Roberto Rodrigues de Menezes.

Roberto Rodrigues de Menezes



domingo, 12 de setembro de 2010

Tenente Aviador Trindade.

Tenente Aviador Durval Pinto Trindade.
********************
Fotos e texto enviados pelo Coronel Freddy Harry Schauffert, Comandante do Centro de Ensino da Polícia Militar catarinense.
********************
O Tenente Aviador Trindade faleceu em acidente aéreo no dia 28 de novembro de 1961, na cidade de Florianópolis, durante apresentação da esquadrilha da Fumaça em homenagem à Polícia Militar.
O tenente sofreu colisão com um seu companheiro de esquadrilha durante a realização de um voo acrobático, quando pilotava uma aeronave North American Texan-6, popularmente conhecida como Temeia.
Após a colisão seu companheiro perdeu a ponta da asa, mas teve o avião conduzido em segurança para o Destacamento da Base Aérea de Florianópolis. O líder da esquadrilha posicionou sua aeronave sob a asa danificada, proporcionando sustentação e equilíbrio ao aparelho até aproximação e pouso.
Igual sorte não teve o desventurado Tenente Aviador Trindade, que perdeu o leme direcional do seu Temeia, mas que com sangue frio, audácia e perícia, mesmo antevendo o seu fatídico destino, procurou aproar o seu pesado avião em direção ao mar da praia de Fora, ao campo da Liga ou quem sabe, numa última e desesperada manobra, rumo ao largo Benjamin Constant, onde se espatifou no solo.
Mister registrar que o audacioso acrobata do ar ainda conseguiu cortar todos os sistemas de alimentação da aeronave, impedindo assim a sua explosão. Parte da asa do Temeia ainda atingiu a casa do General Vieira da Rosa, conhecido como general Rosinha.
O Tenente Aviador Trindade emprestou o seu nome à turma de aspirantes-a-oficial do ano de 1969 da Polícia Militar Barriga-verde, numa justa homenagem.
********************
North American Texan-6. Modelo do avião sinistrado.
********************
Dístico da Associação dos Cronistas, Poetas e Contistas Catarinenses (ACPCC). Participei ontem da Primeira Reunião como membro, convidado que fui por seu presidente, o poeta Augusto de Abreu, da Academia São José de Letras, agora meu confrade, e pela poetisa Deyse de Abreu Teodoro. Presente a escritora Maria Helena Lamego, também eleita para uma cadeira na Asajol. Futuramente falarei dos outros membros, desejando inclusive publicar aqui algumas de suas produções. Reunião muito agradável, com pessoas maravilhosas e de muita sensibilidade literária.
*******************
Democracia é o governo das leis e não das pessoas. Temos hoje uma democracia virtual, que existe como faculdade, porém sem exercício ou efeito atual.
Fernando Henrique Cardoso.
********************
Essas tais pesquisas eleitorais me deixam encucado. São encomendadas pelas tevês, pelas revistas, pelos jornais, pela Fiesc, pela CUT, etc, etc. etc. Naturalmente são pagas. Sabemos que todos esses órgãos têm a sua tendência. A Rede Globo, por exemplo, na minha mísera opinião, é situacionista. Do mesmo modo a Record do bispo Macedo. Vejo a Band um pouco mais independente, só para citar as maiores. O SBT diverte-se muito com programas de auditório. A Revista VEJA é oposição ao governo federal. Talvez seja a única. Engraçado que temos medo de falar essas coisas, muitas vezes óbviamente ululantes, como dizia Nelson Rodrigues. Uma pesquisa contratada pela CUT não agradará a CUT? Uma pesquisa contratada pela Fiesc não agradará a Fiesc? Uma pesquisa contratada pela Globo não vai ter que agradar a Globo? O ser humano tem o vício como regra e a virtude como exceção, isso todos sabemos, embora alguns não queiram admitir. Quando entra dinheiro e poder, então, a coisa fica feia! Escuto que tal instituto de pesquisa fez verificação, por exemplo, em nove Estados. Não pode ocorrer que seja feita nos vinte e sete e apresente somente os nove melhores para quem a encomendou? E, para terminar, poderei confiar naquela urninha eletrônica aparentemente tão honesta? Quem me garante?
********************
Engana-se quem acha que propriedade privada seja apenas a "sua casa" Não! A primeira propriedade privada que existe é a sua alma, seu espírito, suas ideias. E é sobre ela que a oligarquia brasileira de esquerda avança a passos largos. Em nome da "justiça social", ela silenciará a todos!
Pondé.
********************
********************

Tela fantasia da artista plástica Teresinha Aquino, da Academia Arte e Estilo de São José. Aqui Sílvia e eu posamos na frente da casa de Scarlet O'Hara, de "O vento levou". Éramos bem mais novinhos! Bons tempos!...********************
Outra tela fantasia da mesma artista plástica. Sílvia representa a rainha Nefretiri, a preferida do faraó RamsésBeto II.***********************
Cachoeira Salto Rio do Oeste - município catarinense de Rio do Campo.********************
Centro Cultural Paulo Zerna do município catarinense de Witmarsum.********************

Nenhum comentário:

Postar um comentário