Roberto Rodrigues de Menezes.

Roberto Rodrigues de Menezes



domingo, 1 de maio de 2011

João Paulo II.

Karol Wojtila, segundo filho de uma costureira e de um militar reformado, nasce no dia 18 de maio de 1920 em Wadovice, Polônia. Eleito para o trono de São Pedro em 1978, governa a Igreja Católica até o ano de 2005. Hoje, primeiro de maio, ele é declarado Beato da Igreja, o primeiro passo rumo à canonização.
****************************
O papa recebe a visita do então presidente Fernando Henrique Cardoso e de sua esposa Ruth Cardoso.
********************
1939 - Conhece o totalitarismo nazista, que invade o seu país natal.
1946 - A União Soviética liberta os poloneses dos nazistas. Porém, submete-os a um outro regime tirano idêntico em sangue e terror ao primeiro. Hoje, as duas pragas estão extirpadas da Polônia.
1979 - Critica a teologia da libertação, afirmando que a Igreja não necessita  recorrer a sistemas e ideologias para amar, defender e colaborar na libertação do homem.
1981 - É atingido por tiros disparados pelo turco Ali Agca, no pátio da basílica de São Pedro. Não seria mais o mesmo em saúde depois disso. No entanto, perdoa o criminoso.
1985 - Pune Leonardo Boff com o silêncio penitencial. Este, inconformado, deixa a Igreja, preferindo ser aliado dos petistas e do atual governo.
1989 - Recebe Mikhail Gorbachev e restabelece relações diplomáticas com Moscou.
1994 - Critica com energia o texto da ONU que apoia o aborto.
1997 - Faz sua terceira visita ao Brasil.
2005 - Falece em Roma.
********************* 
O papa recebeu líderes de países democráticos.
********************************
E visitou também líderes de regimes totalitários.
****************************
Ao ser declarado Beato, unimo-nos às alegrias de todo povo católico para reverenciar este grande cidadão do mundo. Viva o imortal João Paulo II!
****************************
A família é o patrimônio da humanidade porque é por meio dela que, conforme o desígnio de Deus, se deve prolongar a presença do homem sobre a terra.
(João Paulo II).
****************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário