Roberto Rodrigues de Menezes.

Roberto Rodrigues de Menezes



quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Monsenhor Bianchini.

Hoje se completa um ano de falecimento do saudoso e sempre lembrado Monsenhor Francisco de Sales Bianchini. Como seu biógrafo, junto-me a todos aqueles que recordam e reverenciam o seu admirável ministério sacerdotal.  Está, com toda certeza, junto ao Deus que tanto amou e serviu. Acima, aproveito foto e mensagem do Movimento de Emaús, quando de seu falecimento.
***********************************************

(blfranco.blogspot.com)
*********************
NO TEMPO DA MINHA INFÂNCIA.
(Ismael Gaião)
*********************
Este cordel muito bom me foi remetido pelo amigo de Curitiba Anatoli Oliynik. Ele o recebeu de uma amiga de Valinhos-SP. O autor: Ismael Gaião. Monsenhor Bianchini me dizia que só lia versos rimados, por isso a lembrança.
**********************
No tempo da minha infância
nossa vida era normal.
Nunca me foi proibido
comer muito açúcar ou sal.
Hoje tudo é diferente,
sempre alguém ensina a gente
que comer tudo faz mal.
********************
Bebi leite ao natural
da minha vaca Quitéria
e nunca fiquei de cama
com uma doença séria.
As crianças de hoje em dia
não bebem como eu bebia,
pra não pegar bactéria.
********************
A barriga da miséria
tirei com tranquilidade.
do pão com manteiga e queijo
hoje só resta a saudade.
A vida ficou sem graça,
não se pode comer massa
por causa da obesidade.
********************
Eu comi ovo à vontade
sem ter contra-indicação,
pois o tal colesterol
pra mim nunca foi vilão.
Hoje a vida é uma loucura.
Dizem que qualquer gordura
nos mata do coração.
********************
Com a modernização
quase tudo é proibido,
pois sempre tem uma lei
que nos deixa reprimido.
Fazendo tudo que eu fiz,
hoje me sinto feliz
só por ter sobrevivido.
********************
Eu nunca fui impedido
de poder me divertir.
E nas casas dos amigos
eu entrava sem pedir.
Não se temia a galera
e naquele tempo era
proibido proibir.
********************
Vi o meu pai dirigir
numa total confiança
sem apoio, sem air-bag,
sem cinto de segurança
e eu no banco de trás,
Solto, igualzinho aos demais.
fazia a maior festança.
********************
No meu tempo de criança,
por ter sido reprovado,
ninguém ia ao psicólogo
nem se ficava frustrado.
Quando isso acontecia,
a gente só repetia
até que fosse aprovado.
********************
Não tinha superdotado,
nem a tal dislexia,
e a hiperatividade
é coisa que não se via.
Falta de concentração
se curava com carão,
e disso ninguém morria.
********************
Nesse tempo se bebia
água vinda da torneira
de uma fonte natural
ou até de uma mangueira.
E essa água engarrafada,
que diz-se esterilizada,
nunca entrou na nossa feira.
********************
Para a gente era besteira
ter perna ou braço engessado,
ter alguns dentes partidos
ou um joelho arranhado.
Papai guardava veneno
em um armário pequeno,
sem chave e sem cadeado.
********************
Nunca fui envenenado
com as tintas dos brinquedos.
Remédios e detergentes
se guardavam, sem segredos.
E descalço, na areia,
eu joguei bola de meia
rasgando as pontas dos dedos.
********************
(vassourando.com)
****************
Aboli todos os medos,
apostando umas carreiras
em carros de rolimã
sem usar cotoveleiras.
Pra correr de bicicleta
nunca usei, feito um atleta,
capacete e joelheiras.
********************
Entre outras brincadeiras,
brinquei de Carrinho de Mão,
estátua, Jogo da Velha,
bola de Gude e Pião.
De mocinhos e Cawboys
e até de super-heróis,
que vi na televisão.
********************
Eu cantei Cai, Cai Balão,
Palma é palma, Pé é pé,
Gata Pintada, Esta Rua,
Pai Francisco e De Marré.
Também cantei Tororó,
brinquei de Escravos de Jó
E o Sapo não lava o pé.
********************
Com anzol e jereré,
muitas vezes fui pescar.
E só saía do rio
pra ir pra casa jantar.
Peixe nenhum eu pagava,
mas os banhos que eu tomava,
dão prazer em recordar.
********************
Tomava banho de mar
na estação do verão,
Quando papai nos levava
em cima de um caminhão.
Não voltava bronzeado,
mas com o corpo queimado,
parecendo um camarão.
********************
Sem ter tanta evolução
O Playstation não havia
E nenhum jogo de vídeo
Naquele tempo existia
Não tinha vídeo cassete
Muito menos internet
Como se tem hoje em dia.
********************
O meu cachorro comia
o resto do nosso almoço.
Não existia ração,
nem brinquedo feito osso.
E para as pulgas matar
nunca vi ninguém botar
um colar no seu pescoço.
********************
E ele achava um colosso
tomar banho de mangueira,
ou numa água bem fria
debaixo duma torneira.
E a gente fazia farra,
usando sabão em barra
pra tirar sua sujeira.
*******************
Fui feliz a vida inteira
sem usar um celular.
De manhã ia pra aula,
mas voltava pra almoçar.
Mamãe não se preocupava,
pois sabia que eu chegava
sem precisar avisar.
********************
Comecei a trabalhar
com oito anos de idade,
pois o meu pai me mostrava
que pra ter dignidade,
o trabalho era importante,
pra não me ver adiante,
ir pra marginalidade.
********************
Mas hoje a sociedade
essa visão não alcança
e proíbe qualquer pai
dar trabalho a uma criança.
Prefere ver nossos filhos
vivendo fora dos trilhos,
num mundo sem esperança.
********************
A vida era bem mais mansa,
com um pouco de insensatez.
Eu me lembro com detalhes
de tudo que a gente fez.
Por isso tenho saudade
e hoje sinto vontade
de ser criança outra vez...
***************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário