Roberto Rodrigues de Menezes.

Roberto Rodrigues de Menezes



sábado, 16 de abril de 2011

Música erudita em pílulas (III).

LIEBESTRÄUM (SONHO DE AMOR)
Franz Lizt (Raiding 1811 - Bayreuth 1886).
Franz Lizt tinha sido o primeiro supervirtuose. Quando tocava concertos as mulheres literalmente desmaiavam. E quando compunha, que torrente de melodias deliciosas jorrava.  Embora ele seja principalmente lembrado por suas obras para piano, há diversas canções encantadoras que fluíram de sua pena com facilidade. São os Liebesträume ou Sonhos de Amor, e a primeira delas, publicada en 1850, é uma das melodias mais conhecidas que já se escreveram.
*****************************************
Caros leitores: se me perguntarem qual a canção mais linda que já foi tocada sobre a face da terra, responderei sem pestanejar: Sonho de Amor, ou Liebesträum, de Lizt.
***************************************** 
CLAIR DE LUNE
Claude Debussy - (St German 1862 - Paris 1918).
Quase todas as peças da Suíte Bergamasque, de Claude Debussy, são danças, mas a terceira delas é uma das suas primeiras impressões tonais, que ele chamava de Clair de Lune (Raio de luar). Em todas as suas facetas, a noite sempre atraíu Debussy. Ele escreveu duas canções sobre a meia-noite, duas cenas noturnas em sua magnífica ópera  Pelléas et Mélisande, e ainda três Noturnos para orquestra. 
**************************
TRITSCH-TRATCSH POLKA
Johann Strauss Jr. (Viena 1825-1899).
Os sucessos de Strauss Jr. começaram em sua estreia no Restaurante Dommayer, em Viena onde, aos 18 anos de idade, ele regia sua própria orquestra tocando  valsas que havia composto. Mas Strauss logo percebeu que aumentaria sua renda se,  tal como seu pai que era maestro, também ele aceitasse compromissos no exterior.  Suas viagens acabaram por levá-lo a Moscou, Londres, Paris e Nova York. Para essas viagens ele escrevia suas próprias composições, especialmente polcas e valsas, já que as plateias sempre pediam músicas novas. Uma dessas últimas, a Tritsch-Tratsch polka, foi composta por ele em 1858 e usada com frequência, dizendo-se que seu ritmo atrevido inspirou-se no cãozinho poodle de sua mulher, cujo nome era Tritsch-Tratsch
********************************
Fonte: Seleções do Reader's Digest.
********************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário