Roberto Rodrigues de Menezes.

Roberto Rodrigues de Menezes



terça-feira, 29 de março de 2011

Pílulas 71: Posse na Asajol.

Dia 26 de março de 2011. Este dia, caros leitores, foi um dia singular, ímpar. Além do aniversário de minha querida mãe Ione, com seus 84 anos bem vividos, tive a felicidade de tomar posse na cadeira 39 da Asajol, Academia São José de Letras, muito bem presidida pelo escritor e poeta Artêmio Zanon, também da Academia Catarinense de Letras. Este é o começo, penso, do meu caminho literário. Se chegar um pouquinho mais adiante neste meu querido Estado catarinense, já estarei muito feliz. Mas o galardão que ora me é concedido me deixa por demais realizado. Espero bem representar a Academia nas lides literárias. Sinto-me, sem falsa modéstia, preparado e, mais que isso, com incrível motivação. As escritoras Jane Phillippi e Elena Mattos assumiram também as cadeiras 2 e 32, respectivamente.
Minhas madrinhas foram Dona Ione e Sílvia, que me acompanha solidária há quase 40 anos. A elas o meu reconhecimento via Internet.
**************************************** 
Estou proferindo meu discurso de posse. À esquerda o escritor Celestino Sachet, uma das grandes referências literárias catarinenses. Em seguida o presidente Artêmio Zanon. Depois a Superintendente de Cultura do município de São José, Sra. Rosa Schmidt.  O acadêmico Augusto Barbosa Koura Neto, em pé, fez o cerimonial.  A solenidade aconteceu no teatro Adolpho Mello, Centro Histórico de São José, sendo os presentes depois brindados com um coquetel. 
**************************************** 
Fui até o Quartel do Comando Geral da PM catarinense no início da semana que passou e deixei um convite da minha posse na Academia, destinado ao Senhor Coronel Nazareno Marcineiro, comandante geral. Não foi, não mandou ninguém, nem determinou que se rabiscasse um bilhetinho de agrado. Fica aqui o registro de um  simples coronel da reserva.    
**************************************
(ummaisoumenos.blogspot.com)
**************************
Falando de coisas menos amenas, estava eu na semana passada flanando pela minha rua, hoje uma moderna avenida. Prédios novos, bonitos. Porém, o que havia de fezes de cachorro nas calçadas, pra não dizer expressão pior, era uma grandeza. Está a merecer um estudo escatológico, um doutorado talvez, a nossa relação homem/cachorro. Como estamos evoluindo! Um verdadeiro desbunde. Não dizem as tevês educativas que o dono deve recolher as fezes de seu pequeno satanás num saquinho?... Alguém faz?... Poucos!...
**************************
Máxima de mercado: Não importa que o pato seja macho, se o cliente quer um ovo!...
Máxima de segurança: Se cadeia fosse ruim, não havia tanta gente querendo voltar!...
**************************
Está crescendo a produção de cocaína na era do comuna Evo Morales. EUA e Brasil são os maiores compradores. 
**************************
Marinha paraguaia dá tiros em agentes da Polícia Federal e nosso governo nada faz. Estranho. Os federais são tão paparicados!...
**************************
Roger Agnelli vai sair da Vale. O todo poderoso Bradesco não suportou a pressão dillmística.
**************************
Dizem más línguas que o Supremo é uma consultoria do Congresso.
**************************
Dillma quer trem bala no Brasil. Mais desperdício de dinheiro público.
**************************
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou que governos fazem acordos tácitos com o crime organizado. Que governos e que tácitos, cara pálida?...
*************************
Copa do Mundo e Olimpíadas. Quantos empresários, lobistas e políticos ficarão milionários?... Escorrerá o faz-me-rir público dos tentáculos mefistofélicos da Hidra? A Medusa Coletiva está atenta.
**************************
Lulla ganhou um carro blindado de presente do libanês Youssef Hatouil. Talvez ele agora queira ser um sheique árabe. Dizem os petistas que é para a Fundação do ex-pre.
******************************
Sua excelência, a Senhora Presidenta:
A chefa do governo se comporta como uma adolescenta pouco pacienta, insistindo em ser tratada como presidenta, tornando-se assim representante legítima dos brasileiros ignorantes e das brasileiras ignorantas. Esperamos que esta dirigenta política se torne mais conscienta e perceba que não tem o direito de violentar o português, só para ficar contenta. (Hélio Fontes - Santa Catarina).
*******************************************
Governo Dillma nomeia para o Incra um petista que conta com o apoio dos reacionários do Movimento dos Sem-terra: Celso Lacerda, da ala guerrilheira. Este "movimento social" vive à margem do decantado estado democrático de direito, que os bacharéis conhecem de cor em Marmelândia, em suas teses, é claro.
************************************* ,
Reportagem no Fantástico da Rede Globo mostrou que a droga e o desrespeito à lei campeiam sem freios neste país. Já é caso de segurança e saúde públicas emergenciais. Disque-droga, vendas a crédito, saques a caminhões acidentados, absurdos no trânsito (fábrica de doidos), acidentes aos milhares, falta de fiscalização. E estão preocupados com a micareta e o pós-carnaval. Do jeito que vamos, não demorará muito para que um traficante governe este país.
**************************************

2 comentários:

  1. Minhas felicitações pela sua posse!
    Que este seja apenas mais um degrau na sua escada do sucesso.
    Um forte abraço amigo.
    Malu

    ResponderExcluir
  2. Meus parabéns. Que Deus ilumine essa nova etapa de sua vida.

    ResponderExcluir