Roberto Rodrigues de Menezes.

Roberto Rodrigues de Menezes



sábado, 30 de abril de 2011

Minibiografias: Catarina I e Catarina II.

32 - CATARINA I. Imperatriz da Rússia (1682-1727). Esposa de Pedro, o Grande, exerceu grande influência não somente sobre o Imperador, mas também sobre o governo da nação. Após a morte do esposo, Catarina foi proclamada Imperatriz da Rússia. Entregou-se, então, a uma vida de completo desregramento, deixando as rédeas do governo nas mãos de seu amante Menschikoff. Todavia, suavizou consideravelmente o regime de ferro criado pelo imperador, e favoreceu as artes e a literatura, fundando academias e instituições científicas.
*****************************************
33 - CATARINA II.
Imperatriz da Rússia (1729-1796). Era casada com Pedro III. Quando este subiu ao trono, Catarina descobriu que ele tramava repudiá-la, para casar-se com a amante Isabel Vorontsova. Como tinha grande aceitação na corte e entre o povo, provocou uma rebelião militar que depôs o Imperador. Ela, então, foi proclamada Imperatriz em 1763. Protegeu a ciência e as artes e adotou a política do expansionismo. Lutou contra os turcos e ampliou o território russo, apossando-se das regiões que vão do Cáucaso ao Mar Negro, bem como de algumas províncias da Polônia. Teve, não obstante, vida pessoal conturbada e cheia de peripécias amorosas, o que a levou a cometer, não raro, atos de violência e despotismo. Em 1773 um chefe cossaco Yemelian Pugachev, revoltou-se contra o Império russo. Foi preso em 1775 e executado, tendo Catarina abafado a revolta com extremo rigor.
Pedro III, assim que foi deposto, entrou na prisão e logo morreu. Da amante nunca se soube, mas imagina-se.
**********************************
Fonte: Dicionário Enciclopédico de 1943.
Imagens: Wikipédia.
**********************************
Recebi um e-mail do Segundo Sargento Andrei Francisco Fernandes, de quem fui instrutor e comandante no Curso de Formação de Sargentos em 1993. Ainda recorda, o que se revela para mim muito gratificante. Se os mestres são lembrados, é porque deixaram alguma semente. Um abraço ao Andrei, que me lê no blog, e votos de que seja muito feliz na carreira e na vida pessoal.
**********************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário