Roberto Rodrigues de Menezes.

Roberto Rodrigues de Menezes



quarta-feira, 2 de março de 2011

Pílulas Culturais 14: Romy Schneider, a eterna Sissi.

Sissi, a imperatriz da Áustria, filme estrelado por Romy Schneider e Karlheinz Bohn como par romântico, e Magda Schneider, mãe de Romy, que no filme faz o papel de mãe da imperatriz. Produção alemã de 1957. A vrdadeira Sissi viveu na Áustria de 1837 a 1898, quando foi assassinada. O filme tem roteiro e direção de Ernst Marischka e música de Anton Profes. No ano de 2007, para comemorar os 50 anos do filme, a Versátil Home Vídeo produziu uma trilogia (3 dvds), pois o filme é longo. O objetivo aqui não é comercial, senhores, mas o trabalho de reprodução em dvd ficou ótimo. Vale a pena adquirir. Comprei a caixinha com os três dvds em Blumenau e não me arrependi.  Bela recordação que se materializa.
************************************** 
Romy, atriz  austríaca nascida em Viena em 1938, faleceu em 1982 na cidade de Paris. De grande beleza. Viveu com Alain Delon após fazer com ele o filme Christine. Depois casou três vezes e teve dois filhos, David e Sarah. Ela vivia em Paris e foi acometida de depressão após o suicídio do primeiro marido, Harry Meien, e a morte trágica do filho de ambos, David, com 14 anos, quando tentou pular um portão e foi atravessado pelas setas das grades.  Romy não suportou e morreu de parada cardíaca aos 43 anos.
**************************************
A esgrima, esporte hoje nobre e elegante, tem uma história de guerras e sangue. Os gladiadores romanos sujeitavam-se a um intenso treinamento para, na maioria, morrer na arena. O tipo de arma usada em combate era diferente e, o principal, um dos lutadores não sairia vivo.
**************************************
Uma sala de armas da Idade Média. Treinamento para as guerras reais. Os adversários usavam pesados espadagões que exigiam as duas mãos, capazes de romper, num só golpe, as armaduras de aço. 
**************************************
 No século XVII a esgrima já assume um aspecto semelhante ao atual. Não esquecer que até o século XVIII a espada fina e que transpassava, como a dos três mosqueteiros, foi muito usada para matar. Hoje a esgrima tem regras e manuais e se estabelecem normas para as disputas, onde não há qualquer perigo de ferimento mais grave.
**************************************
Os lapões - A Lapônia situa-se no norte da Europa e abrange terras em quatro países: Noruega, Finlândia, Suécia e a península de Kola, na Rússia. Os lapões somam 70.000 habitantes em sua região, a maioria na Noruega. É a terra das renas, lobos e ursos. Pesca abundante e fauna nativa do gelo. Os lapões são brancos, alourados e de pequena estatura. Moram em aldeias dispersas. Joulopukki é o pai noel ou papai noel, habitante da Lapônia. A região possui o sol da meia-noite no verão e a aurora boreal no inverno.
**************************************
Reconstituição do santuário ou templo de Stonehenge, de uma planície de mesmo nome na Inglaterra. Formado por dólmens, pedras gigantescas que deixavam em dúvida os pesquisadores. Como teriam sido colocadas, com que força, com que alavanca? Nelas os espíritos dos mortos assombravam os viventes. Ali os druidas, antigos sacerdotes de tribos bárbaras, faziam as suas invocações e sacrifícios, que muitas vezes incluíam perdas humanas, de crianças e jovens, principalmente.
**************************************
Os senhores sabem que Orfeu, o pascácio, meu inconsciente individual, meu alter-ego abobado e ranheta, me pediu que o devolvesse ao blog. Estava esquecido por demais. Ainda não assimilou a vitória da coletiva medusa, que aqui não é a Dilma, os senhores sabem, mas a infestação comunizante que se alastrou por toda a América Latina, depois que a cabeluda foi corrida da finada URSS e do leste europeu. Teve tempo ainda de se perenizar em Cuba e Coreia do Norte, os reinos ideologicamente mais atrasados do planeta. Agora veio assestar seus tentáculos contra toda uma América Latina inerme e inerte, o continente dos caudilhos, com suas veias abertas e prontas para a vampiresca mordida.
**************************************
Pesquisa: Esgrima e espadas no Tomo I da Enciclopédia Trópico.
Stonehenge e Lapões no Tomo X da Enciclopédia Conhecer.
Orfeu é criação minha, com a devida vênia.
**************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário