Roberto Rodrigues de Menezes.

Roberto Rodrigues de Menezes



sábado, 9 de abril de 2011

Histórias da Bíblia 11: Davi e Golias.

O povo filisteu desejava vingar uma derrota sofrida perante os hebreus. Refizeram suas tropas e se postaram perto do um rio, no vale de Ela, na Palestina. Saul, o rei de Israel, colocou seus homens do outro lado da torrente. Os filisteus tinham em suas hostes um gigante chamado Golias, que todos os dias vinha até perto do rio desafiar seus adversários para uma luta. E durante quarenta dias ele repetiu suas ameaças, sem que algum hebreu se dispusesse a enfrentá-lo.
**************************************************** 
O gigante tinha porte descomunal, o que amedrontava seus adversários. De posse de enorme lança, ei-lo com seu escudeiro a desafiar os israelitas.
*****************************************

O jovem pastor Davi, guiado pelo Deus de Israel, se dispôs a enfrentar o gigante filisteu. Colocaram nele uma armadura, mas Davi não quis usá-la, pois lhe tolhia por completo os movimentos. Ao invés da lança e da espada, ele foi até a torrente e lá catou cinco pedras de bom tamanho, para usar com uma funda que costumava portar.
*************************

O gigante, ao ver que um jovenzinho ousa enfrentá-lo, faz pouco caso dos hebreus e os chama de covardes. Prepara sua lança para atirá-la e levar a morte ao seu desafiante. Davi, mais que ligeiro, coloca sua funda a rodar no ar e dispara a pedra. Com certeira pontaria, o seixo vai violentamente de encontro à cabeça do gigante filisteu, que cai desacordado.
****************************************************
Davi corre para perto daquela enorme massa caída ao chão. Com um golpe certeiro, antes que ele volte a si, decepa-lhe a cabeça com uma espada. Isto faz com que os filisteus, tomados de pavor ante a morte de seu campeão, procurem fugir.  
*****************************
Os israelitas, repletos de coragem com a morte do gigante Golias, irromperam nos acampamentos dos filisteus e os destruíram, pondo-os em fuga e os perseguindo até as muralhas de Acaron.
**********************************************************
O rei Saul concedeu audiência a Davi. Estava impressionado com o feito e a coragem do jovem. Este lhe ofereceu a cabeça do gigante filisteu. Mal sabia o rei que o Senhor Deus de Israel determinara a seus profetas que os filhos de Saul não o sucederiam no trono. Tal glória estava reservada a Davi, que reuniria em torno de si as doze tribos de Israel. 
******************************************
Pesquisa: Enciclopédia Trópico, Tomo VII
Documentários 351 e 360. 
******************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário