Roberto Rodrigues de Menezes.

Roberto Rodrigues de Menezes



quinta-feira, 19 de julho de 2012

Contra toda esperança XIX.



Orlando Garcia Plasencia e muitos outros de seus companheiros foram detidos por uma conspiração abortada que tinha, entre outros planos, atentar contra a vida de Castro. Projetavam atirar nele com uma bazuca. Um dos conspiradores, uma moça chamada Dália Jorge, não pôde resistir aos interrogatórios. Colocaram-na completamente nua diante de um grupo de oficiais. Se para um homem é humilhante ficar nu diante de seus verdugos, para uma mulher o é infinitamente mais.
Aos poucos, com aquelas técnicas de interrogatório,  a cela fria e o terror, obrigada a se exibir nua, a resistência de Dália Jorge desmoronou. Delatou, então, todos os seus antigos companheiros e tudo o que sabia. Enquanto Garcia Plesencia e outros sofriam torturas, ela perambulava pelo presídio, porque lhe haviam concedido liberdade dentro daquela zona. Quando sentiu a formação de um novo ser em suas entranhas, não pôde saber qual daqueles oficiais que a tinham violentado era o pai.
Para arrancar de Garcia Plesencia uma  confissão que implicasse outros supostos conspiradores, torturaram-no durante semanas. Completamente nu, amarravam-lhe as mãos às costas e o obrigavam a subir sobre os depósitos de gelo, diante de um aparelho de ar condicionado ligado ao máximo de frio. Se dolorido pelo contato do gelo nas solas dos pés Garcia se abaixava,  o guarda lhe jogava um jarro de água gelada.
Depois de semanas dessas torturas, passaram a amarrá-lo com cordas em posição fetal, cabeça enfiada entre os joelhos: quando urinava empapava a cabeça com a própria urina. Também amarravam-no pelos ombros e, com a cabeça encoberta por um capuz, mergulhavam-no em água quase até a asfixia.
Uma madrugada o próprio Castro apareceu.
- Por que não atirou em mim? disse-lhe. - Você é um covarde!
 O prisioneiro não respondeu e Castro o esbofeteou, apesar de estar manietado e completamente nu.
Hoje, mais de vinte anos depois, continua no presídio do Combinado Leste.

******************
Piada inteligente:
A ONU resolveu fazer uma pesquisa em todo o mundo. Enviou uma carta para o representante de cada país com a pergunta: "Por favor, diga honestamente qual é a sua opinião sobre a escassez de alimentos no resto do mundo". A pesquisa foi um grande fracasso! Sabe por quê? Todos os países europeus não entenderam o que era "escassez". Os africanos não sabiam o que era "alimento".Os cubanos estranharam e pediram maiores explicações sobre o que era"opinião". Os argentinos mal sabem o significado de "por favor". Os norte-americanos nem imaginam o que significa "resto do mundo". O congresso brasileiro está até agora debatendo o que é "honestamente".
(Remetido pela amiga Denise)
*****************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário