Roberto Rodrigues de Menezes.

Roberto Rodrigues de Menezes



quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

CHE GUEVARA.


Quem foi Ernesto Che Guevara?
FICÇÃO: Um homem do povo, de todos os povos da terra. Humanista, corajoso, guerreiro da paz. Amante da literatura e da vida. Advogado dos fracos e oprimidos.

REALIDADE: Assassino de sangue frio. Torturador sádico. Materialista com sede de poder. Terrorista que espalhou destruição e carnificina pela América Latina.

Humberto Fontova fugiu de Cuba em 1961 com sua família. Tinha então sete anos. Hoje vive na região de Nova Orleans, onde trabalha como jornalista. É formado em Ciência Política pela Universidade de Nova Orleans e mestre em Estudos Latino-americanos pela universidade de Tulane. É também ativo colaborador da imprensa de língua inglesa e de língua espanhola de seu país. Já publicou quatro livros, entre os quais: Fidel, o  tirano favorito de Hollywood.
*********************
"Se os cubano-americanos impressionam por parecerem muito inflamados ou, em última instância, meio loucos até, há uma razão para tanto. Praticamente todos os dias, ligamos a televisão ou saímos na rua e vemos justamente a imagem do homem que treinou a polícia secreta cubana para matar nossos irmãos - milhares de homens, mulheres e crianças. Este homem cometeu esses assassinatos com suas próprias mãos E não obstante nós o vemos celebrado por aí como a quintessência da humanidade, do progresso e da compaixão.
Este homem, este assassino, é Ernesto Che Guevara".
********************************
O Verdadeiro Che Guevara e os idiotas úteis que o idolatram. Livro do cubano Humberto Fontova, da Editora É Realizações.
****************************
Che desejava destruir a cidade de Nova Yorque com mísseis. Por que Angelina Jolie tem a tatuagem dele e denuncia a violência do mundo como embaixadora das Nações Unidas?
****************************
Che queimou centenas de livros e assinou sentenças de morte contra escritores que não pensavam como ele. Por que Sartre o elogia como homem perfeito e por que a revista Times o considera uma das cem personalidades mais influentes do século XX? (Hitler também foi e Sartre morreu cultuando Mao Tse Tung).
***************************
Che era abertamente racista. Por que personalidades afro-descendentes americanas falam bem dele°
***************************
Che perseguiu homossexuais, roqueiros e cristãos praticantes. Então por que Carlos Santana, Madonna, Jhonny Depp e Robert Redford o consideram um cara legal? (Incluo frei Betto).
***************************
Che, comunista ferrenho, amava a riqueza material e todo tipo de luxo privado.
***************************
Depois de ler o livro, surge a questão: os fãs de Che são muito ignorantes para perceber que estão sendo enganados ou muito antiamericanos para se importar com isso?
***************************
Capítulos do livro:
- Nova Yorque festeja o patriarca do terrorismo.
- O carrasco de roqueiros, gays e simpatizantes.
- Bon vivant, queridinho da mamãe e esnobe (O tio Hemingway).
- De idiota militar a herói de guerrilha.
- O executor favorito de Fidel.
- Assassino de mulheres e crianças.
- O ladrão da Arte.
- A surpresa da Academia.
- Tiranete e Puxa-saco.
- O exterminador de guerrilhas.
- O cérebro da revolução, o czar da economia.
- Che na África.
- A derrota final.
**********************
O Partido dos Trabalhadores no Brasil foi talvez o maior protagonista do renascimento e propagação do "ícone", dada a sua permeação gradual em todas as esferas da cultura brasileira.
*********************

***********************************
Drama na cidade de Tatuí, São Paulo:
Um cidadão compra um carro de outro. Por algum motivo quis devolver, desfazer o negócio. O vendedor, com a ajuda de mais dois animais desequilibrados, vai à casa do comprador, mata-o a facadas, estupra e mata a esposa e a filha jovem do infeliz. Os três põem fogo na casa, no carro, nos corpos. Depois disso, você consegue ouvir uma socióloga bem bonitinha e bem vestidinha falando em ressocialização? Não há necessidade de ressocializar a família morta? Num país medianamente sério, caso típico de pena de morte. Aqui: condena-se a trinta, se não fugir cumpre cinco e está resolvido. Dane-se quem morreu.
*****************
Por mais longe que um homem vá, jamais fugirá de si. (Jayme).
(Depois de tudo o que já vi na vida, nem sei se acredito nessas máximas bem comportadinhas).
*****************

Nenhum comentário:

Postar um comentário