Roberto Rodrigues de Menezes.

Roberto Rodrigues de Menezes



terça-feira, 8 de maio de 2012

O AMOR À PÁTRIA


Até o começo da década de 80, nenhum brasileiro, por mais esquerdista que fosse, ignorava que havia uma revolução comunista em curso no Brasil, que essa revolução sempre tivera respaldo estratégico e financeiro de Cuba e da URSS, que ela havia atravessado maus bocados em 1964 e tentara se rearticular mediante as guerrilhas, sendo novamente derrotada. 
Mesmo o mais hipócrita dos comunistas, discursando em favor da "democracia", sabia perfeitamente a nuance discretamente subentendida nessa palavra, isto é, sabia que não lutava por democracia nenhuma, mas pelo comunismo cubano e soviético, segundo as diretrizes da Conferência Tricontinental de Havana. 

Passada uma geração tudo isso se apagou.
A juventude, hoje, acredita piamente que não havia revolução comunista nenhuma, que o governo João Goulart era apenas um governo normal eleito constitucionalmente, que os terroristas da década de 70 eram patriotas brasileiros lutando pela liberdade e pela democracia. 

No Brasil, a multidão não tem memória própria.
Sua vida é muito descontínua, cortada por súbitas mutações modernizadoras, não compensadas por nenhum daqueles fatores de continuidade que preservam a identidade histórica, melhor conhecida e cultivada no meio militar. 

Não há cultura doméstica, tradições nacionais, símbolos de continuidade familiar.
A memória coletiva está inteiramente a mercê de duas forças estranhas: a mídia e o sistema nacional de ensino. 
Quem dominar esses dois canais mudará o passado, falseará o presente e colocará o povo no rumo de um futuro fictício. 
 Olavo de Carvalho - Filósofo e Cientista Político 
**************************************
Fui ao velório do filho de um amigo e tive que entrar em Floripa às oito da manhã, já que moro no continente. Santa mãe, que trânsito horroroso. Gente com carros potentes, belos, mas tudo rodando como se fosse carroça. Se isso continuar, vai chegar um momento em que todos sairão dos carros e continuarão a pé. A isso chamamos de qualidade de vida.
************************ 
Vereadores de Recife no CQC da Band: 60% de aumento de salários, 15.000 de auxílio paletó, 2.000 de auxílio comida, 23 assessores... E isso vale para todas as Câmaras municipais, assembleias e congresso nacional. Resolvi não votar em mais ninguém, pois não quero coonestar estas patifarias. Acho que o TRE podia me liberar, já que continua esta barbárie de voto obrigatório. 
*****************

2 comentários:

  1. É a geração nova não sabe. Mas eu que sou de outra geração e fiz Universidade nos anos 70 sentí na pele, o que os ditos imaginavam como destino do Brasil. Um clima horroroso. Pelos corredores falavam, buscando exemplo daquelas criaturas que fizeram a revolução, uma revolução que levou a nada e matou milhares de pessoas. Aqui eu escutava primeiro vão os padres e as freiras. E eu que nem sou católica mas como sou xamã ficava horrorizada. Foi nesse momento da minha vida que fui de um lado materialista para o espiritualismo, sou mística ecumenica peço pela paz e oro todos os dias ao Nosso Senhor Deus que tende piedade de nós. Pois como disse Jesus: - Perdoa Pai que eles não sabem o que fazem.

    ResponderExcluir
  2. Só um perfeito idiota de hoje pode acreditar que regimes genocidas, assassinos e psicopatas como os da Rússia, China, Cuba e Albânia pudessem ter financiado os guerrilheiros psicopatas brasileiros que se empoleiraram no autal governo para defender a "DEMOCRACIA".
    É só perguntar para esses idiotas de hoje que democracia existe em CUBA? e na CHINA? e na RÚSSIA?
    Só um ASNO pode defender que à esquerda de 1964 estava lutando pela democracia e um ASNO elevado ao quadrado acreditar que eles estão falando a verdade hoje.

    O COSSACO

    ResponderExcluir