Roberto Rodrigues de Menezes.

Roberto Rodrigues de Menezes



sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

A queda do Império Romano.

O godo Teodorico recebe súditos em audiência. Ele tomara Roma no final do século V.
**************************************
O Império Romano contornava todo o mar Mediterrâneo, sendo muito extenso. Por isso o imperador Teodósio, em 395, dividiu seu império em dois:  o do Ocidente, com a capital em Roma, e o do Oriente, com a capital em Bizâncio (hoje Istambul, na Turquia).
Em 476 o Império Romano do Ocidente recebia o golpe final. Odoacro, rei dos Hérulos, depôs o imperador Rômulo Augusto.
"Bárbaros" eram todos os povos que não fossem romanos. E agora os bárbaros dominavam a Europa.  Estes povos vindos do norte, na maioria ditos germânicos, tinham especial atração por Roma, a mais espetacular cidade de toda a civilização ocidental. Os ostrogodos (godos do leste) invadiram os territórios chefiados por Odoacro. Trezentos mil ostrogodos (dentre eles cinquenta mil soldados) invadiram a península itálica. Eram chefiados por Teodorico e vinham para ficar, pois traziam em carroças todos os bens que possuíam. Após quatro anos de lutas contra os hérulos,  os ostrogodos estabeleciam-se na Itália em 493.
**************************************
Os reinos germânicos dividiram a Europa entre si. Este era o mapa no fim do século V.
**************************************
Teodorico, apesar de "bárbaro", era um imperador esclarecido.  Editou leis iguais para romanos e godos em seu reinado, coisa que os orgulhosos romanos nunca fizeram. Foi um período de paz e prosperidade. Teodorico vivera e estudara em Bizâncio, onde aprendera com doutos como governar.
Caído o Império Romano do Ocidente, o do Oriente, no entanto, continuava de pé. Seu imperador Justiniano fez guerra a Roma em 535, com o intuito de anexá-la. Venceu, mas foi uma vitória fugidia que durou 13 anos.
Muitos povos migrantes espalharam-se pela Europa. Os anglos e saxões dominaram o que é hoje a Inglaterra. Mais a leste, na futura Rússia, dominavam as tribos eslavas e magiares. Os vândalos também fizeram das suas e deixaram para os espanhóis a região da Andaluzia. (originalmente Vandaluzia). Eram tão violentos que Vândalo passou a caracterizar o elemento que só pensa em destruir e depredar, como estudantes em greve, por exemplo
**************************************  
Acima o mausoléu de Teodorico em Ravena, Itália. Abaixo pontas de lanças de bronze usadas pelos godos.
**************************************
Na verdade, os vândalos eram piratas que gostavam de atacar continuamente a Itália. Mas Bizâncio os derrotou em 533.
Os visigodos (godos do oeste), outro ramo dos godos, foram para a Espanha. Seriam derrotados pelos árabes (mouros) em 711, que influenciaram com sua cultura a península ibérica por séculos. Amália Rodrigues, no século vinte, cantava o fado famoso "Mouraria".
Outro povo que passou a habitar as terras romanas foram os francos. Propiciavam terras ao povo (não confundir com o MST) e julgavam seus problemas em assembleias (não confundir com o PT). Clóvis, chefe de uma tribo franca, conquistou a Gália (atual França). Dei início à dinastia merovíngia e se aliou com a Igreja Católica.  Os francos foram os primeiros povos a se cristianizar entre os bárbaros. 
**************************************
Combate entre romanos e germânicos, representado em baixo-relevo no Arco de Constantino em Roma.
**************************************
Quando Clóvis morreu, o reino foi dividido entre seus sucessores. Guerras pelo poder se tornaram constantes na Europa e os camponeses eram os grandes prejudicados, com suas terras invadidas (não confundir de novo com o MST) e seus produtos confiscados pelo custo da guerra (não confundir com o Color).
Formavam-se exércitos particulares, esboço da Cavalaria Medieval. Os camponeses passaram a depender de proteção militar e foram se tornando servos dos nobres. Estavam sendo criadas as condições para a servidão feudal.
**************************************** 
Pesquisa: Enciclopédia  Conhecer, Tomo X, Abril Cultural.
****************************************

2 comentários: