Roberto Rodrigues de Menezes.

Roberto Rodrigues de Menezes



sábado, 26 de março de 2011

Música erudita em pílulas.

(forestgirl.deviantart.com)
***********************
Greenleaves - música do folclore tradicional inglês, muito usada em filmes de época. Uma das mais antigas canções da velha Albion. Já era chamada "antiga " ao ser atribuída a um certo Richard Jones, de Londres, em 1580. Diz-se que a rainha Elisabeth I teria dançado ao som de seus acordes. Era tocada em alguns condados em enforcamentos públicos. Shakespeare a menciona duas vezes pelo nome em The Merry Wives of Windsor (As alegres comadres de Windsor). E existem até alguns textos levemente obscenos que costumavam ser interpretados ao som dessa melodia venerável.
**************************************** 
(blogdaredacao.zep.net)
*********************
Valsa de Fausto - de Charles Gounod (Paris 1818 - St Cloud 1893) - O Fausto de Gounod foi montado pela primeira vez em Paris em 1859. Ao revisar a música dez anos depois, Gounod preparou uma música de balé para a primeira cena do quinto ato. Neste balé, o diabo, Mefistófeles,  leva Fausto para assistir aos festejos da noite de Walpurgis, um sabá de feiticeiras, realizado no alto dos montes Harz, perto de Hanover, na Alemanha. Ali Fausto se encontra com famosas belezas do passado, que dançam para ele.
**************************************  

(franzlehar.wkminfra.com)
**********************
Só teu é o meu coração - Canção de Franz Lehar. (Komaron 1870 - Bas Ischl 1948). Nascido na Hungria, Franz Lehar era filho de um chefe de orquestra. Ganhou uma bolsa de estudos para o Conservatório de Praga aos dezesseis anos e, em 1892, tornou-se regente do prestigiado Theater an Der Wien, em Viena. No início da década de 1900 ganhou fama como compositor de Valsas. Compôs a famosa Viúva Alegre em 1905, seguida por O conde de Luxemburgo em 1909, Amor Cigano em 1910, Eva em 1911, Paganini (1925) e A terra dos Sorrisos. Só teu é meu coração, desta última opereta, foi apresentada por Richard Tauber em Berlim, em sua estreia em 1929, com grande sucesso.
************************************ 
(fathianasartculture.com)
*********************
Tema de Sheherazade - Nicolai Rimsky-Korsakov (Tikhvine 1844 - Liubensk 1908).
O jovem sultão vinga-se de uma mulher que lhe fora infiel, e a partir daí ordena a execução de todas as mulheres do harém que vierem para seu leito, logo em seguida à primeira noite de amor. Sheherazade, porém, não é somente bela, mas inteligente. Conta ao sultão uma história empolgante e não a termina, permitindo ele que ela continue na outra noite, pois está curioso para saber o final. Mas a história continua, noite após noite, por mil e uma noites. Ao final o sultão revoga o edito e ela passa a ser a sua favorita.
****************************************

Esta coleção de excelente qualidade contém as mais lindas e conhecidas músicas de câmara e de folclore mundiais. Minha melhor aquisição de música. Organizada em cinco CDs pelas Seleções do Reader's Digest, Austrália, em 1997. Recomendo aos caros leitores as canções acima.
****************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário