Roberto Rodrigues de Menezes.

Roberto Rodrigues de Menezes



sábado, 5 de março de 2011

Minibiografias: Marcílio Dias e Conde D'Eu.

(naviosbrasileiros.com.br)
****************************************
20 - MARCÍLIO DIAS. 
Marujo brasileiro nascido em São José do Norte, Rio Grande do Sul. (1838-1865) Distinguiu-se na batalha de Paissandu, na qual hasteou o pavilhão brasileiro na torre da igreja. Morreu heroicamente na batalha do Riachuelo, defendendo o convés do navio Parnaíba durante o episódio da abordagem deste por três navios paraguaios. Dá nome a um clube de Futebol da progressista cidade de Itajaí, em Santa Catarina.
****************************************
 21 - CONDE D'EU.
Louis Philippe Marie Merdinand Gaston d' Orleans. Príncipe e general do Exército brasileiro(1842-1922). Era filho do Duque de Nemours e neto do rei Luís Felipe de França.  Casou em 1864 com a princesa Isabel, filha do imperador Pedro II, herdeira do trono brasileiro.  Tomou parte na guerra do Paraguai. Foi nomeado comandante em chefe do Exército em 1869 e obteve uma série de vitórias.  Exerceu a regência quando D. Pedro viajou para a Europa. Depois da proclamação da República, retirou-se para o castelo D'Eu, vindo a falecer a bordo do Massília quando em 1922, viajava para o Brasil, a fim de assistir aos festejos do primeiro centenário da Independência.
*******************************************
SINTRA - PORTUGAL.
Situada no distrito de Lisboa e na província de Estremadura. Espairece maravilhosamente numa falda de terra de mesmo nome. Muito frequentada como veraneio.  Apresenta belos jardins e vilas, o antigo castelo real Paço de Sintra (séc 14-15), o grandioso Palácio Castelo de Pena (uma das sete maravilhas de Portugal), um castelo e fortificação mourisca e o Convento de Santa Cruz.  Em 1808 foi ali assinada a Convenção de Sintra, honrosa capitulação portuguesa contra os ataques anglo-franceses.
****************************************
Meus caros patrícios que me leem em Portugal: gostaria, por favor, de ouvir a opinião de vocês (comentário) sobre esta honrosa capitulação. O rei era Dom João VI e a rainha Carlota Joaquina, que não possuem grande reputação aqui em terras brasileiras. Se juntarmos o fato de que tudo continuava como dantes no quartel de Abrantes...
******************************************
Pesquisa: Grande Dicionário Enciclopédico de 1943.
Imagens: Wikipedia.
******************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário