Roberto Rodrigues de Menezes.

Roberto Rodrigues de Menezes



segunda-feira, 10 de outubro de 2011

José Acácio Santana.

José Acácio Santana (1939-2011). Especialista em canto coral sacro.
De família de origem portuguesa, José Acácio nasceu em São Pedro de Alcântara, município próximo de Floripa, onde se instalou por primeiro a colonização germânica no Estado (1829). Aos quatorze anos saiu de sua cidade e ingressou no Seminário de São Ludgero, outro município catarinense, mas desistiu de ser padre para cursar faculdade de música em Curitiba, Paraná. Depois casou-se com Selma Clasen e veio morar em Florianópolis. O casal teve três filhos e três netos. José Acácio contraiu segundas núpcias com Marta.
 Versátil e alegre, compunha desde canções infantis a óperas. Também foi responsável por alguns hinos, como os de Criciúma e São José. Foi maestro do coral da Universidade Federal catarinense e ajudou a criar mais de 200 corais pelo país. Sua última grande obra foi a ópera "O imigrante", sobre o centenário da imigração alemã em Santa Catarina.
Na recepção ao papa João Paulo II, aqui em Floripa, em 1991, organizou um enorme coral de mil vozes, por ele regidas com grande competência. É considerado o maior especialista do país em canto coral sacro.
(Texto de Valdir Mendes - acadêmico da Academia Alcantarense de Letras).
*******************************
Estive no dia 06 de outubro na solenidade da ACALE - Academia Alcantarense de Letras, comemorativa aos seus dois anos de produtiva existência literária. Cerimônia representativa e bonita, muito bem conduzida pelo seu presidente, acadêmico Leno Saraiva Caldas, e apresentada com brilhantismo por Hiamir Polli, também acadêmica. Foram homenageados: Esther Macedo, empresária e escritora, e o monsenhor Agostinho Sthaelin, membro da Academia, na juventude de seus oitenta e sete anos, ambos naturais daquele agreste e belo rincão catarinense. Parabéns a todos os nobres acadêmicos, em especial à escritora e poetisa Susana Zilli de Mello, da Acale, minha colega de farda quando na Ativa. Presentes também Osmarina Souza e Augusto Coura Neto, ambos da Academia São José de Letras, além da acadêmica alcantarense Inês Carmelita Lohn, como também a Sra. Nelcy Mendes, diretora-proprietária da excelente Editora Papa-Livro, de Florianópolis.
********************************
(primogenio.com)
*****************
Sabiam, meus caros, que a amestrada Câmara Federal, que faz tudo o que a Tia PRE quer, já aprovou o retorno da famigerada contribuição da saude? Como sempre, será abocanhada de maneira diferente de sua proposta original. E o atendimento péssimo nos hospitais públicos continuará o mesmo, pois dinheiro tem. É mera questão de gestão. O projeto de novo imposto escorchante já foi para o Senado. Este que se cuide e aprove, pois o partido hegemônico quer acabar com ele. Mas, sei lá, acho que vão aprovar mesmo em Novembro ou Dezembro do ano que vem, depois que o pueblo já tenha votado nas enfadonhas e previsíveis eleições, com os mesmos candidatos há anos, além daquela fauna de candidatos pitorescos e bizarros. Falo das eleições municipais.
(educadorestransito.zip)
******************
A coisa está tão feia contra os fumantes, que não vai demorar para que algum parlamentar abobado crie projeto de lei que classifique o ato de fumar como crime doloso. Mas o bêbado ao volante, instituição nacional que mata infelizes por atacado, continuará a ser crime culposo. Os congressistas não parecem conhecer o dolo eventual, quando o sem-vergonha bêbado dirige e mata, assumindo o risco. Penso até que não é eventual. É crime doloso mesmo. Mas vai explicar isso para os doces juristas que aconselham os políticos, que fazem estas leis permissivas e lenientes.
Na Idade Média os criminosos era tratados assim. Gente sábia. Já pensou se fizéssemos isso aqui no nosso país? Brincadeirinha, dona Maria do Rosário sem reza.
**********************
A saude está um caos de juizo final...
A educação, nóis ke nem falemus maiz...
A segurança pública... pobres de nós ... a rua está toda à disposição da bandidagem...
Com tudo isso o governo, diz o IBOPE, tem oitenta por cento de aceitação. Não fecha, meus caros. É pior do que equação de segundo grau, ou melhor, ensino médio (muda a toda hora). Como diz o barbudo iluminado, não haverá maracutaia por trás disso?...
***************************

3 comentários:

  1. Fui um dos cantores fundadores do Coral da UFSC.
    Convivemos com o "Gênio" Maestro José Acácio Santana. Foi um tempo maravilhoso e um privilégio ter estado tão perto dele.

    ResponderExcluir
  2. Estimado escritor Roberto

    Quero agradecer em nome da Academia Alcantarense de Letras, os elogios e o carinho de sua presença, em nossa singela homenagem aos escritores de São Pedro de Alcântara. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Prezado escritor Roberto,

    Como acadêmica e por ser alcantarense, fico feliz com suas palavras, mas gostarias de fazer uma ressalva quanto aos dados do nosso Maestro José Acácio Santana. Os três filhos e três netos que teve, foram frutos do seu primeiro casamento com Selma Clasen, e não do segundo casamento com Marta, conforme foi mencionado. Agradeço e espero que seja feita a necessária correção. Atenciosamente,
    Rosângela.

    ResponderExcluir