Roberto Rodrigues de Menezes.

Roberto Rodrigues de Menezes



sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Mitologia greco-romana 1.

(Platão - filósofo grego).
Academos - Herói da Ática. Foi sepultado num bosque, onde Platão instalou a sua academia, nome derivado do herói.
Amazonas - Mulheres guerreiras habitantes do Cáucaso e da Ásia Menor. Veneravam Diana de Éfeso. Sua rainha mais famosa foi Hipólita.
Ambrosia - Alimento dos deuses, à base de mel.
Aquiles - Filho de Peleu e da deusa Tétis. Para torná-lo imortal, sua mãe o mergulhou no rio Estige. Mas, ao submergi-lo, segurou seu calcanhar, que não foi molhado e se tornou o seu único ponto vulnerável. Foi morto por Paris na Guerra de Tróia, com uma flechada no calcanhar.
A guerra pendeu para o lado dos gregos, quando estes, usando um estratagema, ofereceram aos troianos um cavalo de madeira como presente, que abrigava em seu interior os mais valentes guerreiros. Estes invadiram a cidade à noite e a guerra começou a ser decidida em favor dos gregos. A expressão calcanhar de Aquiles é considerada o ponto fraco de alguém, em razão desta história. E presente de grego considera-se um presente ruim.
Aracne - Mulher que tinha grande habilidade em fiar e tecer. Desafiou a deusa Minerva para uma disputa para ver quem melhor tecia. A deusa, perdendo, a transformou em aranha, destinada a fiar e tecer por toda a eternidade.
Argentino - Filho de Esculano. Deus das moedas de prata entre os romanos.
Atlântida - Ilha situada a oeste das colunas de Hércules (estreito de Gibraltar). Quando os deuses partilharam o mundo, a Atlântida coube a Posseidon. Como seus habitantes deixaram-se dominar por inúmeros vícios, o deus Oceano a engoliu. Foi confundida com o arquipélago dos Açores. A lenda deu origem a muitas histórias e filmes, além do nome Atlântico para um dos oceanos.
Atlas - Gigante que foi condenado a carregar o mundo nas costas. Recusou hospitalidade a Perseu que, ofendido, lhe mostrou a cabeça da Medusa, tendo o gigante se transformado numa montanha. É a origem do Atlas geográfico.








Averno - lago da Campânia formado na cratera de um vulcão extinto. Os romanos o julgavam um meio de comunicação com os infernos.
Bacanais - festas romanas em que se celebrava o culto a Baco, com muito vinho e luxúria.
Campos Elísios - Região dos infernos, onde também ficavam os céus. Podia representar felicidade ou desgraça. No início eram reservados à prole dos deuses e aos justos. Os campos elísios eram lugar de concórdia e paz. Neve, tempestade e chuva não se abatiam sobre este lugar, sempre refrescado por suaves brisas. Nome dado a uma área nobre de Paris na atualidade.
Canícula - É a estrela Sírius, pertencente à constelação do Cão. Aparece no céu em tempo de grande calor. A expressão deriva de cão, não de calor.
Canus - Deus dos cabelos brancos. Epíteto de Saturno. Daí advém a palavra cãs.
Caronte - O barqueiro da morte, filho de Érebo e da Noite. Divindade infernal cuja função era fazer as almas dos mortos atravessarem o rio Aqueronte, para chegar aos Infernos. Velho, de expressão sinistra, apenas dirigia a barca, devendo os mortos remar. Somente eram aceitos no barco os que já estivessem sepultados, sendo deles exigido o óbolo, pagamento pela travessia. Por isso havia o costume de colocar a moeda sob a língua do morto. Os que não levassem a moeda permaneciam nas margens por cem anos.
Cupido - Deus do amor entre os romanos. Assemelhado ao grego Eros, personificava a paixão arrebatadora. Uma criança alada, armada de arco e flecha, que se disparada em alguém a fazia apaixonar-se.
Deucalião e Pirra - Ele filho de Prometeu, ela filha de Pandora. Deucalião reinava sobre a Tessália. Seus habitantes tornaram-se tão maus, que Zeus resolveu destrui-los e mandou à região um dilúvio. Deucalião entrou num cofre de bronze com a mulher. Enquanto os homens morriam, o cofre flutuou até a água baixar. No décimo dia eles pararam no monte Parnaso. Zeus determinou aos dois que jogassem atrás de si os ossos de sua mãe. Como a mãe do deus era Gaia, a terra, o casal pegou pedras e as jogou atrás de si. As que Deucalião jogava transformavam-se em homens e as de Pirra se tranformavam em mulheres. A terra, então foi repovoada. (Deucalião seria o Noé da Bíblia).






Discórdia - Nome latino da deusa grega Éris. Filha da Noite, é uma das divindades primordiais. Engendrou numerosos seres malfazejos, como a Cobiça, o Tormento e a Negligência. Nos campos de batalha suscitava o ódio entre os combatentes. Ofendida por não ter sido convidada para as núpcias de Peleu e Tétis, Éris apareceu e jogou na mesa dos comensais um pomo de ouro, que se destinava à mais bela das deusas presentes. Afrofite e Atena se apresentaram como as mais belas. Como não houve acordo, Zeus decidiu que Paris, um mortal troiano, indicaria a deusa mais bela. Enquanto isso, Éris, a Discórdia, desaparecia satisfeita. Paris optou por Afrodite, que como prêmio propiciou que ele raptasse a grega Helena, a mais bela mortal. Este episódio deu origem à guerra de Tróia. Usa-se o termo "pomo da discórdia" atualmente como expressão que designa o motivo de uma divergência. Atena colocou-se a favor dos gregos e Afrodite dos troianos.







********************
Pesquisa: Dicionário da Mitologia Greco-romana da Abril Cultural.
Trópico - Enciclopédia Ilustrada em Cores. - Livraria Martins Editora.
Postado em 02-06-2010)
*****************

Nenhum comentário:

Postar um comentário