Roberto Rodrigues de Menezes.

Roberto Rodrigues de Menezes



quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Pílulas 124: Abel, o poeta universal.

Foto do acervo da Asajol
***********************
No sábado passado a Academia São José de Letras homenageou a memória do poeta Abel Beatriz Pereira, titular da Cadeira 15 daquela nobre arcádia. Tive a honra de fazer a elegia ao ilustre acadêmico, que nos deixou no primeiro dia de março deste ano, com 85 anos. Era joinvillense, mas morava na capital.
Foi escritor de pena sensível e ilustrada, menestrel que cantou a vida em todas as suas nuances, uma bardo romântico que estrelou sua passagem na terra com poemas e trovas, contribuindo sempre para o aprimoramento das letras. Sua obra de maior vulto foi "A poesia universal". Fundou em 05 de dezembro de 1990, sendo também seu editor e redator, a revista literária "A Figueira", em oito edições.
Esperamos que Abel esteja agora nos páramos celestes, louvando a Deus e brindando aos eleitos com o que de poético e belo sempre produziu o seu estro literário. Ao final da cerimônia o presidente da Academia, Artemio Zanon, declarou vaga a cadeira.
                                             
noticiasdesiao.wordpress
***********************
Aqui vemos Khadafi, grande companheiro do Lulla, e atrás o Evo boliviano. Ao que parece, pelas notícias internacionais, Khadafi pode ter o mesmo destino do Saddam. O perigo dessas revoluções islâmicas é a jihad.
************************
Rússia, China e Brasil se abstiveram na ONU de aprovar sanções contra Khadafi. É a política vermelha do Itamaraty. Pisaram outra vez na bola, para usar o linguajar do Lulla. Toda a comunidade internacional (sei lá o que é isso) está contra o ditador líbio. Desde Celso Amorim, com ápice no episódio ridículo do chapeleiro Zelaya, a chancelaria brasileira só comete gafes. E o Brasil ainda quer cadeira cativa no conselho de segurança.
Os comunas das relações exteriores devem saber que, em plena ditadura militar no ano de 1974, o Brasil foi um dos primeiros países  que reconheceu o governo comunista da MPLA de Angola. Os milicos mostraram naquela época ser menos reacionários que os engravatados petistas de hoje.
***********************
Estou completamente estupefato. Lulla foi convidado e vai dar palestra na Escola Superior de Guerra, a mais alta instituição de estudos militares do país, no próximo dia 29. Isso depois de dizer que os milicos devem calar a boca com a nomeação do Celso Amorim. Mas, devo estar delirando. Os generais, almirantes e brigadeiros de hoje são uns ilustres desconhecidos.
************************ 
ptelectionsmeter.com
*******************
Todo mundo sabe que o Lulla nunca morreu de amores pela Marta Suplicy. Afinal, ela é socialista de champanhe e férias em Paris e o Lulla bem mais popularesco, daqueles de passar férias na Enseada de Brito tomando umas cervas. Lulla tem muito cacife no norte-nordeste, mas em São Paulo não é aquela brastemp. No entanto, como ele está acima do PT, o que ele quer é o que será feito e Marta vai competir para a prefeitura do Kassab. Gabriel Chalita, em constante troca de poleiro, talvez seja o plano B.
************************** 
Não cabe aos militares gostar ou não do Amorim. (Lulla, o saudoso, metendo a colher em tudo).
**************************
Ministério da Fazenda em Brasília foi invadido pelos sem-terra. Os caras estão achando pouca a mesada da Hidra. Que turma fominha, meu.
**************************
O aumento de 20% no IPI dos cigarros nada tem de pedagógico. É mera sanha arrecadatória da Hidra.
*************************
Você sabia que em torno de 50% dos preços das passagens de ônibus são tributo? É a Hidra cada vez mais assanhada.
*************************
Não creio que grandes empresários tenham ideologia. Eles vão para o lugar que der mais. E a China satisfaz, embora lá a turma dos direitos humanos não tuja nem muja.
*************************
Pegou um tantinho mal a Ideli falando ao telefone com o Nelson Goeten, ex-chefe do PR aqui em Santa, acusado de pedofilia. Ele teve seu telefone grampeado pela polícia e a Ideli conversava com ele, dizendo estar preocupada com a situação do petista João José dos Santos, chefe dos Transportes Federais no Estado, que está mais quieto que passarinho na muda. Olha, meu, ela não é a terceira mulher mais poderosa da República? Não consegue resolver a situação do subordinado? Ou também tem medo da Tia Pre?
**************************
Sarney foi visitar sua ilha particular no Maranhão num helicóptero da PM. Puxa, leitores, será que o cara ainda não conseguiu juntar grana suficiente para comprar um helicópterozinho particular?
***********************
3anobcepi.blogspot
*****************
Uma lei municipal meio ridícula obriga as empresas de ônibus de Belém do Pará a oferecer livros aos passageiros. O cara já está cansado, encalorado, cheio de fumaça e barulho, sacolejando, e ainda vai ler? Isso sem dizer que o pueblo não se liga muito nisso. Fazer ler "na marra'" só pode ser coisa de abobada, como a vereadora Teresa, do PDT. Será que ela própria vai impor o que o pessoal deve ler? Autoajuda, Disney, Paulo Coelho, Sarney? Há 50 anos havia mais livrarias em Marmelândia do que hoje, senhores. O que tem muito agora é buate e bailão. Que mania de se meter na vida particular das pessoas!
*************************************** 
Governador Raimundo Colombo diz que vai reunir comissão para definir o papel da PM e da Polícia Civil nesta recente e eterna briga por espaço. Não há o que definir, senhor Governador. A PM que pare de querer exercer função de polícia judiciária e a Civil que pare de querer se fardar, formando pelotões e companhias. Investigação, quanto menos ostensiva, melhor.
***************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário