Roberto Rodrigues de Menezes.

Roberto Rodrigues de Menezes



terça-feira, 3 de janeiro de 2012

As sete maravilhas do mundo antigo.

1 - As pirâmides do Egito.
O faraó Queops, por volta de 2700 AC, ordenou que lhe fosse feito um túmulo que obscurecesse o sol. Assim, com milhares de escravos, foram feitas as pirâmides. A segunda pelo faraó Quefren e a terceira pelo faraó Miquerinos Os escravos que sobreviveram foram mortos para que ninguém tivesse acesso às galerias das pirâmides. Os trabalhadores tinham poucas ferramentas para auxiliar. Cunhas de madeira eram colocadas entre as pedras e depois de molhadas rachavam-nas. A pirâmide de Queops tem 147 metros de altura. Enormes jangadas transportavam os blocos de pedras pelo rio Nilo. Em terra, troncos roliços de árvores faziam as pedras deslizarem ate o local, com a força de escravos e cordas. As pirâmides são a única maravilha do mundo antigo que ainda existe, com a enorme esfinge como guardiã.
********************
2 - Templo de Diana em Éfeso.
Éfeso fica na atual Turquia. Os subterrâneos do templo possuíam riquezas incalculáveis, guardadas por sacerdotes da deusa. 127 colunas jônicas envolviam a sala de Diana. Belos afrescos eram admirados no interior do templo. O teto era triangular, todo trabalhado em mármore e ouro. No ano 200 AC o templo foi destruído pelos godos, povo bárbaro do norte da Europa.
******************
3 - Túmulo de Mausolo, em Halicarnasso.
Nesta cidade da Ásia menor, foi erguido um túmulo fabuloso pela rainha Artemísia, para seu marido, o rei Mausolo, que falecera. Ela não suportou a falta do esposo e morreu dois anos depois. O mesmo túmulo lhe serviu de morada. O mausoléu timha 38 metros de altura e durou dezoito séculos, sendo destruído no ano 1100. Sobre colunas de mármore pousava uma pirâmide com 34 degraus. No alto, as estátuas do rei e da rainha em tamanho natural, numa quadriga de cavalos. De Mausolo deriva o vocábulo mausoléu, que significa um túmulo de construção luxuosa.
******************
4 - O colosso de Rodes.
Esta imensa estátua de um homem grego com um arco na mão esquerda e uma tocha de fogo na direita se erguia na entrada do porto da cidade de Rodes. Foi feito em 380 AC com mais de trezentas toneladas de bronze. No seu interior havia uma escada que conduzia até a tocha, que era acesa para orientar os navegantes. O colosso não durou muito. Sessenta anos depois um terremoto o levou para o fundo do mar. Mercadores tiraram todo o bronze das águas e o venderam.
******************
5 - O farol de Alexandria.
Foi construído em 270 AC na ilha de Faro, de frente para a cidade de Alexandria, no Egito.Era uma torre enorme que servia de orientação aos navios. A base era retangular e maciça. Acima, repartições octogonais continham as salas dos guardas. No alto, a câmara de fogo. Possuía colunas de mármore e um imenso espelho de metal que refletia a claridade do fogo, para evitar que o farol fosse confundido com as estrelas. No século XII um califa árabe, suspeitando que nos subterrâneos do farol existissem tesouros, ordenou a sua demolição.
***************
6 - A estátua de Júpiter Tonante, em Olímpia.
Feita pelo artista grego Fídias, tinha 20 metros de altura. Seu corpo e a imagem da deusa Vitória, que ele segurava na mão direita, eram de marfim. Na outra mão segurava o cetro de deus de toda a terra. As vestes eram feitas de ouro. Diz a lenda que Fídias, ao terminar a obra, a 400 AC, caiu de joelhos aos pés da estátua e pediu um sinal de aprovação. Do céu desceu um raio fulgurante que caiu aos pés do artista. Júpiter estava satisfeito.
******************
7 - Os jardins suspensos da Babilônia.
Babilônia era uma bela cidade e seu rei se chamava Nabucodonosor. Ao casar, desejou dar de presente à esposa um jardim encantado, com milhares de plantas e flores. Terraços de pedra eram sustentados por amplos arcos. Vistos de baixo, pareciam escadarias transbordantes de flores. Sob os arcos existiam salas floridas onde os soberanos descansavam. Foi feito um sistema de irrigação que não permitia que a água faltasse. terminando num belíssimo chafariz. Hoje, somente poucas ruinas atestam a beleza dos jardins.
Fonte: Enciclopédia Trópico.
********************
Hugo Chavez está encucado com esta leva de cânceres que estão atingindo os dirigentes latinoamericanos. Castro, ele próprio, Lugo, Cristina, Lulla, e mesmo a tia PRE, que venceu, creio, esta batalha. Espero que Lulla também vença.
Chavez se diz bolivariano, mas parece desconhecer a biografia, pelo menos a não oficial, de Símon Bolívar, que morreu rogando pragas contra os caudilhos latinoamericanos. Disse ele que o continente seria inexoravelmente dirigido por mequetrefes e sicofantas da pior qualidade. Com exceções honrosas, é claro. Talvez nessas doenças esteja uma conspiração da CIA. Bem faz o Castro que sempre mandou que lhe provassem a comida, antes de comer.
***********************
A Igreja Católica precisa tomar atitudes mais incisivas (na ONU, sei lá, apesar de ser um organismo em descrédito) contra o assassinato de católicos por muçulmanos em diversos países da Ásia, África e Oriente Médio. Morreram quase trinta na noite de natal na Nigéria.
Na China, bispos, padres, freiras e leigos estão mofando nas prisões, pois o PC chinês só admite uma igreja subordinada ao seu secretariado geral. Já está na hora de parar de aceitar passivamente estes fatos. É só atentar para o que publica a entidade católica AIS (Ajuda a Igreja que Sofre). 
*************************

2 comentários:

  1. Boa tarde Sr. Roberto!
    Das maravilhas do mundo a que mais me encanta é o farol de Alexandria. Sempre lamentei sua destruição. Não conhecia o Túmulo de Mausolo. Achei muito bonito.
    Meu irmão passou pela Croácia e disse que viu o Castelo da Sissi Imperatriz. Deve ser um dos castelos. Perguntei ao meu colega professor de História, e ele me disse que por ali há muitos castelos. Há muitas maravilhas no mundo. O mar da Croácia, dizem não existir outro mais belo... Mas na verdade, quando observamos esses lugares, além da beleza singular, sempre há uma história por trás. No caso da Croácia, eu consegui ver a trilogia da Sissi Imperatriz, locando aqui na videoteca. Eu e minha mãe assistimos juntas. Ele está em alemão. Mas depois, eu pesquisei a vida da Sissi e fiquei mais intrigada ainda. O filme é ficção. Ela inspirou a história da Cinderela. Mas a partir dali, vasculhando a história eu fui parar na morte do filho dela... Esse fato fez com que Francisco Ferdinando se tornasse o próximo sucessor do Império Austro Húngaro. Dali para a primeira guerra mundial.... Por isso, olho para cada maravilha e penso em todo o peso e consequência que há por trás de cada uma.
    O senhor poderia escrever sobre a Sissi Imperatriz? Sobre os Romanov?
    Muito obrigada.
    Um forte abraço. Feliz ano Novo !!!!!! E parabéns pelo blog.
    Denise.

    ResponderExcluir
  2. nada pode ser mais falso do que afirmar que as Pirâmides foram feitas por escravos. Nem mesmo foram feitas pelos faraós... todas as tentativas de provar isso fracassaram miseravelmente.

    ResponderExcluir