Roberto Rodrigues de Menezes.

Roberto Rodrigues de Menezes



domingo, 13 de fevereiro de 2011

Minibiografias: Heródoto e Hipócrates.

(Gravura: encod.org)
11 - HERÓDOTO - Historiador grego chamado "O pai da História" e considerado um dos mais notáveis representantes da prosa jônica. Nasceu pelo ano de 480 AC na cidade jônica de Halicarnasso, que sofria toda a influência da civilização jônica circunvizinha. Suas Histórias, que abrangem um período de 320 anos e nas quais se narram as lutas entre gregos e bárbaros, de Creso a Xerxes, têm por finalidade principal pôr em evidência o antagonismo existente entre o espírito helênico e o oriental. Ainda não despojado das velhas crenças, que dominaram no ciclo da epopeia, entremeia as suas observações pessoais com mitos e lendas. Exilado da pátria por motivos políticos, viajou pela Ásia Menor, uma parte da Ásia e da África, especialmente o Egito. Na Fenícia visitou Tiro e Sidon, indo daí à Babilônia e às costas do mar Negro. Morreu em Túrio, no ano 426 ou 425 AC.
****************************************
12 - HIPÓCRATES. Célebre médico da Grécia Antiga, contemporâneo de Demócrito de Abdera. Nasceu na ilha de Cos, provavelmente no ano  460 AC, vindo a falecer em Larissa, na Tessália, pelo ano 370 AC. Em literatura foi um dos representantes da prosa jônica, escrevendo num estilo simples, despretensioso e agradável. Das 72 obras a ele atribuídas, as principais e tidas como autênticas são:  Da antiga medicina, Dos ares, das águas e dos lugares, Das dietas nas moléstias  agudas, Das epidemias e Aforismos. Hipócrates passou à posteridade como o "Pai da Medicina". Os médicos, quando se formam, fazem o juramento de Hipócrates.
****************************************
PÍLULAS:
- A Síndrome de Peter Pan ocorre muito com os candidatos a velhos na faixa dos 60.
- Uma moto verde com um rapaz transita livremente há muito tempo com a descarga totalmente aberta, fazendo o maior barulhão. O rapaz faz questão de acelerar o máximo, idiota refinado e imbecil que é. Não há guarda municipal que o pare?...Ele anda todo dia por Capoeiras com o mesmo barulho.
- Uma mulher toda empombada, cheia dos perfumes e adereços, de nariz bem empinado, passou pelo manezinho da ilha num ponto de ônibus em Canasvieiras. Andava como se fosse uma modelo, apesar de não ser muito magrinha. Devia ser turista. Ele a acompanhou com o olhar e, finalmente, soltou a sua judiciosa observação: -- Olhólhó, a peidona!...
- Vergonhoso esses policiais do Rio, sejam civis ou militares, estar sendo presos pela polícia federal. Ainda não entenderam que a Globo vem em seguida? Custa tanto ser honesto?... Fazem parecer que a federal é melhor que as estaduais.
****************************************
- Muitos militares da ativa já começam a se mostrar como de esquerda. Aderiram!
- Os petistas fizeram como Hitler. Venceram a eleição e não perdem mais, pois se apoderaram do sistema e do Estado. Vamos viver muito tempo com eles no comando, se não houver uma marola bem grandona.
- A OAB vai enviar documento à ONU a respeito do sistema prisional em Santa Catarina. Bobagem! Roupa suja se lava em casa. A ONU existe para administrar duelos claros ou escuros entre países. E o faz muito mal.
- Nos dias atuais em Marmelândia, o ônus da prova está passando a caber ao acusado e não ao acusador. O acusado tem que provar que é inocente.
- As estatísticas marmelandenses não resistem a qualquer análise. Um exemplo é que um homossexual sai com sua família de carro para uma viagem e há um acidente em que ele morre. Ele passa a ser contabilizado como uma vítima da discriminação e não da histeria do trânsito, o que é uma inverdade
- A respeito dos trágicos deslizamentos no Rio uma entrevistada falou: Precisamos é levar a bola pra frente. Incorporou a fala do Saudoso, sem dúvida.
- Tenho a leve impressão que a escola de samba que homenageou Castro e Guevara em seu samba-enredo vai ganhar o carnaval no Rio.
****************************************.
Lagoa da Conceição em Floripa. Foto da prima Margareth de Blumenau. Dunas e águas.
***********************************
Fonte: Dicionário Enciclopédico de 1943.
***********************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário