Roberto Rodrigues de Menezes.

Roberto Rodrigues de Menezes



domingo, 10 de julho de 2011

Pílulas culturais 33: As bonecas. (curiosidades).

Cortez, durante suas explorações no México, observou, na corte de Montezuma, que muitas damas astecas tinham em seus braços bonecas pintadas em cores vivazes.
************************
No Japão, anualmente, há uma festa característica chamada Hinamatasuro. Durante a cerimônia, que ocorre em março para as bonecas, e em junho para os bonecos, as meninas expõem seus "filhos".
****************************
No século XIX, em Nuremberg, Alemanha, foram construídos muitos acessórios para bonecas, tais como casinhas de madeira dotadas de móveis e outros apetrechos. Algumas eram tão perfeitas, que foram conservadas em museus.
********************
Durante a Renascença, a boneca se difundiu muitíssimo na Itália e na França, como ornamento e objeto de arte. Seu corpo era ainda primitivo, mas as roupas que a recobriam eram suntuosas, e às vezes preciosíssimas.
********************* 
Dado seu apreciável valor artístico, foram especialmente difundidas na Itália e em outros países as geniais e inimitáveis criações  Lenci, como bonecas, animais, flores de pano. de coloridos característicos e vivazes.
***************************
Tipos de bonecas em alguns países:  (da esq p/ a dir) boneca copta, boneca tusayan (fabricada pelos indígenas da América do Norte), boneca egípcia e boneca chinesa.
*****************************
Enciclopédia Trópico Volume III.
Documentário 140.
*****************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário