Roberto Rodrigues de Menezes.

Roberto Rodrigues de Menezes



domingo, 27 de março de 2011

Da jangada ao galeão.

Pequena história da aventura humana sobre o mar. A jangada é o tipo mais simples de flutuante. Difícil de dirigir, lenta, move-se sobre águas calmas. Eis os homens das palafitas, há milênios, as utilizando.
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Ainda hoje nossos indígenas das Américas, africanos ou asiáticos, usam estas pirogas cavadas em troncos de árvores. São fáceis de manejar, ao contrário da jangada,
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Os barcos egípcios eram mais adequados à navegação fluvial (rio Nilo), como demonstra a sua silhueta fina.
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Este é um antigo modelo de barco assírio-fénício, revestido com chapas de bronze. Como em todos os barcos antigos, o leme não era mais do que um largo remo de popa. Era conduzido pelos galés, condenados a remar.
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Aqui vemos o corvo, embarcação romana idealizada por Caio Duílio.  Era dotada de uma catapulta, como embarcação de guerra.
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Navios em cruzadas rumo à Terra Santa. Estes veleiros, aptos a transportar soldados e cavalos, eram denominados porteiros.
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Em barcos como estes, de quarenta metros de com primento, os vikings percorreram o Atlântico, chegando até o Canadá.
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Na porta da galera medieval,  derivada da liburna romana, estava situado um trabuco, que lançava pedras ou fogo.
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Rumo ao ocidente. A Santa Maria, seguida pelas caravelas Pinta e Nina, navega na direção do Novo Mundo.
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07 de outubro de 1571. Nas águas de Lepanto, a frota comandada por Dom João de Áustria, e que era formada por galeões venezianos, espanhóis, genoveses e pontifícios, enfrentou mais de duzentos galeões turcos. Durante horas e horas trovejaram os canhões. Mas à noite, nada menos que cento e cinquenta galeões turcos tinham ido à pique e o restante já estava na mão dos cristãos ou fugia. O poderio do Sultão nunca mais se recuperou na derrota de Lepanto. A Europa tomava seu impulso rumo à supremacia mundial, que deveria conservar durante séculos.
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Pesquisa:
Enciclopédia Trópico, Tomo VII,
Documentário 328.
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