pois estava preso (condenado a 15 anos) em virtude de se recusar a romper com o Vaticano e formar na Iugoslávia uma igreja independente, como queria o governo comunista.
A catedral da diocese de Zagreb, na Croacia.
*************************
Em 1941 o bispo Stepinac apresentara ao Ministério do Interior um protesto formal contra as leis racistas que proibiam casamentos mistos. Foi confinado a prisão domiciliar.
O cardeal Stepinac no fim de sua vida. Vinha sendo envenenado aos poucos por seus carrascos comunistas. Fora condenado em 1946 por se recusar a promover um cisma eclesial, como desejava o governo comunista de Tito, além de outros "crimes" forjados pela polícia política do regime, como estar a serviço do imperialismo (como ouvi isso na faculdade), capitalismo e bobagens recorrentes.
************************
O Marechal Josip Broz, de codinome Tito, ao final da Segunda Guerra Mundial reuniu seis países para formar a República Federativa e Socialista da Iugoslávia com a capital em Belgrado (hoje capital da Sérvia). Eslovênia, Sérvia, Croácia, Montenegro, Macedônia e Bósnia-Herzegovina. Com o fim do comunismo no início da década de noventa (século vinte), as repúblicas foram novamente se separando para voltar a dispor de suas nacionalidades.
*************************
Marechal Tito - (1892-1980) - Em 1943 estabeleceu um governo comunista que comandou com mão de ferro até a sua morte. A Constituição de 1974 nomeou-o presidente vitalício, ele que já governava desde 1943. Não deixou herdeiro político, morrendo com 87 anos. Um colegiado seguiu governando até as repúblicas se separarem na década de noventa, quando a União Soviética se dissolveu. (Disse Gorbachev para os países do bloco comunista, Cuba inclusive: Cuidem-se, pois eu vou cuidar da Rússia). Mas, se isso influenciou a separação, foi mais pelo fato da URSS se desintegrar, impactando a Iugoslávia, pois Tito sempre manteve posição distante de Moscou. Tanto que formava no bloco dos países não alinhados. Stalin não o suportava.
*************************
Já preso, o cardeal protestou formalmente em 1959 contra o tratamento cruel a que vinha sendo submetido e pela perseguição aos católicos de sua diocese. Falecido em 10 de Fevereiro de 1960, teve as vísceras de seu cadáver extraídas e destruídas, o que causou diversas interrogações no mundo católico. Era um homem de constituição rija e morrera aos 62 anos, embora viesse sofrendo tratamento cruel e degradante. Somente em 1996, após a queda do comunismo, seus ossos foram exumados e neles foram encontrados vestígios evidentes de veneno. Confirmada a perícia, foi declarado Mártir da Igreja em 1997 por João Paulo II. Quando de seu falecimento, o papa João XXIII celebrou na basílica de São Pedro em Roma missa pela sua alma. Disse em sua homilia: Figura insígne de pastor da Igreja de Deus, sua grande tribulação de 15 anos de desterro em sua própria pátria lhe granjeou admiração universal.
Em 1992 o parlamento croata reabilitou formalmente a sua memória. João Paulo II, após rigoroso processo eclesiástico, o beatificou quando visitou Banja Luka, na Bósnia.
O novo mapa dos Balcãs. Os países originários do desmembramento da antiga Iugoslávia são países balcânicos. Situados entre a Europa Ocidental e a Ásia, os Balcãs formam um verdadeiro corredor entre o Oriente e o Ocidente. Os Balcãs são um maciço montanhoso da Bulgária que se estende pelos países da ex-Iugoslávia, mais a Albânia, a Grécia continental, a Romênia e a Turquia européia.
A Macedônia, Croácia e Eslovênia se desmembraram da Federação Iugoslava em 1991, a Bósnia em 1992 e a Sérvia e Montenegro em 2006. Vojvodina continua sendo uma província autônoma da Sérvia, ao norte. O Kosovo, ao sul da Sérvia, declarou sua independência unilateralmente, sendo reconhecido por alguns países e não por outros. Para a Sérvia, continua sendo sua província. (Os Balcãs sempre foram historicamente palco de guerras, uniões, separações e conflitos. Talvez não seja à toa ser a região do conde Drácula, pois lá fica a Transilvânia).
*************************

Não duvido nada que a Fundação Maurício Grabois, do PC do B, faça um artigo falando das maravilhas e excelsas virtudes do marechal Tito, e de como era imperialista, capitalista e vaticanista  o cardeal Stepinac, envenenado pelo regime comunista assassino do ditador. São caolhos. Para esse pessoal o cardeal foi envenenado por uma causa justa e maior, o bem da humanidade socialista.
***********************
Postagem de 22-11-2010
********************

Nenhum comentário:

Postar um comentário