Roberto Rodrigues de Menezes.

Roberto Rodrigues de Menezes



sábado, 16 de julho de 2011

Patagônia. Terra do Fogo. Fernão de Magalhães.

Torres del Paine, na Patagônia chilena (wikipedia).
*********************************************
O grande navegador português Fernão de Magalhães foi quem deu a primeira volta ao mundo na sua nau capitânia, mais uma frota de caravelas. Nesta gravura ele desceu pelo Atlântico até o extremo sul da América. Na tentativa de descobrir novas rotas, os corajosos nautas entram num estreito de penhascos incrivelmente altos, com o mar cheio de ondas violentas. Nos penhascos viam-se nichos em que fogueiras tremulavam ao sopro dos ventos, acesas pelos indígenas. Daí a origem do nome Terra do Fogo, que perdura até hoje.
****************************************
Os nativos daquelas regiões inóspitas eram hábeis cavaleiros e caçavam  guanacos e nhandus. Tinham uma característica muito peculiar que surpreendeu os navegadores de Fernão. Muito altos e esguios, seus pés eram enormes. Daí a alcunha posta pelos espanhóis de "patagones", ou pés grandes. Estava instituída a origem do nome daquela terra, que também perdura até hoje: Patagônia.
*********************** 
Uma das tribos daquele região, os chônecas, moravam em enormes tendas de peles e couros. As tribos, independentes entre si, tinham os seus caciques e alguns costumes estranhos. Quando a mulher engravidava, por exemplo, o companheiro ficava de cama. Eram extremamente supersticiosos e se ornavam com brincos, pintando o corpo de cores variadas, com essências vegetais. 

O mapa nos mostra a enorme região da Patagônia, no extremo sul da América do Sul, território chileno e argentino. Mais abaixo, no pequeno quadrado branco, a Terra do Fogo e suas inúmeras ilhas. Fernão Cortês desceu pelo oceano Atlântico e entrou naqueles canais até se deparar com um enorme mar de águas calmas, que chamou PACÍFICO. Estava sendo dando o nome de um dos atuais oceanos.
*************************** 
Numa de suas incursões pelo mundo o grande navegador chegou às Filipinas. E numa das ilhas, de nome Mactan, foi morto em um entrevero com os nativos. Ele, que nascera em Sabrosa, Portugal, no ano de 1480, encontrava a morte com pouco mais de quarenta anos. Mas deixou seu nome para a História como o navegador a dar a primeira volta ao mundo, descobrindo as terras do extremo sul do continente americano e a saída para o oceano Pacífico.
**********************************

2 comentários:

  1. qui gerra em mas eu acho que as meninas do 15 acaba com eles boto fe nas meninas

    ResponderExcluir
  2. Gostei de ter descoberto o seu blogue. Vou estar atento às descrições de Fernão de Magalhães e da sua viagem à volta do Mundo. Quanto à sua terra de naturalidade já há uma série de novas terras onde dizem que ele nasceu e até livros publicados... Não se sabe ao certo onde ele nasceu... No entanto, sou pintor e o que me interessa é pintar a sua viagem... Vou tentar obter informações sobre o tema sobre as naus e tudo o mais que se relacione com Magalhães. Boa sorte para o seu blogue!

    ResponderExcluir