Roberto Rodrigues de Menezes.

Roberto Rodrigues de Menezes



sexta-feira, 29 de julho de 2011

Música erudita em pílulas VII.

Piotr Ilyitch Tchaikovsky (Votkinsk 1840 - São Petersburgo 1893).
(WIKIPÉDIA).
************
O grande compositor russo Tchaikovsky foi o autor das duas peças que seguem, sucessos mundiais de música clássica. 
Dança O lago dos Cisnes.
(mediamania.com.br)
*****************
Após meses de sofrimento para o compositor, a primeira apresentação de O lago dos Cisnes, em março de 1877, foi um desastre quase completo. A obra, um dos mais famosos balés do mundo, teve que esperar até 1895, quando Marius Petipa e Lev Ivanov a remontaram, para ter uma montagem de primeira linha e a consequente aclamação. A Dança dos Cisnes é quase tão conhecida em termos visuais quanto auditivos, com as quatro bailarinas delicadas em seus trajes brancos e de braços entrelaçados, dançando primeiro de um lado e depois do outro.
Capricho Italiano
(espomadrid.es)
**************
Tchaikovsky foi quase sempre um homem melancólico, especialmente em sua vida pessoal. Mas as temporadas na Itália costumavam afastar a sua melancolia. Era impossível resistir, ele que era russo, à combinação do clima quente com o belo cenário e com os italianos, calorosos e sempre desejosos de agradar. No início de 1880 ele se instalou em Roma por algum tempo. Seu hotel ficava ao lado de um acampamento da Cavalaria Italiana, cuja banda tocava canções militares com tamanho talento, que Tchaikovsky apressou-se a anotar as melodias, que depois utilizou como fanfarra de abertura numa obra chamada Capricho Italiano. Embora sua inspiração tenha sido italiana, o resultado também soa magnificamente russo, com adornos ciganos, emocionantes colorações e ritmos orquestrais.
****************************
Fonte: Seleções do Reader's Digest
****************************

Um comentário:

  1. Tenho a 1812 gravada com os canhões originais russos nas invasões napoleônicas. Quando eles começam a troar em sincronia perfeita com a overture, ė indescritível.

    ResponderExcluir