Roberto Rodrigues de Menezes.

Roberto Rodrigues de Menezes



terça-feira, 26 de abril de 2011

Minibiografias: Molière e Tolstoi.

28 - Jean Baptiste Poquelin, chamado MOLIÈRE
Notável poeta cômico francês, nascido em Paris (1622-1673). Considerado o maior comediógrafo francês de todos os tempos. Filho do estofador real, fez seus estudos em Clermont, preparando-se para a carreira jurídica. Apenas estreara no foro de Orleans, resolveu abandonar a carreira para seguir uma companhia de comédias que por ali passava. Para não envergonhar a família, mudou seu nome para Molière. Depois de três anos, resolveu organizar sua própria companhia. Tão bem impressionado ficou Luix XIV ao assistir, em 1658, às suas representações, que mandou intitulá-la A troupe do Rei. Tinha mais de quarenta anos quando se casou com a jovem atriz Armanda Bejart, filha de uma sua amante, o que deu motivo à calúnia de que tinha desposado a própria filha. Morreu cheio de desgostos em 1673. Salientou-se como retratista de caracteres e crítico de costumes. "Calado, absorvido, melancólico, procurou fazer rir aos outros pela representação dos ridículos humanos e pela eliminação do trágico. Mas ele mesmo não riu!" 
Deixou ao todo mais de 35 peças, das quais as mais conhecidas são: O médico apaixonado, O príncipe ciumento, Escola de maridos, Escola de mulheres, Comédia para divertimento do rei, O casamento forçado, Médico à força, O marido confundido, Os magníficos amantes, As artimanhas de Escapino, etc.
*************************************
29 - Leon Nicolayevitch TOLSTOI.
Escritor russo (1828-1910). De origem nobre, lutou na guerra da Criméia. Em 1863 começou o livro considerado sua obra-prima, Guerra e Paz, romance que trata das condições da sociedade russa no período compreendido entre 1805 e 1815 e da invasão napoleônica. Em 1873 começou Anna Karenina, considerada sua segunda obra de valor, e na qual também trata da sociedade russa. Sua Sonata de Kreutzer conta a miséria social dos servos e operários. Os sentimentos e ideais de Tolstoi encontraram expressão quando ele renunciou voluntariamente à sua propriedade em terras, direitos autorais e dinheiro, passando a viver como um simples camponês. 
Escreveu ainda: Ressurreição, O reino de Deus está dentro de ti, Ivan Ilyitch, Que é a religião?, etc.
*********************************
Fonte: Dicionário Enciclopédico de 1943.
Gravuras: Wikipédia.
*********************************  

Nenhum comentário:

Postar um comentário