Roberto Rodrigues de Menezes.

Roberto Rodrigues de Menezes



sábado, 5 de fevereiro de 2011

Pílulas Culturais XI: Os egípcios.

Pela primeira vez depois de quatro mil anos, olhos mortais devassam um sepulcro egípcio. Muitas dessas riquezas arqueológicas estão hoje nos museus da Europa. Outras foram levadas por salteadores comuns ou a soldo de grandes empresas. Mesmo assim, foi possível reconstituir a bela e rica história cultural desse povo singular. O Museu do Cairo guarda os restos quase perfeitos do faraó Tutancamon.
****************************************
Diante do templo de Amon, em Tebas, afluem sacerdotes, vendedores ambulantes, soldados. Gente semelhante em tudo, exceto nos trajes, às dos nossos dias.
**************************************** 
Uma procissão sagrada atravessa o rio Nilo, a grande via responsável pela fertilidade das terras em sua volta, pois além o que mais ocorre é deserto. A pompa dos enfeites dá uma pequena ideia da riqueza e do progresso desses homens há três mil anos.
****************************************
Graças aos seus misteriosos processos de embalsamamento, os egípcios conseguiram conservar, durante séculos, os corpos dos seus mortos, envoltos estreitamente em faixas embebidas de óleos. Sabemos também que aquela região tem uma baixíssima umidade do ar, sem o que não seriam possíveis estas técnicas. A umidade tem muito maior efeito para apodrecer que o calor. 
****************************************  
A cavalaria egípcia, montada em bigas, constituía o núcleo principal do exército dos Faraós. O mais conhecido deles foi Ramsés II, cuja esposa favorita era a bela Nefretiri. No seu reinado os hebreus, sob o comando de Moisés, conseguiram se livrar da escravidão no Egito.
*******************************************
Fonte: Enciclopédia Trópico, tomo I, documentário 19.
*******************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário