Roberto Rodrigues de Menezes.

Roberto Rodrigues de Menezes



sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Feliz ano novo!...

Meus caros leitores: Tenho certeza que todos passaram um maravilhoso Natal. Este foi, pelo menos, o meu desejo sincero. No último dia deste ano, renovo meus votos de que todos se encontrem felizes junto aos seus entes queridos. Estou passando estes dias na Enseada de Brito, uma freguesia açoriana do município de Palhoça, pertencente à grande Florianópolis, trinta quilômetros ao sul. Vou lhes mostrar um pouquinho dela.
****************************************** 
 Eis a igrejinha da Enseada, em meio a palmeiras de troncos muito longos e esguios. A casa paroquial ao lado ainda está tentando se ver construída e pronta. Atrás, os montes da serra do Tabuleiro, irmãos do monte maior de nome Cambirela, morro pelo qual devoto uma especial devoção. Tanto que escrevi um conto "A lenda do tesouro do Rio Cubatão", nos dias 11 e 12 de Agosto, uma versão tupiniquim da lenda nórdica "O anel dos nibelungos", narrativa que se desenrola em volta dele e do rio Cubatão.
****************************************
 Casa da Cultura da Enseada, ao lado da Igreja. A cultura açoriana ali subsiste.
****************************************
******
Casas em estilo e arquitetura dos Açores, a lendária Atlântida, são muito comuns na Enseada. Aqui um belo exemplo.
****************************************
A Enseada está situada numa bela baía de águas calmas. Aqui se vê o lado sul, próximo à saída da ilha de Santa Catarina na região chamada Naufragados. Uma leva de colonos veio de Portugal e naufragou na saída da ilha, levando a ponta sul da ilha este nome. Os morros à esquerda estão na ilha. O morro da direita, mais escuro, no continente, separa a Enseada da bonita Praia do Sonho
****************************************.
Este é o lado norte da freguesia. Um barco que tome este caminho chegará ao centro de Floripa, depois de atravessar a baía sul. Como se vê, a Enseada é muito bem protegida.
****************************************
No centro da Enseada, numa casa açoriana, a Maricota espera o seu romeu, olhando da janela. Está ali há muito tempo e ele anda não chegou.
****************************************
 Observem a casa da Maricota, numa vista mais ampliada. Ela possui uma lojinha de artesanato.
****************************************
Esta é uma visão panorâmica da rua principal, talvez a única que mereça este nome. A casa amarela pertence a meu primo major Ivenes Rodrigues, da Polícia Militar. Sua esposa Elicleusa é uma ótima confeiteira.
É isso aí!... Aproveito para novamente desejar a todos um feliz 2011, repleto de realizações.
**********************************************************************
SALVE 2011!...
**********************************************************************

Um comentário:

  1. Muito bonito lugar. O incrível é que quando ví confundi com o nosso Sambaqui da ilha que tem casas de mesmo estilo. que por sinal sou apaixonada pelas casas de estilo açoriano antigas.

    ResponderExcluir