Roberto Rodrigues de Menezes.

Roberto Rodrigues de Menezes



terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Pílulas Culturais VI - Everest, o topo do mundo.

Monte Everest, na cadeia de montanhas do Himalaia, na fronteira do Nepal com o Tibet. Em nepalês é chamado Sagarmatha (rosto do céu). Tem 8.844 metros. Seu pico foi atingido pela primeira vez em 1953 por uma expedição anglo-neozelandesa, com os alpinistas Edmund Hillary e Norgay Tenzing.
*************************

Bíblia - O sonho de José, o undécimo filho de Jacó. José sonhou que os feixes de trigo de seus onze irmãos se curvavam ante o seu feixe. E que o sol, a lua e as estrelas o adoravam. Foi o que bastou para os irmãos, enciumados e com inveja, o vendessem a mercadores que iriam para o Egito. Estes o revenderam na terra dos faraós. *************************

Wolfang Amadeus Mozart (Salzburgo, Áustria 1756 - Viena 1791). Mozart foi um dos maiores vultos da música erudita. A fábula do Flautista de Hamelin o inspirou em sua última ópera, a "Flauta Mágica". O mundo o reconheceria postumamente pois ele, apesar de clássico, inovou em compassos e acordes. Faleceu com 35 anos e foi sepultado em cova rasa.
*************************

Fu-Hsi, soberano e legislador chinês, dita suas leis a escribas por volta de 2000 AC. Foi ele o construtor da ordem política chinesa. Na mitologia chinesa Pan-ku é o primeiro homem, o Adão. O inventor do fogo, da agricultura e das artes foi Sui-Yen, comparado ao Prometeu grego. Teria sido o primeiro filho do céu, chefe da dinastia de imperadores chineses. *************************

Confúcio - sábio chinês, que viveu entre o sexto e quarto séculos Antes de Cristo. Criou um movimento religioso e filosófico, que levou o seu nome, o Confucionismo. Os últimos anos de sua vida viveu pregando pelos campos de sua pátria, seguido por discípulos e familiares. Reuniu em suas máximas imortais o melhor da sabedoria chinesa. O comunismo de Mao, inimigo de toda e qualquer tradição, está acabando com o Confucionismo, a exemplo do lamaísmo no Tibet.
*************************
O cometa de Halley foi visto e descrito pela primeira vez na China em 467 AC. Halley é um dos cometas periódicos, de rotação variável e trajetoria difusa. A terra atravessou a cauda do cometa de Halley em 1910. Halley foi um astrônomo inglês que, em 1682, definiu cientificamente a teoria dos cometas e calculou o "período", numero de anos que medeiam suas sucessivas aparições.
***************************
Jorge Sthephenson, britânico (1781-1848), um simples foguista, tornou-se rico e célebre ao inventar a locomotiva. Aperfeiçoou uma máquina a vapor criada pelo compatriota Trevitchick, engenheiro, para uso em vagonetes nas minas de carvão. Jorge, apesar da fortuna e da fama, continuou trabalhando em sua oficina com o filho Robert. Em 1829 era inaugurada a primeira linha férrea entre Liverpool e Manchester, na Inglaterra. Uma locomotiva puxava vagões com cargas e passageiros, tornando realidade o feito de Sthephenson.

*************************
"Toda a natureza invisível se movimenta através da imaginação. Se a imaginação fosse forte o suficiente, nada seria impossível, porque ela é a origem de toda a magia".
Rowena Seneween.
(Colaboração de Susana Zilli de Mello, da Academia Alcantarense de Letras)
*************************
Bibliografia: Enciclopédia Trópico, tomo II.
***********************************





Nenhum comentário:

Postar um comentário