Roberto Rodrigues de Menezes.

Roberto Rodrigues de Menezes



sábado, 28 de maio de 2011

Pílulas culturais 16: Os gatos egípcios.

Entre os egípcios, o gato era consagrado à deusa Basteje, representada com corpo humano e cabeça de gato.  Durante a festa anual da deusa convergiam para a capital Luxor multidões de peregrinos, que levavam dentro de urnas pequenas e preciosas seus animais embalsamados.
************************** 
José Bonifácio de Andrade e Silva (Santos 1763 - Niterói 1838) foi o patriarca da independência do Brasil. Caráter íntegro e de saber enciclopédico. Sua mensagem a Dom Pedro I, condenando as pressões portuguesas sobre a colônia, orientaram o príncipe a tornar o Brasil independente em 1822. Foi o primeiro ministro da nova nação. Isso não impediu que conspirações palacianas o mandassem para o exílio em 1823. Retornou ao Brasil em 1828 e foi reabilitado. Na gravura ele apresenta o adolescente Dom Pedro II ao povo, como seu tutor. Foi um dos maiores personagens da História do Brasil. Esperamos que as revisões vermelhas da História não tirem a real importância que ele teve para a independência do Brasil e a afirmação da nova nação aos olhos do mundo.
*************************** 
Numerosos navegantes, no século XV, já desbravavam o terrítório australiano, chamado o Novíssimo Continente. Ali não houve um Colombo, mas numerosos exploradores, ingleses e holandeses à frente, que propiciaram o desenvolvimento da grande nação australiana. Os descobridores tiveram que lutar com tribos agressivas e nada hospitaleiras. Muitos ali deixaram suas vidas. O inglês James Cook foi o primeiro europeu a por os pés na Austrália. Cook reclamou para a coroa britânica a posse da grande ilha, e logo foram para lá mandados crminosos e malfeitores para, além do castigo, habitá-la. O capitão Sturt, outro inglês, descobriu um grande rio que denominou Darling. Muitos colonos ingleses e holandeses foram para o novo continente com suas famílias.
Na gravura vemos o explorador Abel Jansen Tasman, mandado para as novas terras pelo governo holandês, que lá queria criar a Nova Holanda. No extremo sul ele descobriu uma grande ilha que denominou Tasmânia, nome que perdura até hoje. Atualmente a Austrália é um país com grande desenvolvimento e qualidade de vida. O canguru aparece como animal característico do país e o bumerangue, uma espécie de dardo pequeno e curvo que vai até o alvo e retorna para o atirador, é o instrumento também muito peculiar daquele povo. Um outro animal deveras característico daquele país é o famoso diabo-da-tasmânia.
*********************
Enciclopédia Trópico.
Volume III.
*********************

Nenhum comentário:

Postar um comentário