Roberto Rodrigues de Menezes.

Roberto Rodrigues de Menezes



sábado, 15 de outubro de 2011

Galileu Galilei.

Galileu Galilei nasceu em Pisa, Itália, em 1564. Seu pai tinha uma loja de tecidos, mas gostava de cantar velhas canções num alaude, e o garoto ouvia com melancólica doçura
O pai o obrigou a matricular-se numa faculdade de Medicina, mas não era isso o que Galileu desejava, e sim as ciências matemáticas, físicas e astronômicas. Um dia ele entrou na catedral de Pisa. Estavam pendurando um grande lustre no altar central, e ele foi atraido pela oscilação simétrica em redor do sustentáculo. Este fato aparentemente insignificante lhe deu a ideia para formular um princípio de Física. Ao jogar papéis picados de uma ponte, observou o deslocamento deles no rio. Julgou que na água o corpo se tornava mais leve, tanto quanto pesava a água deslocada. Chegando em casa traçou o esboço de uma balança hidrostática.
                      
Seus estudos sobre corpos, astros, movimento, física, fizeram com que passasse a ser respeitado no seu meio.  Aqui o vemos sendo recebido no castelo do duque de Mântua com honrarias. Já era um cientista reconhecido.
Galileu inventou o binóculo, o que lhe custou muita despesa e fadiga. Os que olhavam pelo "canudo mágico" ficavam surpresos com pormenores nunca vistos com tanta nitidez.
Por intermédio do cardeal Belarmino, que dedicava ao cientista grande consideração, Galileu conseguiu uma audiência com o Papa Paulo V. Este prometeu dar seu apoio às atividades científicas do sábio.
Mas os horizontes ficaram nebulosos. A Igreja Católica, instituição que tinha enorme influência em toda a Europa, adotava o sistema ptolomaico de ver a terra. Ptolomeu  (90-168 DC) foi um matemático e astrônomo grego que viveu na Alexandria e formulou a teoria geocêntrica da terra (esta como centro do universo), com base em estudos aristotélicos. Copérnico (1473-1543), um cônego da Igreja Católica, também astrônomo e matemático, atreveu-se a reformular esta teoria milenarmente aceita, formulando a tese do heliocentrismo, ou seja, o sol como centro da movimentação dos astros. Galileu, em seus estudos, fez coro à tese de Copérnico. Isso lhe rendeu uma investigação da Inquisição. Paulo V morrera e um outro papa comandava a Igreja. Galileu, parta evitar transtornos, inclusive a possibilidade de condenação à morte, abjurou de suas posições frente ao tribunal eclesiástico. Isso em nada mudava o seu pensamento. Tanto que, ao sair da catedral, olhou para os ameaçadores muros e disse: "Eppur si muove! (Todavia se move), como a dizer: Abjurei, sim, mas isso não muda o fato de ser o sol, e não a terra, o centro do nosso sistema.
Mas seus problemas não tinham terminado. A Inquisição proibiu a venda de seus livros e o chamou à Roma. Foi condenado ao cárcere sem dia previsto de saida. Mas, com a intervenção do papa Urbano VIII, ao cientista foi permitido escolher como cárcere a casa do amigo arcebispo Piccolomini, em Siena, até o dia em que ele foi declarado livre, permitindo seus censores que ele fosse viver em Arcetri, onde o esperavam os discípulos Viviani e Torricelli. Antes de morrer, teve a satisfação de receber da Igreja um documento que dizia ter sido incorreto seu julgamento. Pode ainda dedicar-se a formular mais duas teses sobre resistência de materiais e dinâmica. 
Mas suas articulações e a visão começavam a fraquejar. Em 1637, já cego e enfermo, num dia de dezembro, sua alma desprendeu-se de seu corpo, voando como uma estrela a povoar o universo que ele tão bem descrevera.
*******************************
Enciclopédia Trópico - Volume VI.
*******************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário