Roberto Rodrigues de Menezes.

Roberto Rodrigues de Menezes



domingo, 30 de maio de 2010

Igrejas e localidades da Grande Florianópolis.


A ilha de Santa Catarina era rota obrigatória dos navegadores que se dirigiam ao sul do Atlântico a partir do século XVI. Por volta de 1675, Francisco Dias Velho funda a vila de Nossa Senhora do Desterro e, em meados do século XVIII, o povoado recebe um contingente de casais provindos das ilhas dos Açores. No século XIX, Desterro foi elevada à categoria de cidade, tornando-se capital da província de Santa Catarina em 1823. A Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência, localizada no coração do centro histórico da capital, pertence à Ordem Franciscana, a mais antiga das confrarias que se instalaram na ilha. Quando da instalação da Ordem, no ano de 1745, ocupou uma capela na igreja de Nossa Senhora do Desterro, atual catedral metropolitana, por setenta anos. Em 1815 as obras da igreja São Francisco foram concluídas.
***************



O distrito de São João do Rio Vermelho teve origem a partir da freguesia de mesmo nome, criada pela resolução régia de 11 de agosto de 1831. No entanto a ocupação, pelos colonizadores portugueses, ocorreu no início do século XVIII. Por possuir terras férteis a lavoura de mandioca e amendoim da localidade ganhou expressão, fornecendo durante muito tempo matéria prima para os numerosos engenhos da região. A capela de São João Batista foi construída por volta de 1838. Em 1842 a igreja ameaçava ruir e em 1852 foi atingida por um raio, o que obrigou a sua reconstrução geral. Já a torre sineira atual foi construída no século XX.
***************


A origem da localidade data do século XVIII. Enseada de Brito foi povoada inicialmente por paulistas e portugueses procedentes de São Vicente, São Paulo. Foi fundada oficialmente em 13 de maio de 1750, quando para lá imigraram cerca de quinhentos açorianos oriundos de sete das nove ilhas do Arquipélago dos Açores, em Portugal.
Atualmente o distrito faz parte do município de Palhoça. A conformação do núcleo ainda se mantém como foi concebido, com um grande quadrilátero como praça, contornado por casas térreas e a igreja de Nossa Senhora do Rosário, na cabeceira oeste da praça.
A igreja é uma das mais antigas de Santa Catarina. Foi construída em 1750, antes mesmo da chegada dos ilhéus. As quatro palmeiras plantadas à sua frente serviam de orientação para os navegadores que ali passavam. A origem do nome provém do navegador paulista Domingos de Brito Peixoto.
***************

O municípo de São José originou-se de uma póvoa fundada a 19 de março de 1750 com o nome de São José da Terra Firme e foi povoado por 150 casais de açorianos provenientes das ilhas Graciosa, São Miguel e São Jorge (dos Açores). Passou à categoria de freguesia em 1756, de vila em 1833 e de cidade em 1856. Em suas terras foi implantada, em 1829, a primeira colônia alemã do Estado, São Pedro de Alcântara. A paróquia de São José foi criada no mesmo ano de fundação de sua póvoa e uma pequena igreja foi construída pelos primeiros habitantes. Apesar de sucessivas reconstruções de parte do templo, a capela-mor foi mantida e as feições atuais da igreja são as mesmas constantes do projeto original.

***************

Transcrito do libreto Arte Sacra - patrimônio Catarinense.

Um comentário:

  1. Esse meu pai "tá" ficando fera na Informática!
    O Marcelo que se cuide!
    Beijos da Mana!

    ResponderExcluir