Roberto Rodrigues de Menezes.

Roberto Rodrigues de Menezes



sábado, 29 de outubro de 2011

O Livro de Juizes (Bíblia Sagrada).

O Livro de Juizes narra a história dos israelitas cerca de duzentos anos após a morte de Josué, até meados do século XI AC. Narrações épicas de homens chamados JUIZES. O povo de Deus se deixa seduzir pela prática permissiva das nações vizinhas. Por isso, homens especiais são designados por Deus para recolocar o povo na boa vereda. Na gravura a profetisa DÉBORA que, embora mulher na época em que mandavam os homens, não deixou também de ser especial.
*********** 
Passagens mais notáveis do Livro de JUIZES:
A história de GEDEÃO:
Depois de oitenta anos de vida amena, os hebreus voltaram a desrespeitar as leis de Deus (vê-se que tal fato é mais que recorrente, especialmente nos dias de hoje, pelas nações do mundo), caindo em idolatria. Contra eles investiu Sisara, um general dos exércitos de Jabin, rei cananeu. A profetisa Débora exortou os israelitas a lutarem com heroismo e coragem. Deus, acalmado, resolveu ajudar o seu povo, sendo os cananeus derrotados. 
O general Sisara, meio perdido, veio dar em frente à tenda de Jael, esposa de um dos guerreiros hebreus. Ela o reconheceu e pediu que entrasse. Embriagou-o com vinho e o matou. (Observa-se que, em qualquer cultura, quando a guerra está difícil, há sempre uma mulher que, com seus encantos, resolve o problema).
Tempos mais tarde, cairam os israelitas novamente em pecado (hoje nada mudou com qualquer pueblo). O Senhor, então, mandou contra seu povo os madianitas. Estes subjugaram os hebreus, que foram dominados por longo tempo. Vieram as rezas e súplicas e o Senhor novamente se apiedou de seu povo volúvel.
Certo dia Gedeão, filho de Joas, limpava trigo escondido em uma caverna. Um anjo lhe apareceu e disse.:
- Tu deves libertar Israel dos madianitas.
Gedeão, incrédulo, pediu um sinal, e o anjo tocou no alimento que o jovem preparara, nascendo uma chama que tudo queimou. Ele erigiu um altar a seu Deus e conseguiu destruir o altar de Baal, que sua família adorava. Os parentes de Gedeão quiseram castigá-lo, mas Joas defendeu o filho, dizendo que o culto ao Senhor deveria ser restaurado.
Gedeão marchou contra os madianitas com cerca de dez mil homens. Ao transporem um rio, Deus determinou que Gedeão tirasse da batalha os homens que tivessem bebido água como os cães, agachados e com a língua. Sobraram somente trezentos, mas o jovem atacou os madianitas de surpresa, tanto que estes chegaram a matar-se uns aos outros. Com a ajuda dos homens da montanha de Efraim, Gedeão venceu em definitivo os madianitas. Os hebreus quiseram então que ele passasse a ser o seu rei, mas o jovem se recusou, afirmando que só o Senhor seria o rei.
****************
JEFTÉ:
Este rapaz era filho bastardo de Galaad e de uma meretriz. Expulso de casa pelos irmãos, volta a Israel para comandar excursão vitoriosa contra os madianitas.  
 *****************
SANSÃO:
Sansão era um jovem de extrema força, e o segredo dele eram seus longos cabelos. Matou um leão usando uma queixada de um burro. Mas se enamorou de Dalila e ela, pérfida, ao lhe descobriu o segredo e cortar seus cabelos, entregou-o a seus inimigos, que o aprisionaram.
Sansão foi humilhado mas, ao final, num templo filisteu, voltam-lhe as forças após oração ao Senhor. Ele, mesmo acorrentado, derruba as colunas de sustentação do edifício, morrendo e levando consigo cerca de três mil inimigos.
****************************
O livro ainda se refere a contínuas dissidências por parte dos incorrigíveis hebreus e nova construção de um santuário idolátrico. Comenta sobre a violação do direito de hospitalidade por parte de membros da tribo de Benjamin. Reconhece em JUIZES uma civilização ainda primitiva e com senso moral imperfeito.
*******************************  

Nenhum comentário:

Postar um comentário