Roberto Rodrigues de Menezes.

Roberto Rodrigues de Menezes



domingo, 5 de setembro de 2010

ASAJOL. Academia São José de Letras.

Tenho fé!
Que os homens unam fagulhas de amor,
ponham de lado a vaidade
e cantem Hosanas a Deus,
peçam paz à humanidade.
- É o que desejo, sem medo.
Osmarina Maria de Souza, Cadeira 24 da Academia São José de Letras.
********************
Símbolo da Academia São José de Letras do pujante município catarinense de São José, na região da grande Florianópolis. É uma das academias mais atuantes do Estado e (preciso partilhar com meus leitores), fui eleito ontem para ocupar uma cadeira dessa nobre Arcádia. Procurarei ser digno do honroso encargo a que me propus e que foi aceito pelos meus futuros confrades. Agradeço a todos na pessoa do presidente, escritor e poeta Artêmio Zanon (cadeira 29).
********************

Acadêmicos da ASAJOL.
Sessão de posse do Acadêmico Rudney Otto Pfützenreiter a o6 de Agosto de 2009. Da esquerda para a direita, em pé: Osni Antônio Machado (37), Augusto César de Abreu Teodoro (38), Paulo Rutigliani Berri (17), Pe. Valter Maurício Goedert (4), Rudney Pfützenreiter (16), Augusto Barbosa Coura Neto (26), Dalvina de Jesus Siqueira (23), Gilberto Nahas (35 - faleceu a 06-07-2010) e Artêmio Zanon (29).
Sentados: Telma Lúcia Faria (25), Vera Regina da Silva de Barcellos (34), Nídia Maria Albino de Bem (13), Osmarina Maria de Souza (24), Nilson Mello (8) e Alzemiro Lídio Vieira (31).
********************
Acadêmico Volnei Martins Bez (10).
********************
Acadêmica Vanda Lúcia Sens Schäffer (5).
********************
Acadêmico Moacyr Viggiano (18).
********************
Acadêmica Zoraida Hostermann Guimarães (Cadeira 7).
Esta senhora um dia me telefonou, há alguns anos. Talvez por volta de 1996, ou quiçá 97. Lera um pequeno trecho meu no diário do leitor do Diário Catarinense e me parabenizou. Muito doce e suave, emocionou-me. Vivia eu um momento conturbado em minha vida. Fim de carreira e alguma desilusão, e aquela observação logo se foi, apagada pelas perturbações da vida. Mas continuou no meu âmago e, quando li seu nome no Informativo Trinta Réis da Asajol, voltei a lembrar-me do nome e daquela voz que me ligou somente para elogiar um pequeno trecho e me convidar para visitar, talvez, a Academia, ou outra instituição de fazer literário. Bem diz o acadêmico Volnei Martins Bez que ela é frágil, formosa, distinta, polida e com jeito de fada. Foi exatamente esta a minha impressão. Zoraida, um nome que não esqueci. E agora terei a satisfação de privar com ela de amenos momentos literários. Obrigado, Poetisa Zoraida! Vejo a senhora com a consideração que vejo Osmarina de Souza, Wanda Ritta e Vilca Marlene Merízio, partícipes desta nobre academia.
********************
Walter Goedert, Augusto, Paulo, Luiz Galvão, Miguel Malty, Artêmio Zanon, Augusto Coura Neto. Na pessoa dos senhores agradeço a todos e espero honrar este momento tão importante. Os outros membros, com quem ainda não tive o prazer de manter contato recíproco, seja verbal, através carta ou eletrônico, por certo se farão tão importantes e companheiros para mim quanto os que já citei, depois que os conhecer.
********************
Este artigo foi composto com informações e fotos de Boletins Informativos da Academia São José de Letras (O Trinta-Réis - números 46, 49, 50, 51 e 52).
********************




Nenhum comentário:

Postar um comentário