Roberto Rodrigues de Menezes.

Roberto Rodrigues de Menezes



sexta-feira, 15 de abril de 2011

Pílulas Culturais 15: Os italianos.

Imigrantes italianos do município de Urussanga. (Livro Magnólia Branca).
**************************
Festejos comemorativos ao aniversário da imigração italiana no município. Note-se os brasões das diversas regiões italianas. (Livro Magnólia Branca).
*****************************
Brasão de Urussanga, no sul de Santa Catarina, município que guarda as suas tradições italianas. Vinho, trabalho e carvão.
****************** 
Com a foto dessas três lindas ítalo-brasilianinhas homenageio hoje os imigrantes italianos que vieram para Santa Catarina, estabelecendo-se a maioria no sul do Estado, trazendo pujança e desenvolvimento para aquela região. Os descendentes não esqueceram suas raízes e continuam com tradições, hábitos, danças, cantos gastronomia, enfim, costumes bonitos que não devem ser esquecidos, apesar das ondas frenéticas da modernidade. A foto das meninas está na página 77 do livro Magnólia branca (flor oficial do município sulino catarinense de Urussanga), de autoria do Monsenhor Agenor Neves Marques, poeta e escritor que pertenceu à Academia São José de Letras. O livro é uma edição comemorativa ao centenário de Urussanga.
*************************************
Gravura de Agenor Brighenti do livro Magos (poemas), do Monsenhor Agenor Neves Marques, mais uma edição comemorativa ao Centenário do município de Urussanga (1880-1980). Os imigrantes italianos, em meio a esperanças e incertezas, chegam ao sul catarinense.
*********************************
Canção do Imigrante:
Da L'Italia noi siamo partiti
siamo partiti con grande onore
Trenta sei giorni di macchina a vapore
E nell'America noi siamo arrivá.

Estribilho:
Merica, Merica, Merica,
Cosa sará 'sta Merica?
Merica, Merica, Merica,
un bel mazzolino di fior.
(Página 17 do livro Magos, do Monsenhor Agenor Neves Marques).
*************************************
Imigrantes italianos. Óleo do renomado artista plástico Willy Zumblik (na página 20 do livro Magnólia Branca).
******************************
Casarão de linhas açorianas no município de São José da Terra Firme, no belo Centro Histórico. Monsenhor Agenor Neves Marques transitou por este centro, acadêmico que foi, cadeira 16 da Academia São José de Letras, mesmo morando em Urussanga. A foto da capa é do acadêmico Osni Antônio Machado, cadeira 37. O livro Sinfonia Poética e Prosa, volume 7, do ano de 2010, é regularmente editado pela Academia com a produção literária de seus membros.
***********************************************
Recebi um comentário que me deixou muito feliz. Com linguajar escorreito, CÍCERO ALBERTO me informa que visitou o blog e gostou. Caro desconhecido amigo, visite sempre que quiser e utilize as informações para seu crescimento cultural. Um outros seguidor: Grupo Central Editorial ( Mundo editorial). Sejam bem-vindos. É uma honra a presença dos senhores. Talvez até, quem sabe, seja possível publicar mais um livrinho com o Grupo.
********************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário